A educação de pessoas jovens e adultas em Betim (MG), 1988-2007: perspectivas de educadores e professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Rafaela Correia Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR8FTQ
Resumo: Neste trabalho, elaboramos compreensões sobre a Educação de Pessoas Jovens e Adultas e o ensino de Matemática em cursos oferecidos pela Rede Pública Municipal de Educação de Betim (Minas Gerais) no período de 1988 a 2007. A partir das representações de 17 sujeitos, entre professores, pedagogos e coordenadores que atuaram nesses cursos, discutimos percepções, crenças, padrões de comportamento e estratégias sobre o ensinar e aprender Matemática em cursos do segundo segmento do Ensino Fundamental, na modalidade Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). Interessou-nos analisar como esses profissionais concebiam a sua relação com os estudantes jovens e adultos, com a Matemática e com o ensinar e o aprender Matemática nessa modalidade de ensino. Tomamos como referenciais teórico-metodológicos estudos da História Oral e da História Cultural. Fundamentamos nossas análises em parte da obra de Paulo Freire, estudos sobre EJA, ensino de Matemática na EJA e currículo. Apresentamos uma narrativa cronológica da implantação dos vários projetos para a EJA desenvolvidos em Betim no período de referência e com base nas fontes constituídas pelas narrativas dos colaboradores e documentos escritos, escrevemos uma história que enfatiza os modos como esses sujeitos concebiam o ensino de Matemática, as perspectivas de avaliação e as estratégias pedagógicas que utilizavam. Os resultados encontrados evidenciam o desejo e a tentativa dos sujeitos de repensar a organização administrativa e pedagógica da EJA, buscando um ensino que atendesse as demandas dos estudantes, mesmo com a adoção de práticas pedagógicas muito semelhantes às realizadas no ensino regular.
id UFMG_82945f61bcf94d362a128c49d21e0a4c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AR8FTQ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Laura Magalhaes GomesAntonio Vicente Marafioti GarnicaLeoncio Jose Gomes SoaresMaria da Conceicao F Reis FonsecaSonia Maria SchneiderAna Rafaela Correia Ferreira2019-08-13T00:34:19Z2019-08-13T00:34:19Z2016-06-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR8FTQNeste trabalho, elaboramos compreensões sobre a Educação de Pessoas Jovens e Adultas e o ensino de Matemática em cursos oferecidos pela Rede Pública Municipal de Educação de Betim (Minas Gerais) no período de 1988 a 2007. A partir das representações de 17 sujeitos, entre professores, pedagogos e coordenadores que atuaram nesses cursos, discutimos percepções, crenças, padrões de comportamento e estratégias sobre o ensinar e aprender Matemática em cursos do segundo segmento do Ensino Fundamental, na modalidade Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). Interessou-nos analisar como esses profissionais concebiam a sua relação com os estudantes jovens e adultos, com a Matemática e com o ensinar e o aprender Matemática nessa modalidade de ensino. Tomamos como referenciais teórico-metodológicos estudos da História Oral e da História Cultural. Fundamentamos nossas análises em parte da obra de Paulo Freire, estudos sobre EJA, ensino de Matemática na EJA e currículo. Apresentamos uma narrativa cronológica da implantação dos vários projetos para a EJA desenvolvidos em Betim no período de referência e com base nas fontes constituídas pelas narrativas dos colaboradores e documentos escritos, escrevemos uma história que enfatiza os modos como esses sujeitos concebiam o ensino de Matemática, as perspectivas de avaliação e as estratégias pedagógicas que utilizavam. Os resultados encontrados evidenciam o desejo e a tentativa dos sujeitos de repensar a organização administrativa e pedagógica da EJA, buscando um ensino que atendesse as demandas dos estudantes, mesmo com a adoção de práticas pedagógicas muito semelhantes às realizadas no ensino regular.In the present study, we elaborated comprehensions about the Mathematics teaching in the evening courses for young, adult and elderly students, offered by the Public Municipal System of Education in Betim (Minas Gerais) (Rede Pública Municipal de Educação de Betim - Minas Gerais) from the period of 1988 to 2007. Starting from the representations of 17 individuals, among teachers, educators and coordinators that acted in these courses, we discussed perceptions, believes, behavior patterns and strategies about teaching and learning Mathematics in the second segment of the Elementary School, in the Education of Young and Adult People Modality (Educação de Pessoas Jovens e Adultas - EJA). It was our interest to analyze how these professionals conceived their relationship with young and adult students, with the Mathematics and with the teaching and learning Mathematics in that teaching modality. We took as theoretical-methodological references studies of the Oral History and Cultural History. We underlay part of our analyses in Paulo Freire´s work, studies about EJA, teaching of Mathematics in EJA and curriculum. We presented a chronologic narrative of the many projects implanted for EJA that were developed in Betim during the referenced period and based in the constituted sources by the narratives of the collaborators and written documents, we wrote a story that emphasizes the ways those individuals conceived the Mathematical teaching, the evaluation prospects and the pedagogical strategies they used. The results founded evince the individuals wish and attempt of rethinking EJAs pedagogical and administrative organization, seeking a teaching that would attend the students demands, even with the adoption of pedagogical practices very similar to the ones performed in the regular teaching.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBetim (MG) EducaçãoMatemática Estudo e ensino HistóriaMatemática Estudo e ensino (Ensino fundamental)EducaçãoEnsino fundamentalEducação e EstadoEducação de adultosHistória da educação matemáticaEnsino de matemática na educação de pessoas jovens e adultasHistória oralEducação de pessoas jovens e adultas na rede municipal de educação de Betim-Minas GeraisA educação de pessoas jovens e adultas em Betim (MG), 1988-2007: perspectivas de educadores e professores de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese___ana_rafaela_correia_ferreira.pdfapplication/pdf8569007https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR8FTQ/1/tese___ana_rafaela_correia_ferreira.pdf801c0ea09ed7a01c86b7db427bc98653MD51TEXTtese___ana_rafaela_correia_ferreira.pdf.txttese___ana_rafaela_correia_ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain1516869https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR8FTQ/2/tese___ana_rafaela_correia_ferreira.pdf.txt28353be96b7752a4e75a6dcd0aa39dcfMD521843/BUOS-AR8FTQ2019-11-14 20:30:54.039oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AR8FTQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:30:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação de pessoas jovens e adultas em Betim (MG), 1988-2007: perspectivas de educadores e professores de matemática
title A educação de pessoas jovens e adultas em Betim (MG), 1988-2007: perspectivas de educadores e professores de matemática
spellingShingle A educação de pessoas jovens e adultas em Betim (MG), 1988-2007: perspectivas de educadores e professores de matemática
Ana Rafaela Correia Ferreira
História da educação matemática
Ensino de matemática na educação de pessoas jovens e adultas
História oral
Educação de pessoas jovens e adultas na rede municipal de educação de Betim-Minas Gerais
Betim (MG) Educação
Matemática Estudo e ensino História
Matemática Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Educação
Ensino fundamental
Educação e Estado
Educação de adultos
title_short A educação de pessoas jovens e adultas em Betim (MG), 1988-2007: perspectivas de educadores e professores de matemática
title_full A educação de pessoas jovens e adultas em Betim (MG), 1988-2007: perspectivas de educadores e professores de matemática
title_fullStr A educação de pessoas jovens e adultas em Betim (MG), 1988-2007: perspectivas de educadores e professores de matemática
title_full_unstemmed A educação de pessoas jovens e adultas em Betim (MG), 1988-2007: perspectivas de educadores e professores de matemática
title_sort A educação de pessoas jovens e adultas em Betim (MG), 1988-2007: perspectivas de educadores e professores de matemática
author Ana Rafaela Correia Ferreira
author_facet Ana Rafaela Correia Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Laura Magalhaes Gomes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonio Vicente Marafioti Garnica
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Leoncio Jose Gomes Soares
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria da Conceicao F Reis Fonseca
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Sonia Maria Schneider
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Rafaela Correia Ferreira
contributor_str_mv Maria Laura Magalhaes Gomes
Antonio Vicente Marafioti Garnica
Leoncio Jose Gomes Soares
Maria da Conceicao F Reis Fonseca
Sonia Maria Schneider
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação matemática
Ensino de matemática na educação de pessoas jovens e adultas
História oral
Educação de pessoas jovens e adultas na rede municipal de educação de Betim-Minas Gerais
topic História da educação matemática
Ensino de matemática na educação de pessoas jovens e adultas
História oral
Educação de pessoas jovens e adultas na rede municipal de educação de Betim-Minas Gerais
Betim (MG) Educação
Matemática Estudo e ensino História
Matemática Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Educação
Ensino fundamental
Educação e Estado
Educação de adultos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Betim (MG) Educação
Matemática Estudo e ensino História
Matemática Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Educação
Ensino fundamental
Educação e Estado
Educação de adultos
description Neste trabalho, elaboramos compreensões sobre a Educação de Pessoas Jovens e Adultas e o ensino de Matemática em cursos oferecidos pela Rede Pública Municipal de Educação de Betim (Minas Gerais) no período de 1988 a 2007. A partir das representações de 17 sujeitos, entre professores, pedagogos e coordenadores que atuaram nesses cursos, discutimos percepções, crenças, padrões de comportamento e estratégias sobre o ensinar e aprender Matemática em cursos do segundo segmento do Ensino Fundamental, na modalidade Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). Interessou-nos analisar como esses profissionais concebiam a sua relação com os estudantes jovens e adultos, com a Matemática e com o ensinar e o aprender Matemática nessa modalidade de ensino. Tomamos como referenciais teórico-metodológicos estudos da História Oral e da História Cultural. Fundamentamos nossas análises em parte da obra de Paulo Freire, estudos sobre EJA, ensino de Matemática na EJA e currículo. Apresentamos uma narrativa cronológica da implantação dos vários projetos para a EJA desenvolvidos em Betim no período de referência e com base nas fontes constituídas pelas narrativas dos colaboradores e documentos escritos, escrevemos uma história que enfatiza os modos como esses sujeitos concebiam o ensino de Matemática, as perspectivas de avaliação e as estratégias pedagógicas que utilizavam. Os resultados encontrados evidenciam o desejo e a tentativa dos sujeitos de repensar a organização administrativa e pedagógica da EJA, buscando um ensino que atendesse as demandas dos estudantes, mesmo com a adoção de práticas pedagógicas muito semelhantes às realizadas no ensino regular.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T00:34:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T00:34:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR8FTQ
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR8FTQ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR8FTQ/1/tese___ana_rafaela_correia_ferreira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR8FTQ/2/tese___ana_rafaela_correia_ferreira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 801c0ea09ed7a01c86b7db427bc98653
28353be96b7752a4e75a6dcd0aa39dcf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589505185218560