Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Pablo Juan GrecoMauro Heleno ChagasIsrael Teoldo da CostaVinicius de Oliveira Viana Soares2019-08-11T23:35:38Z2019-08-11T23:35:38Z2011-03-21http://hdl.handle.net/1843/KMCG-8HDPN5O objetivo geral do presente estudo foi comparar as influências dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento sob as capacidades táticas e habilidades técnicas no futebol. A amostra foi constituída por 26 jogadores de futebol de uma equipe da cidade de Belo Horizonte, sendo 10 da categoria sub-14 e 16 da categoria sub-15. Para o processo de categorização e identificação dos métodos de ensino utilizados nas sessões de treinamento foi utilizado o protocolo desenvolvido por Stefanello (1999). Para avaliar o conhecimento tático declarativo (CTD) foi utilizado o protocolo de Mangas (1999), que utiliza cenas de vídeo ofensivas no futebol. O conhecimento tático processual (CTP) foi avaliado pelo teste KORA (Avaliação Orientada através do Conceito), desenvolvido por Memmert (2002), segundo o parâmetro tático "Oferecer-se e Orientar-se" (OO); e pelo teste FUT-SAT (COSTA, 2010), segundo os índices de performance tática ofensiva, defensiva e de jogo. As habilidades técnicas foram mensuradas através do teste de técnica, proposto por Mor-Christian (1979). Foi avaliada, ainda, a percepção subjetiva do treinador (PST) quanto aos princípios táticos ofensivos e defensivos aplicados pela equipe de que é responsável. Ademais, verificou-se a PST, quanto ao modelo tático de rendimento no jogo de futebol praticado por seus jogadores através do questionário proposto por Lucas (2001). Os resultados apresentados no estudo permitem as seguintes conclusões: nas categorias sub-14 e sub-15 utilizou-se o método misto para o ensino do futebol. Os resultados do Qui-Quadrado para homegeneidade do tempo total destinado às atividades em complexidade estrutural das tarefas nas categorias infantil e préinfantil revelaram a utilização temporal diferenciada entre as variáveis constituintes nos parâmetros complexidade estrutural da tarefa e condição da tarefa (p<0,0001). Para a variável CTD, o teste de Wilcoxon apresentou diferenças significativas entre os resultados do pré e pós-teste das categorias sub-15 (p=0,0339) e sub-14 (p=0,0091). Ainda, os resultados do teste de Mann-Whitney evidenciaram diferença significativa entre as categorias no pré-teste e na diferença entre pré e pós-teste (p<0,05), mas não no pós-teste (p=0,6701). Para o teste KORA-OO, o teste de Wilcoxon confirmou diferença significativa entre pré e pós-teste (p<0,05) nos parâmetros convergente e divergente das categorias avaliadas. Os resultados de Mann-Whitney não evidenciaram diferenças significativas entre as equipes no pré teste, mas sim no pós-teste de KORA-OO convergente e divergente (p<0,05). No teste FUT-SAT, a estatística de Wilcoxon não apresentou diferença significativa entre os resultados do pré e pós-teste das categorias avaliadas nos parâmetros ofensivos, defensivos e de jogo (p<0,05). Os resultados do teste de Mann-Whitney não evidenciaram diferenças entre as equipes no índice ofensivo ou defensivo. Entretanto, as categorias foram diferenciadas no índice de jogo no pré-teste (p<0,05) e no pós-teste (p<0,0050). Foi aplicada, ainda, a bateria de testes de Técnica de Mor-Christian (1979), nas variáveis condução, passe e chute. O teste de Wilcoxon refletiu que somente o teste de condução na categoria sub-15 apresentou diferença significativa entre pré e pós-teste (p=0,0279). O teste de Mann-Whitney, aplicado ao teste de condução, mostra que existe diferença significativa entre as categorias no pré e pós-teste (p<0,05), mas não na diferença entre os momentos de testagem (p=0,1789); que não existe diferença significativa entre as categorias no teste de passe (p>0,05); e que não há diferença significativa entre as categorias no pré-teste da variável chute (p=0,0279). A matriz de correlação de Spearman, entre as variáveis de estudo, apresentou associação significativa e positiva entre os teste de chute e condução (0,394), e negativa entre os índices ofensivos e defensivos (- 0,623). A PST, quanto aos princípios táticos ofensivos e defensivos, foi significativa entre o pré e o pós-teste. Os resultados da estatística de Wilcoxon foram de p=0,0019, para a categoria sub-15 e p=0,008, para a categoria sub-14. Pelo teste de Wilcoxon verificou-se, ainda, que no pré-teste existe diferença significativa entre as categorias (p<0,05), em favor da sub-14. No pós-teste essa diferença não foi evidenciada (p=0,2330). A PST, referente ao modelo tático de rendimento no jogo de futebol praticado por seus jogadores, apresentou uma melhora nos resultados medianos no pós-teste das categorias sub-15 e sub-14 (p=0,0001). Entretanto, não foi verificado o efeito das dimensões do teste de Lucas na categoria sub-15 e sub-14 (p<0,05). Pelo teste de Wilcoxon, a categoria sub-14 teve maiores valores atribuídos pelo seu treinador durante o pré-teste (p=0,0001), mas não no pós-teste (p=0,0814).The general objective of this study was to verify the influences of the training method about the tactical capacities and technical abilities in the soccer, as well as, comparing the results between the evaluated categories. The sample was constituted by 26 football players of a team from Belo Horizonte: 10 of them from the U-14 category and 16 from the U-15 category. For the categorization process and the identification of the education methods used in the training sessions, the protocol developed by Stefanello (1999) was chosen. To evaluate the declarative tacticalknowledge (DTK), Mangas protocol (1999), that uses offensive scenes of soccer videos, was picked up. Procedural tactical knowledge (PTK) was evaluated by: KORA test (Evaluation Guided through Concept), developed by Memmert (2002), according to the tactical parameter Offering itself and orienting itself (OO); and test FUT-SAT (COSTA, 2010), according to offensive, defensive and games tactical performance indexes. The technical skills had been measured by the Mor-Christians test of technique (1979). Furthermore, subjective perception of trainer (SPT) wasevaluated based on offensive and defensive tactical principles applied by the team under trainers responsability. Besides, it was possible to verify SPT through Lucas questionnaire (2001), that considers the tactical efficiency model practised by the football players. The results presented in this study allow following conclusion: in the U-14 and U-15 categories, both, traditional and new methods was used to soccer teaching. The qui-square results for homogeneity of total time consigned to activities of structural complexity of tasks, in U-14 and U-15 categories, revealed thetemporal utilization differentiated between variables of structural complexity of task and task condition (p<0,0001). The Wilcoxon test, for the DTK variable, presented significant differences between results before and after tests of U-15 (0,0339) and U- 14 (0,0091) categories. Still, the results of Mann-Whitney test evidenced significant difference between categories in pre-test and in the difference between pre-test andafter-test (p<0,05), but not in after-test (p=0,6701). In addition to that, for test KORAOO the Wilcoxon test confirmed significant difference between pre-test and after-test (p<0,05) in convergent and divergent parameters of evaluated categories. The results of Mann-Whitney did not evidenced significant differences between the teams in pre-test, but it did in after-test of convergent and divergent KORA-OO (p<0,05). In FUT-SAT test, the Wilcoxon statistics did not presented significant diference between results of pre and after-test of the evaluated categories in the offensive, defensive and of game parameters (p>0,05). The results of Mann-Whitney test did not evidenced differences between the teams in the offensive or defensive indexes. However, the categories was differentiated in the index of game in pre-test (p<0,0050) and in after-test (p=0,05). Still, the Technique of Mor-Christians (1979) battery of tests, in the variables conduction, pass and kick, was applied. The Wilcoxon test reflected that only the test of conduction in the U-15 category presented significant difference between pre and after-test (p=0,0279). The Mann- Whitney test applied to the test of conduction shows that: significant difference appear between the categories in pre and after-test (p<0,05), but not in the difference between the moments of testing (p=0,1789); does not exist significant difference between the categories in the pass test (p>0,05); and there is no significant difference between the categories in pre-test of kick variable (p=0,0279). The Spearmans matrix of correlation between the variables of study presented significantand positive association between kick test and conduction test (0,394), and negative association between the offensive and defensive indexes (-0,623). The SPT about the offensive and defensive tactical principles was significant between the pre and after-test. The results of Wilcoxons statistics was p=0,0019 for the U-15 category and p=0,008 for the U-14 category. For the Wilcoxon test, it was verified that in the pre-test exists significant difference between the categories (p<0,05) in favor of theU-14 one. In the after-test, this difference was not evidenced (p=0,2330). The SPT that refers to the tactical model of income in the soccer game practised for its players presented an improvement in the medium results in the after-test of U-15 and U-14 categories (p=0,0001). However, it was not verified the dimensions effect of the Lucas test in the U-15 and U-14 categories (p<0,05). Through the Wilcoxon test, the U-14 category had greaters values attributed for the trainer during the pre-test(p=0,0001), but not in the after-test (p=0,0814).Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFutebol Treinamento técnicoJogadores de futebolCapacidade motoraEducação físicaHabilidade TécnicaFutebol Ensino-Aprendizagem-Treinamento Capacidade TáticaAnálise do processo de ensino-aprendizagem-treinamento nas categorias de base do futebol: relações com as capacidades cognitivas e motorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL2011_vinicius_soares_an_lise_do_processo_de_ensino_aprendiz2.pdfapplication/pdf97192https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/KMCG-8HDPN5/1/2011_vinicius_soares_an_lise_do_processo_de_ensino_aprendiz2.pdf7bf3f6f1b86f224d3ba50d768af3cfe5MD51TEXT2011_vinicius_soares_an_lise_do_processo_de_ensino_aprendiz2.pdf.txt2011_vinicius_soares_an_lise_do_processo_de_ensino_aprendiz2.pdf.txtExtracted texttext/plain41778https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/KMCG-8HDPN5/2/2011_vinicius_soares_an_lise_do_processo_de_ensino_aprendiz2.pdf.txt29c76ff9fda31aecef416a2a0168a19eMD521843/KMCG-8HDPN52019-11-14 10:52:54.434oai:repositorio.ufmg.br:1843/KMCG-8HDPN5Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:52:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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