Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Ricardo Viana VellosoMagda Auxiliadora dos S B BastosAntonia Vitoria Soares AranhaEdnilce Camila Nogueira2019-08-10T21:39:33Z2019-08-10T21:39:33Z2016-03-24http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9TRFFO presente projeto tem por objetivo analisar o processo de matrícula dos alunos de graduação do curso de Geografia do Instituto de Geociências, os desafios e complexidades que dificultam as relações entre Colegiado do Curso e alunos, além de propor melhorias de otimização do processo, com o intuito de aumentar a sua eficiência, para maior satisfação da comunidade acadêmica envolvida. A escolha pelo curso de Geografia (e não pelos demais cursos de graduação do Instituto de Geociências) se deve ao fato de que o mesmo apresenta singularidades e, consequentemente, maiores obstáculos em relação ao processo de matrícula. A autora deste trabalho é servidora lotada na Secretaria de Colegiados dos Cursos de Graduação do IGC e convive semestralmente com as dificuldades do processo de matrícula, principalmente relacionadas ao curso presencial de Geografia. Com a consolidação do novo Sistema Acadêmico, percebeu que seria uma boa hora para aperfeiçoar os mecanismos e procedimentos para a melhoria do processo e, principalmente, do grau de satisfação dos alunos. A metodologia aplicada será composta por levantamento de dados via Sistema Acadêmico, com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD entrevista com o atual Coordenador do Curso de Geografia, Prof. Célio Augusto da Cunha Horta, que está diretamente envolvido no processo de matrícula e com a servidora mais antiga da Secretaria, a fim de desenvolver um melhor diagnóstico do processo como um todo. Como implantações, este Projeto prevê a criação de um Manual de Procedimentos atualizado com as demandas e dificuldades gerais identificadas, principalmente as relacionadas ao acesso ao Sistema Acadêmico de Graduação SIGA e às orientações gerais para a consolidação das matrículas. Além de prever outras ações de intervenção, como a criação de uma monitoria para suporte aos alunos, este Projeto visa estimular o diálogo entre todos os atores (como alunos, servidores, coordenadores, Departamentos) para estreitar o relacionamento e, consequentemente, obter a melhoria da qualidade do processo matrícula dos alunos veteranos do curso de Geografia da UFMG, de maneira contínua e democrática.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministração universitáriaUniversidades e faculdades MatrículaFlexibilização CurricularGestão UniversitáriaProcesso de MatrículaEficiênciaO processo de matrícula dos alunos veteranos do curso de Geografia da UFMG: análises e intervenções para o aumento de sua eficiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgifes___tcc___camila_nogueira.pdfapplication/pdf465260https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A9TRFF/1/gifes___tcc___camila_nogueira.pdf926cfe53a0a940abf0c89414085e43faMD51TEXTgifes___tcc___camila_nogueira.pdf.txtgifes___tcc___camila_nogueira.pdf.txtExtracted texttext/plain79485https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A9TRFF/2/gifes___tcc___camila_nogueira.pdf.txtc59065e9224021ffa4567473881b6418MD521843/BUOS-A9TRFF2019-11-14 07:44:07.231oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-A9TRFFRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:44:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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