Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Ana Claudia de AssisFernando Crespo CorvisierMauricio Veloso Queiroz PintoMauricio Freire GarciaDaniel Lemos Cerqueira2019-08-10T05:43:57Z2019-08-10T05:43:57Z2009-03-04http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XMGNUA presente dissertação tem como objetivo o estudo das diversas formas de ressonância na Sequenza IV para piano do compositor italiano Luciano Berio (1925-2003), partindo do pressuposto que esta é parte estruturante da peça. Para isto, foram escolhidos cinco trechos da partitura, com as respectivas partes extraídas das gravações de três pianistas selecionados. Dessa forma, foram elaboradas quinze análises espectrais que ilustram objetivamente resultados perceptíveis na audição, visando a uma discussão sobre a compreensão do material musical pelo intérprete, características do trecho escolhido e efeitos esperados. Este trabalho também possui uma abordagem histórico-cultural, estabelecendo um diálogo entre as concepções pessoais do compositor e idéias musicais de seu tempo, evidenciando o papel da Sequenza IV e suas peculiaridades em meio ao ciclo de Sequenze. Ainda, foi realizado um breve estudo sobre os mecanismos de pedal no piano ao longo da história, bem como sua aplicação no repertório pianístico.The present work focus effects of resonance on Sequenza IV for piano by the italian composer Luciano Berio (1925-2003), assuming the hypothesis that the resonance is a structural material. Therefore, five excerpts were selected from the score and extracted from recordings of three chosen pianists. Fifteen spectral analysis were elaborated to illustrate results perceptible by listening, dealing with a discussion about the interpreters comprehension of the materials, particularities of the excerpts and their expected effects. This work also has an historical-cultural approach, establishing a dialog between the composers personal conceptions and musical ideas from his time, evidencing Sequenza IVs importance and its peculiarities inside the Sequenze cycle. Also, a brief study was made about the pedal mechanisms along the history, as well as its applications on the piano repertoire.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPiano Instrução e ensinoBerio, Luciano, 1925-MusicaPianoAnálise espectralMúsica contemporâneaSequenza IVPerformanceGravaçãoPedalPartituraLuciano BerioEstudo das ressonâncias na Sequenza IV de Lucio Berioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o.pdfapplication/pdf1498333https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XMGNU/1/disserta__o.pdf8ea164202c13acd6ab26b9abd22bf565MD51TEXTdisserta__o.pdf.txtdisserta__o.pdf.txtExtracted texttext/plain136861https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XMGNU/2/disserta__o.pdf.txtd04933d03e40924bd89797e74081edd0MD521843/GMMA-7XMGNU2019-11-14 07:51:29.886oai:repositorio.ufmg.br:1843/GMMA-7XMGNURepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:51:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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