Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_841dccb05543ca09e0ebec6abf061669
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LMGGS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Alexandre Gomes SoaresValdete Alves de Passos2019-08-11T05:11:58Z2019-08-11T05:11:58Z2013-10-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMGGSO presente trabalho de análise crítica sobre o tema Gestão Escolar: Aprendendo através de Projetos em Classes Multisseriadas da Escola Municipal São Roque, discute a importância da prática da pedagogia de projetos aliada às características da comunidade escolar num processo dinâmico e global de construção de conhecimentos, Percebendo assim que a prática do trabalho interdisciplinar, presente no desenvolvimento de projetos favorece a qualidade de uma gestão democrática e aprendizagem significativa para os alunos. Sobretudo, a análise crítica enfatiza a necessidade de o educador aperfeiçoar a ação pedagógica oferecendo condições para a formação global do aluno, onde ele torne sujeito ativo no processo ensino e aprendizagem, capaz de agir e intervir criticamente no meio em que vive, visando tomada de decisões seguras e coerentes com a realidade do educando. Pautada no Projeto Político Pedagógico da Instituição e em bases legais sobre a Educação do Campo, em sua introdução e desenvolvimento o leitor encontrará uma análise com base em textos de autores como: Zabala (1988), Veiga (1989), Freire (2011), Hernández et al (1988), Freitas (2002), dentre outros . A referida análise vai de encontro ao Programa Escola Ativa, o qual contempla em sua ação pedagógica o trabalho interdisciplinar através de projetos. Por fim, nesse contexto, sob o prisma de uma Gestão Democrática, com a prática da pedagogia de projetos espera-se uma ressignificação do currículo, o qual deve atender a perspectiva contemporânea da educação. Com o desenvolvimento da pedagogia de projetos na Escola Municipal São Roque nota-se uma motivação maior no desenvolvimento das atividades em sala de aula, como também a satisfação dos alunos e profissionais de ensino no decorrer das ações.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Organização e administraçãoConhecimentoAção-reflexãoPedagogia de projetosGestão escolar: aprendendo através de projetos em classes multisseriadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_valdete_alves_de_passos.pdfapplication/pdf191448https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMGGS/1/tcc_valdete_alves_de_passos.pdfdae782da9a0025ac600f6dc03bb4bb55MD51TEXTtcc_valdete_alves_de_passos.pdf.txttcc_valdete_alves_de_passos.pdf.txtExtracted texttext/plain64997https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMGGS/2/tcc_valdete_alves_de_passos.pdf.txtf856fc7fe8336434d0782dc20928ee8aMD521843/BUOS-9LMGGS2019-11-14 10:51:05.738oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LMGGSRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:51:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547315964674048