spelling |
Kely Cesar Martins de PaivaMarilia AlvesJefferson Lopes la FalceDeise Silva de Oliveira2019-08-11T16:10:14Z2019-08-11T16:10:14Z2017-02-20http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AWPNGAConsiderando os degraus entre as mudanças que ocorreram na concepção da Gestão Pública nas últimas décadas e a realidade prática da gestão, entende-se como possível que os servidores públicos estejam expostos a situações laborais que provoquem vivências de prazer e de sofrimento no trabalho. As vivências de prazer ocorrem quando o trabalhador encontra espaço para imprimir suas características pessoais na atividade realizada e para se sentir reconhecido por seus colegas e chefia, enquanto as vivências de sofrimento são associadas à padronização de tarefas e rigidez hierárquica (FERREIRA e MENDES, 2001). O equilíbrio entre as vivências de prazer e de sofrimento e a utilização de estratégias de defesa permitem que o trabalhador mantenha a "normalidade", de forma que não ocorra o adoecimento psíquico (DEJOURS e ABDOUCHELI, 2011). A pesquisa realizada, portanto, teve como objetivo analisar vivências de prazer e de sofrimento entre os servidores públicos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG - MG) a partir da percepção deles próprios. Para o alcance desse objetivo, foi realizado estudo de caso descritivo, com abordagens quantitativa e qualitativa com a utilização da estratégia de triangulação metodológica. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação do Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento (MENDES, 2007) e de entrevistas com roteiro semiestruturado. A análise dos dados quantitativos foi feita por meio do uso de estatística descritiva uni e bivariada e dos dados qualitativos por meio da análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os servidores abordados apresentam, em geral, vivências moderadas de prazer e de sofrimento e têm conseguido alcançar o equilíbrio entre essas vivências, seja por meio do prazer que percebem com o trabalho ou do uso de estratégias mediadoras do sofrimento ou, ainda, por meio da ressignificação do sofrimento em prazer. Os relacionamentos interpessoais tiveram destaque nos resultados, representando tanto fonte de prazer como de sofrimento, dependendo da situação. A burocracia não foi mencionada pelos servidores como produtora de vivências de sofrimento, como observado em pesquisas anteriores. Houve discordância entre os servidores quanto ao ritmo de trabalho, que apresentou resultado crítico ou moderado na parte quantitativa da pesquisa, enquanto, na parte qualitativa, predominou baixo ritmo de trabalho, ainda que como promotor de sofrimento. As condições de trabalho e, em especial, o realizado no espaço da Cidade Administrativa, obteve também destaque nos achados dessa pesquisa, apresentando diferentes percepções pelos servidores.Considering the steps between the changes that occurred in the conception of Public Management in the last decades and the practical reality of the management, it is possible that public servants are exposed to work situations that provoke experiences of pleasure and suffering at work. The experiences of pleasure occur when the worker finds space to print his personal characteristics in the activity performed and feel recognized by his colleagues and boss, while the experiences of suffering are associated to the standardization of tasks and hierarchical rigidity (FERREIRA and MENDES, 2001). The balance between the experiences of pleasure and suffering, and the use of defense strategies, allow the worker to maintain "normality", so that the mental illness does not occur (DEJOURS and ABDOUCHELI, 2011). The research carried out the objective of analyzing experiences of pleasure and suffering among the public servants of the State Secretary for Planning and Management of Minas Gerais (SEPLAG - MG) from their own perception. In order to reach this objective, a descriptive case study with quantitative and qualitative approaches, using the methodological triangulation, has been developed. Data collection was performed through the application of the "Work Inventory and Risk of Illness" (MENDES, 2007) and interviews with semistructured script. The analysis of the quantitative data was done with univariate and bivariate descriptive statistics and the qualitative data through content analysis. The results demonstrate that the participant employees generally presents moderate experiences of pleasure and suffering, and have managed to reach a balance between these experiences, either through the pleasure they perceive with the work they do, or through the use of strategies to mediate suffering, or, even, through the resignification of suffering into pleasure. Interpersonal relationships were highlighted in the results, representing both source of pleasure and suffering, depending on the situation. The public servants did not mention the bureaucracy as a producer of suffering experiences, as observed in other researches. There was disagreement between the employees about the work rhythm, which presented a critical or moderate result in the quantitative part of the research, while, in the qualitative part, the low work rhythm predominated, even if as a promoter of suffering. The working conditions, and especially in the Administrative City space, were, also, emphasized in the findings of this research, presenting different perceptions by the employees.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTrabalho Minas GeraisTrabalho Aspectos psicológicosAdministraçãoEstratégias de mediaçãoTriangulação metodológicaPsicodinâmica do trabalhoPrazer e sofrimento no trabalhoServidores públicosPrazer e sofrimento no trabalho: análise das vivências de servidores da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais SEPLAG - MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_deise_silva_de_oliveira_nilles_final.pdfapplication/pdf2449443https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AWPNGA/1/disserta__o_deise_silva_de_oliveira_nilles_final.pdff6c752927474e7868da99e2f5e11b48dMD51TEXTdisserta__o_deise_silva_de_oliveira_nilles_final.pdf.txtdisserta__o_deise_silva_de_oliveira_nilles_final.pdf.txtExtracted texttext/plain442134https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AWPNGA/2/disserta__o_deise_silva_de_oliveira_nilles_final.pdf.txt1a20d3836e27bca67d939fdff076b2c9MD521843/BUOS-AWPNGA2019-11-14 06:00:20.453oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AWPNGARepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:00:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|