O Sol na esfera celeste: a astronomia diurna em uma perspectiva investigativa

Bibliographic Details
Main Author: Rodrigo de Almeida Jorge
Publication Date: 2015
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFMG
Download full: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZM2Q
Summary: A Astronomia é uma ciência que desperta o interesse e a curiosidade de qualquer pessoa. Com objetivos claros de se fazer uma introdução de temas Astronômicos na escola, este trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da periferia de Contagem com alunos de 16 a 20 anos do Ensino Médio, através da elaboração de uma sequência didática que trás tanto questões teóricas como atividades práticas. Hoje no Brasil, a Astronomia não tem um papel de grande relevância nos currículos escolares tão pouco junto a professores de ciências da educação básica. Essa deficiência é fruto da falta de uma formação de professores que contemple a área e por sua fragmentação e diluição em outras componentes curriculares. Durante a pesquisa, foram analisadas atividades selecionadas a partir do critério do trabalho ter sido desenvolvido com a Astronomia Diurna com a perspectiva investigativa, quando se incentiva os alunos a discutirem e participarem da construção de conhecimentos sobre o Sol e seu movimento na esfera celeste. Durante a realização das atividades, outros temas foram abordados como as estações do ano, o nascer e o pôr do Sol, a variação da direção e comprimento das sombras formadas ao longo do dia e a marcação do tempo através doa aparente passagem do Sol na abóboda celeste. As atividades tiveram rendimento satisfatório, pois através das análises verificamos que os alunos tiveram uma participação bem ativa e conseguiram fazer algumas mudanças conceituais. As atividades com caráter investigativo foram bem sucedidas levando o professor a experimentar uma nova forma de atuar e construir seu trabalho, saindo de sua zona de conforto como reprodutor de um conhecimento fechado e acabado, passando a ser um mediador na construção do conhecimento de seus alunos.
id UFMG_843a808ee43957ad942a0388ab0a46fd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9VZM2Q
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Arjuna Casteli PanzeraRodrigo de Almeida Jorge2019-08-09T18:18:49Z2019-08-09T18:18:49Z2015-03-07http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZM2QA Astronomia é uma ciência que desperta o interesse e a curiosidade de qualquer pessoa. Com objetivos claros de se fazer uma introdução de temas Astronômicos na escola, este trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da periferia de Contagem com alunos de 16 a 20 anos do Ensino Médio, através da elaboração de uma sequência didática que trás tanto questões teóricas como atividades práticas. Hoje no Brasil, a Astronomia não tem um papel de grande relevância nos currículos escolares tão pouco junto a professores de ciências da educação básica. Essa deficiência é fruto da falta de uma formação de professores que contemple a área e por sua fragmentação e diluição em outras componentes curriculares. Durante a pesquisa, foram analisadas atividades selecionadas a partir do critério do trabalho ter sido desenvolvido com a Astronomia Diurna com a perspectiva investigativa, quando se incentiva os alunos a discutirem e participarem da construção de conhecimentos sobre o Sol e seu movimento na esfera celeste. Durante a realização das atividades, outros temas foram abordados como as estações do ano, o nascer e o pôr do Sol, a variação da direção e comprimento das sombras formadas ao longo do dia e a marcação do tempo através doa aparente passagem do Sol na abóboda celeste. As atividades tiveram rendimento satisfatório, pois através das análises verificamos que os alunos tiveram uma participação bem ativa e conseguiram fazer algumas mudanças conceituais. As atividades com caráter investigativo foram bem sucedidas levando o professor a experimentar uma nova forma de atuar e construir seu trabalho, saindo de sua zona de conforto como reprodutor de um conhecimento fechado e acabado, passando a ser um mediador na construção do conhecimento de seus alunos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoAstronomia  Ciência Relógio de SolEsfera celesteAtividade investigativaAstronomiaGnomonEnsino de astronomiaEstações do anoO Sol na esfera celeste: a astronomia diurna em uma perspectiva investigativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_rodrigo_jorge_final.pdfapplication/pdf1489524https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9VZM2Q/1/monografia_rodrigo_jorge_final.pdf980f7fa306fca414738e21ccc168a7eaMD51TEXTmonografia_rodrigo_jorge_final.pdf.txtmonografia_rodrigo_jorge_final.pdf.txtExtracted texttext/plain132060https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9VZM2Q/2/monografia_rodrigo_jorge_final.pdf.txt2f0bfe815bdcb0159885aec3fb9793abMD521843/BUBD-9VZM2Q2019-11-14 04:14:15.163oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9VZM2QRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:14:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Sol na esfera celeste: a astronomia diurna em uma perspectiva investigativa
title O Sol na esfera celeste: a astronomia diurna em uma perspectiva investigativa
spellingShingle O Sol na esfera celeste: a astronomia diurna em uma perspectiva investigativa
Rodrigo de Almeida Jorge
Relógio de Sol
Esfera celeste
Atividade investigativa
Astronomia
Gnomon
Ensino de astronomia
Estações do ano
Educação
Astronomia  
Ciência 
title_short O Sol na esfera celeste: a astronomia diurna em uma perspectiva investigativa
title_full O Sol na esfera celeste: a astronomia diurna em uma perspectiva investigativa
title_fullStr O Sol na esfera celeste: a astronomia diurna em uma perspectiva investigativa
title_full_unstemmed O Sol na esfera celeste: a astronomia diurna em uma perspectiva investigativa
title_sort O Sol na esfera celeste: a astronomia diurna em uma perspectiva investigativa
author Rodrigo de Almeida Jorge
author_facet Rodrigo de Almeida Jorge
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Arjuna Casteli Panzera
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigo de Almeida Jorge
contributor_str_mv Arjuna Casteli Panzera
dc.subject.por.fl_str_mv Relógio de Sol
Esfera celeste
Atividade investigativa
Astronomia
Gnomon
Ensino de astronomia
Estações do ano
topic Relógio de Sol
Esfera celeste
Atividade investigativa
Astronomia
Gnomon
Ensino de astronomia
Estações do ano
Educação
Astronomia  
Ciência 
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Astronomia  
Ciência 
description A Astronomia é uma ciência que desperta o interesse e a curiosidade de qualquer pessoa. Com objetivos claros de se fazer uma introdução de temas Astronômicos na escola, este trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da periferia de Contagem com alunos de 16 a 20 anos do Ensino Médio, através da elaboração de uma sequência didática que trás tanto questões teóricas como atividades práticas. Hoje no Brasil, a Astronomia não tem um papel de grande relevância nos currículos escolares tão pouco junto a professores de ciências da educação básica. Essa deficiência é fruto da falta de uma formação de professores que contemple a área e por sua fragmentação e diluição em outras componentes curriculares. Durante a pesquisa, foram analisadas atividades selecionadas a partir do critério do trabalho ter sido desenvolvido com a Astronomia Diurna com a perspectiva investigativa, quando se incentiva os alunos a discutirem e participarem da construção de conhecimentos sobre o Sol e seu movimento na esfera celeste. Durante a realização das atividades, outros temas foram abordados como as estações do ano, o nascer e o pôr do Sol, a variação da direção e comprimento das sombras formadas ao longo do dia e a marcação do tempo através doa aparente passagem do Sol na abóboda celeste. As atividades tiveram rendimento satisfatório, pois através das análises verificamos que os alunos tiveram uma participação bem ativa e conseguiram fazer algumas mudanças conceituais. As atividades com caráter investigativo foram bem sucedidas levando o professor a experimentar uma nova forma de atuar e construir seu trabalho, saindo de sua zona de conforto como reprodutor de um conhecimento fechado e acabado, passando a ser um mediador na construção do conhecimento de seus alunos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T18:18:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T18:18:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZM2Q
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZM2Q
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9VZM2Q/1/monografia_rodrigo_jorge_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9VZM2Q/2/monografia_rodrigo_jorge_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 980f7fa306fca414738e21ccc168a7ea
2f0bfe815bdcb0159885aec3fb9793ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676948459487232