O Sol na esfera celeste: a astronomia diurna em uma perspectiva investigativa
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2015 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFMG |
Download full: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZM2Q |
Summary: | A Astronomia é uma ciência que desperta o interesse e a curiosidade de qualquer pessoa. Com objetivos claros de se fazer uma introdução de temas Astronômicos na escola, este trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da periferia de Contagem com alunos de 16 a 20 anos do Ensino Médio, através da elaboração de uma sequência didática que trás tanto questões teóricas como atividades práticas. Hoje no Brasil, a Astronomia não tem um papel de grande relevância nos currículos escolares tão pouco junto a professores de ciências da educação básica. Essa deficiência é fruto da falta de uma formação de professores que contemple a área e por sua fragmentação e diluição em outras componentes curriculares. Durante a pesquisa, foram analisadas atividades selecionadas a partir do critério do trabalho ter sido desenvolvido com a Astronomia Diurna com a perspectiva investigativa, quando se incentiva os alunos a discutirem e participarem da construção de conhecimentos sobre o Sol e seu movimento na esfera celeste. Durante a realização das atividades, outros temas foram abordados como as estações do ano, o nascer e o pôr do Sol, a variação da direção e comprimento das sombras formadas ao longo do dia e a marcação do tempo através doa aparente passagem do Sol na abóboda celeste. As atividades tiveram rendimento satisfatório, pois através das análises verificamos que os alunos tiveram uma participação bem ativa e conseguiram fazer algumas mudanças conceituais. As atividades com caráter investigativo foram bem sucedidas levando o professor a experimentar uma nova forma de atuar e construir seu trabalho, saindo de sua zona de conforto como reprodutor de um conhecimento fechado e acabado, passando a ser um mediador na construção do conhecimento de seus alunos. |
id |
UFMG_843a808ee43957ad942a0388ab0a46fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9VZM2Q |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Arjuna Casteli PanzeraRodrigo de Almeida Jorge2019-08-09T18:18:49Z2019-08-09T18:18:49Z2015-03-07http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZM2QA Astronomia é uma ciência que desperta o interesse e a curiosidade de qualquer pessoa. Com objetivos claros de se fazer uma introdução de temas Astronômicos na escola, este trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da periferia de Contagem com alunos de 16 a 20 anos do Ensino Médio, através da elaboração de uma sequência didática que trás tanto questões teóricas como atividades práticas. Hoje no Brasil, a Astronomia não tem um papel de grande relevância nos currículos escolares tão pouco junto a professores de ciências da educação básica. Essa deficiência é fruto da falta de uma formação de professores que contemple a área e por sua fragmentação e diluição em outras componentes curriculares. Durante a pesquisa, foram analisadas atividades selecionadas a partir do critério do trabalho ter sido desenvolvido com a Astronomia Diurna com a perspectiva investigativa, quando se incentiva os alunos a discutirem e participarem da construção de conhecimentos sobre o Sol e seu movimento na esfera celeste. Durante a realização das atividades, outros temas foram abordados como as estações do ano, o nascer e o pôr do Sol, a variação da direção e comprimento das sombras formadas ao longo do dia e a marcação do tempo através doa aparente passagem do Sol na abóboda celeste. As atividades tiveram rendimento satisfatório, pois através das análises verificamos que os alunos tiveram uma participação bem ativa e conseguiram fazer algumas mudanças conceituais. As atividades com caráter investigativo foram bem sucedidas levando o professor a experimentar uma nova forma de atuar e construir seu trabalho, saindo de sua zona de conforto como reprodutor de um conhecimento fechado e acabado, passando a ser um mediador na construção do conhecimento de seus alunos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoAstronomia Ciência Relógio de SolEsfera celesteAtividade investigativaAstronomiaGnomonEnsino de astronomiaEstações do anoO Sol na esfera celeste: a astronomia diurna em uma perspectiva investigativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_rodrigo_jorge_final.pdfapplication/pdf1489524https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9VZM2Q/1/monografia_rodrigo_jorge_final.pdf980f7fa306fca414738e21ccc168a7eaMD51TEXTmonografia_rodrigo_jorge_final.pdf.txtmonografia_rodrigo_jorge_final.pdf.txtExtracted texttext/plain132060https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9VZM2Q/2/monografia_rodrigo_jorge_final.pdf.txt2f0bfe815bdcb0159885aec3fb9793abMD521843/BUBD-9VZM2Q2019-11-14 04:14:15.163oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9VZM2QRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:14:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Sol na esfera celeste: a astronomia diurna em uma perspectiva investigativa |
title |
O Sol na esfera celeste: a astronomia diurna em uma perspectiva investigativa |
spellingShingle |
O Sol na esfera celeste: a astronomia diurna em uma perspectiva investigativa Rodrigo de Almeida Jorge Relógio de Sol Esfera celeste Atividade investigativa Astronomia Gnomon Ensino de astronomia Estações do ano Educação Astronomia Ciência |
title_short |
O Sol na esfera celeste: a astronomia diurna em uma perspectiva investigativa |
title_full |
O Sol na esfera celeste: a astronomia diurna em uma perspectiva investigativa |
title_fullStr |
O Sol na esfera celeste: a astronomia diurna em uma perspectiva investigativa |
title_full_unstemmed |
O Sol na esfera celeste: a astronomia diurna em uma perspectiva investigativa |
title_sort |
O Sol na esfera celeste: a astronomia diurna em uma perspectiva investigativa |
author |
Rodrigo de Almeida Jorge |
author_facet |
Rodrigo de Almeida Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Arjuna Casteli Panzera |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigo de Almeida Jorge |
contributor_str_mv |
Arjuna Casteli Panzera |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relógio de Sol Esfera celeste Atividade investigativa Astronomia Gnomon Ensino de astronomia Estações do ano |
topic |
Relógio de Sol Esfera celeste Atividade investigativa Astronomia Gnomon Ensino de astronomia Estações do ano Educação Astronomia Ciência |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Astronomia Ciência |
description |
A Astronomia é uma ciência que desperta o interesse e a curiosidade de qualquer pessoa. Com objetivos claros de se fazer uma introdução de temas Astronômicos na escola, este trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da periferia de Contagem com alunos de 16 a 20 anos do Ensino Médio, através da elaboração de uma sequência didática que trás tanto questões teóricas como atividades práticas. Hoje no Brasil, a Astronomia não tem um papel de grande relevância nos currículos escolares tão pouco junto a professores de ciências da educação básica. Essa deficiência é fruto da falta de uma formação de professores que contemple a área e por sua fragmentação e diluição em outras componentes curriculares. Durante a pesquisa, foram analisadas atividades selecionadas a partir do critério do trabalho ter sido desenvolvido com a Astronomia Diurna com a perspectiva investigativa, quando se incentiva os alunos a discutirem e participarem da construção de conhecimentos sobre o Sol e seu movimento na esfera celeste. Durante a realização das atividades, outros temas foram abordados como as estações do ano, o nascer e o pôr do Sol, a variação da direção e comprimento das sombras formadas ao longo do dia e a marcação do tempo através doa aparente passagem do Sol na abóboda celeste. As atividades tiveram rendimento satisfatório, pois através das análises verificamos que os alunos tiveram uma participação bem ativa e conseguiram fazer algumas mudanças conceituais. As atividades com caráter investigativo foram bem sucedidas levando o professor a experimentar uma nova forma de atuar e construir seu trabalho, saindo de sua zona de conforto como reprodutor de um conhecimento fechado e acabado, passando a ser um mediador na construção do conhecimento de seus alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T18:18:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T18:18:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZM2Q |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZM2Q |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9VZM2Q/1/monografia_rodrigo_jorge_final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9VZM2Q/2/monografia_rodrigo_jorge_final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
980f7fa306fca414738e21ccc168a7ea 2f0bfe815bdcb0159885aec3fb9793ab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676948459487232 |