Plano de negócios: NOBREFIX - fabricante de massa sintética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André de Castro Barros
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HEKZG
Resumo: Com o país em crescimento, muitas oportunidades têm chamado atenção de empreendedores e pessoas que desejam abrir o próprio negócio. A rápida e global comunicação facilita o acesso a novas ideias e propostas de negócios geradas em todo o mundo com potencial de serem replicadas no Brasil. No entanto, a abertura de uma nova empresa não é certeza de ganhos rápidos e volumosos. Para que um novo negócio dê certo é necessário uma análise do mercado e da região em que se pretende abrir a empresa, de forma a verificar se haverá demanda pelo produto nos preços esperados. Um plano de negócios é um trabalho onde o empreendedor irá coletar todas as informações necessárias acerca do setor em que deseja atuar, bem como os recursos financeiros para implantar e fazer com que a empresa funcione nos primeiros meses. Neste plano de negócios, o empreendedor também irá colocar no papel a necessidade de recursos humanos da nova empresa, bem como a estratégia de marketing para atrair os clientes, que até então não conheciam a empresa. Somente após incluir todas estas informações necessárias, o empreendedor estará apto a avaliar financeiramente o novo empreendimento, decidindo de forma mais assertiva se a nova empresa deverá ser aberta e em qual prazo ele começará a ter um retorno do investimento. Neste presente trabalho foi executado um plano de negócios para uma nova empresa de fabricação e venda de massa sintética para assentamento de tijolos e blocos de alvenaria. Nele estão contidos os custos necessários para abri a empresa, o custo mensal de operação, a necessidade de recursos humanos, o planejamento estratégico e o plano de marketing. Também está incluso uma pesquisa de mercado e seus resultados, que embasaram o autor na decisão de iniciar ou não o novo negócio.
id UFMG_843d45b846280adfb07d2ac05b2a8087
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9HEKZG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Francisco Vidal BarbosaBruno Perez FerreiraAndré de Castro Barros2019-08-10T04:55:30Z2019-08-10T04:55:30Z2013-10-10http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HEKZGCom o país em crescimento, muitas oportunidades têm chamado atenção de empreendedores e pessoas que desejam abrir o próprio negócio. A rápida e global comunicação facilita o acesso a novas ideias e propostas de negócios geradas em todo o mundo com potencial de serem replicadas no Brasil. No entanto, a abertura de uma nova empresa não é certeza de ganhos rápidos e volumosos. Para que um novo negócio dê certo é necessário uma análise do mercado e da região em que se pretende abrir a empresa, de forma a verificar se haverá demanda pelo produto nos preços esperados. Um plano de negócios é um trabalho onde o empreendedor irá coletar todas as informações necessárias acerca do setor em que deseja atuar, bem como os recursos financeiros para implantar e fazer com que a empresa funcione nos primeiros meses. Neste plano de negócios, o empreendedor também irá colocar no papel a necessidade de recursos humanos da nova empresa, bem como a estratégia de marketing para atrair os clientes, que até então não conheciam a empresa. Somente após incluir todas estas informações necessárias, o empreendedor estará apto a avaliar financeiramente o novo empreendimento, decidindo de forma mais assertiva se a nova empresa deverá ser aberta e em qual prazo ele começará a ter um retorno do investimento. Neste presente trabalho foi executado um plano de negócios para uma nova empresa de fabricação e venda de massa sintética para assentamento de tijolos e blocos de alvenaria. Nele estão contidos os custos necessários para abri a empresa, o custo mensal de operação, a necessidade de recursos humanos, o planejamento estratégico e o plano de marketing. Também está incluso uma pesquisa de mercado e seus resultados, que embasaram o autor na decisão de iniciar ou não o novo negócio.With the growing country, many opportunities have drawn attention of entrepreneurs and people who want to open their own business. The fast and global communication facilitates the access to new ideas and business proposals generated around the world with the potential to be replicated in Brazil. However, the opening of a new company is not sure of quick and bulky gains. For a new business to work you need a market and regional analysis where you want to open a company in order to verify whether there will be demand for the product in expected prices. A business plan is a work where the entrepreneur will collect all the necessary information about the industry sector he plans to act, as well as the financial resources to implement and make the company work in the early months. In this business plan, the entrepreneur will also put on paper the need for human resources in the new company, as well as the marketing strategy to attract customers, who until then did not know the company. Only after include all these necessary information, the entrepreneur will be able to financially evaluate the new venture, deciding more assertively if the new company must be open and what time he will begin to have a return on investment. In this present work was executed a business plan for a new company manufacturing and selling synthetic mass for bricklaying and masonry blocks. In it are contained the costs necessary to open the company, the monthly cost of operation, the need for human resources, strategic planning and marketing plan. Is also included a market research and its results, that supported the author's decision to start a new business or not.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministraçãoViabilidade financeiraPlano de negóciosEmpreendedorismoPlanejamento estratégicoPlano de negócios: NOBREFIX - fabricante de massa sintéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALplano_de_neg_cios___nobrefix.pdfapplication/pdf3224993https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HEKZG/1/plano_de_neg_cios___nobrefix.pdfc3401b72db2c42d65ef40fb865f55685MD51TEXTplano_de_neg_cios___nobrefix.pdf.txtplano_de_neg_cios___nobrefix.pdf.txtExtracted texttext/plain140036https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HEKZG/2/plano_de_neg_cios___nobrefix.pdf.txt213fd8dd2d8c7de1b1a3a67806b4cd7eMD521843/BUBD-9HEKZG2019-11-14 08:11:14.429oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9HEKZGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:11:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Plano de negócios: NOBREFIX - fabricante de massa sintética
title Plano de negócios: NOBREFIX - fabricante de massa sintética
spellingShingle Plano de negócios: NOBREFIX - fabricante de massa sintética
André de Castro Barros
Viabilidade financeira
Plano de negócios
Empreendedorismo
Planejamento estratégico
Administração
title_short Plano de negócios: NOBREFIX - fabricante de massa sintética
title_full Plano de negócios: NOBREFIX - fabricante de massa sintética
title_fullStr Plano de negócios: NOBREFIX - fabricante de massa sintética
title_full_unstemmed Plano de negócios: NOBREFIX - fabricante de massa sintética
title_sort Plano de negócios: NOBREFIX - fabricante de massa sintética
author André de Castro Barros
author_facet André de Castro Barros
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisco Vidal Barbosa
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bruno Perez Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv André de Castro Barros
contributor_str_mv Francisco Vidal Barbosa
Bruno Perez Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Viabilidade financeira
Plano de negócios
Empreendedorismo
Planejamento estratégico
topic Viabilidade financeira
Plano de negócios
Empreendedorismo
Planejamento estratégico
Administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Administração
description Com o país em crescimento, muitas oportunidades têm chamado atenção de empreendedores e pessoas que desejam abrir o próprio negócio. A rápida e global comunicação facilita o acesso a novas ideias e propostas de negócios geradas em todo o mundo com potencial de serem replicadas no Brasil. No entanto, a abertura de uma nova empresa não é certeza de ganhos rápidos e volumosos. Para que um novo negócio dê certo é necessário uma análise do mercado e da região em que se pretende abrir a empresa, de forma a verificar se haverá demanda pelo produto nos preços esperados. Um plano de negócios é um trabalho onde o empreendedor irá coletar todas as informações necessárias acerca do setor em que deseja atuar, bem como os recursos financeiros para implantar e fazer com que a empresa funcione nos primeiros meses. Neste plano de negócios, o empreendedor também irá colocar no papel a necessidade de recursos humanos da nova empresa, bem como a estratégia de marketing para atrair os clientes, que até então não conheciam a empresa. Somente após incluir todas estas informações necessárias, o empreendedor estará apto a avaliar financeiramente o novo empreendimento, decidindo de forma mais assertiva se a nova empresa deverá ser aberta e em qual prazo ele começará a ter um retorno do investimento. Neste presente trabalho foi executado um plano de negócios para uma nova empresa de fabricação e venda de massa sintética para assentamento de tijolos e blocos de alvenaria. Nele estão contidos os custos necessários para abri a empresa, o custo mensal de operação, a necessidade de recursos humanos, o planejamento estratégico e o plano de marketing. Também está incluso uma pesquisa de mercado e seus resultados, que embasaram o autor na decisão de iniciar ou não o novo negócio.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T04:55:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T04:55:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HEKZG
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HEKZG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HEKZG/1/plano_de_neg_cios___nobrefix.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HEKZG/2/plano_de_neg_cios___nobrefix.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c3401b72db2c42d65ef40fb865f55685
213fd8dd2d8c7de1b1a3a67806b4cd7e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589226924605440