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Laura Maria de Lima Belizario Facury LasmarNara SulmonettGuilherme Rache Gaspar2019-08-12T21:02:10Z2019-08-12T21:02:10Z2015-01-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACEQ3UIntrodução: a espirometria é um método diagnóstico confiável e relevante para crianças em idade pré-escolar acometidas de doenças respiratórias. Essa revisão pretende descrever a evolução do uso da espirometria na faixa etária pré-escolar, o uso de critérios de qualidade específicos para essa população e publicação de equações de referência adequadas. Métodos: foram revisados artigos indexados na base de dados MEDLINE a partir dos descritores Spirometry, Preschool e Reference Values publicados até outubro de 2015. Resultados: diferentes estudos demostraram a confiabilidade do método nessa faixa etária além de critérios de qualidade específicos a serem aplicados a esses pacientes, os quais já se encontram normatizados em consensos. Cita-se o emprego do volume expiratório forçado em0,5 e 0,75 segundos, aceitação de tempo expiratório menor que 1 segundo e a não exigência de número mínimo de manobras para laudo. A taxa de sucesso é elevada, sendo superior a 80% em diversos estudos. Já existem valores de referência específicos para pré-escolares, incluindo uma fonte brasileira. A prova broncodilatadora é possível de ser realizada nessa faixa etária, com um estudo sugerindo ponto de corte de 14% para o volume expiratório forçado de 0,75 e 1 segundo. Conclusão: a espirometria é um método confiável, com elevada taxa de sucesso e valores de referência publicados para diversas etnias, incluindo a brasileira. Sua realização exige o uso de critérios de qualidade específicos para essa faixa etária.Introduction: Spirometry is a reliable and relevant diagnostic method forpreschool children. This review aims to describe the evolution of the spirometry in preschool children, the use of specific quality criteria for this population and the appropriate reference equations published for this age group. Methods: a literature review was conducted with articles indexed in MEDLINE database using the key words spirometry, Preschool and Reference Values. Results: different studies have shown the reliability and feasibility of the method in this age group. Specific quality criteria are already standardized in consensus: measure of forced expiratory volume in 0.5 and 0.75 seconds, acceptance of expiratory time less than 1 second and no minimum number of maneuvers required to report. The success rate is high, exceeding 80% in several studies. There are already specific reference values forpreschoolers, including Brazilian. The bronchodilator test can be performed in this age group with 14% cutoff for forced expiratory volume in 0.75 and 1 second. Conclusions: spirometry is a reliable and feasible method for preschoolers. There are reference values published for different ethnic groups, including Brazilians.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAsma/diagnósticoTestes respiratóriosEspirometriaValores de referênciaEstudos de viabilidadeEspirometria EspirometriaValores de referênciaPré-escolarEstudos de viabilidadeEspirometria em pré-escolares asmáticos: comparação entre as diversas equações de valores de referênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_de_mestrado_de_guilherme_rache_gaspar.pdfapplication/pdf4634052https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ACEQ3U/1/disserta__o_de_mestrado_de_guilherme_rache_gaspar.pdfefc8339e1e643a42525aa36a12c9e8faMD51TEXTdisserta__o_de_mestrado_de_guilherme_rache_gaspar.pdf.txtdisserta__o_de_mestrado_de_guilherme_rache_gaspar.pdf.txtExtracted texttext/plain87040https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ACEQ3U/2/disserta__o_de_mestrado_de_guilherme_rache_gaspar.pdf.txtb7e27e067104465b444a2a5d98c42a7fMD521843/BUBD-ACEQ3U2019-11-14 19:52:12.494oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ACEQ3URepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:52:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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