Psicoses Interpretativas: por novas (des)construções e performances do repertório brasileiro para violão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/55577 https://orcid.org/0000-0002-6446-4491 |
Resumo: | A presente pesquisa-artística tem como objetivo repensar o papel do performer enquanto mediador de sentido. Tentando escapar das práticas canônicas, esta tese procura problematizar alguns conceitos e devolver ao violonista clássico, e a outros instrumentistas da “música artística ocidental”, a agência e capacidade de tomar decisões acerca de qual repertório abordar, como abordar e quais metodologias adotar. Acreditando no impacto negativo da adoção a modelos canônicos na recepção do repertório brasileiro, também se desenvolverá uma análise da “função canônica” exótica à qual o repertório violonístico brasileiro foi relegado e uma interpretação da participação dos violonistas clássicos na no estabelecimento dessa função. Esta parte também visa desenvolver o conceito de estereótipo abordado em Castellon (2017). Finalmente serão expostos três estudos de caso que buscam desenvolver interpretações que não se encaixem dentro das práticas canônicas e que possuam abordagens interdisciplinares. Esta tese dialoga com diversas áreas do conhecimento como os Estudos Interdisciplinares em Performance (Schechner 2013; Taylor 2007), a crítica literária (Bhabha 2014) a história da arte (Huberman 2015), a psicanálise (Kehl 2018) bem como com a musicologia (Cook 2013; Taruskin 1996) e outras pesquisas artísticas (Assis 2018; Assis 2018; Chiantore 2017). |
id |
UFMG_84665d3b22741a647da90f1fd1cad1d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/55577 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ana Cláudia de Assishttp://lattes.cnpq.br/4865743376565106Guilherme PaolielloLoque Arcanjo JúniorFlavio Terrigno BarbeitasMarco Antonio Farias Scarassattihttp://lattes.cnpq.br/1514506666889782Marco Ernesto Teruel Castellon2023-06-29T22:47:29Z2023-06-29T22:47:29Z2022-12-19http://hdl.handle.net/1843/55577https://orcid.org/0000-0002-6446-4491A presente pesquisa-artística tem como objetivo repensar o papel do performer enquanto mediador de sentido. Tentando escapar das práticas canônicas, esta tese procura problematizar alguns conceitos e devolver ao violonista clássico, e a outros instrumentistas da “música artística ocidental”, a agência e capacidade de tomar decisões acerca de qual repertório abordar, como abordar e quais metodologias adotar. Acreditando no impacto negativo da adoção a modelos canônicos na recepção do repertório brasileiro, também se desenvolverá uma análise da “função canônica” exótica à qual o repertório violonístico brasileiro foi relegado e uma interpretação da participação dos violonistas clássicos na no estabelecimento dessa função. Esta parte também visa desenvolver o conceito de estereótipo abordado em Castellon (2017). Finalmente serão expostos três estudos de caso que buscam desenvolver interpretações que não se encaixem dentro das práticas canônicas e que possuam abordagens interdisciplinares. Esta tese dialoga com diversas áreas do conhecimento como os Estudos Interdisciplinares em Performance (Schechner 2013; Taylor 2007), a crítica literária (Bhabha 2014) a história da arte (Huberman 2015), a psicanálise (Kehl 2018) bem como com a musicologia (Cook 2013; Taruskin 1996) e outras pesquisas artísticas (Assis 2018; Assis 2018; Chiantore 2017).The present artistic-research aims to rethink the role of the performer as a mediator of meaning. Trying to escape from canonical practices, this thesis seeks to problematize some concepts and give back to the classical guitarist, and to other instrumentalists of "Western art music", the agency and ability to make decisions about which repertoire to approach, how to approach and which methodologies to adopt. Believing in the negative impact of the adoption of canonical models in the reception of Brazilian repertoire, an analysis of the exotic "canonical function" to which the Brazilian guitar repertoire was relegated and an interpretation of the classical guitarists' participation in establishing this function will also be developed. This part also aims to develop the concept of stereotype addressed in Castellon (2017). Finally, three case studies will be exposed that seek to develop interpretations that do not fit within canonical practices and that have interdisciplinary approaches. This thesis dialogues with various areas of knowledge such as Interdisciplinary Studies in Performance (Schechner 2013; Taylor 2007), literary criticism (Bhabha 2014) art history (Huberman 2015), psychoanalysis (Kehl 2018) as well as musicology (Cook 2013; Taruskin 1996) and other artistic research (Assis 2018; Assis 2018; Chiantore 2017).CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAPerformance musicalMúsica - Análise, apreciaçãoViolão brasileiroPerformance musicalPerformance e MúsicaPsicoses Interpretativas: por novas (des)construções e performances do repertório brasileiro para violãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALREVISADA_marcoteruel_psicosesinterpretativas_tese_defesa.pdfREVISADA_marcoteruel_psicosesinterpretativas_tese_defesa.pdfapplication/pdf8636935https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/55577/1/REVISADA_marcoteruel_psicosesinterpretativas_tese_defesa.pdf002b58f65d63781647bdabd55f2f78eaMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/55577/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/555772023-06-29 19:47:29.437oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-06-29T22:47:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Psicoses Interpretativas: por novas (des)construções e performances do repertório brasileiro para violão |
title |
Psicoses Interpretativas: por novas (des)construções e performances do repertório brasileiro para violão |
spellingShingle |
Psicoses Interpretativas: por novas (des)construções e performances do repertório brasileiro para violão Marco Ernesto Teruel Castellon Violão brasileiro Performance musical Performance e Música Performance musical Música - Análise, apreciação |
title_short |
Psicoses Interpretativas: por novas (des)construções e performances do repertório brasileiro para violão |
title_full |
Psicoses Interpretativas: por novas (des)construções e performances do repertório brasileiro para violão |
title_fullStr |
Psicoses Interpretativas: por novas (des)construções e performances do repertório brasileiro para violão |
title_full_unstemmed |
Psicoses Interpretativas: por novas (des)construções e performances do repertório brasileiro para violão |
title_sort |
Psicoses Interpretativas: por novas (des)construções e performances do repertório brasileiro para violão |
author |
Marco Ernesto Teruel Castellon |
author_facet |
Marco Ernesto Teruel Castellon |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Cláudia de Assis |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4865743376565106 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Guilherme Paoliello |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Loque Arcanjo Júnior |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Flavio Terrigno Barbeitas |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Marco Antonio Farias Scarassatti |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1514506666889782 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marco Ernesto Teruel Castellon |
contributor_str_mv |
Ana Cláudia de Assis Guilherme Paoliello Loque Arcanjo Júnior Flavio Terrigno Barbeitas Marco Antonio Farias Scarassatti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violão brasileiro Performance musical Performance e Música |
topic |
Violão brasileiro Performance musical Performance e Música Performance musical Música - Análise, apreciação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Performance musical Música - Análise, apreciação |
description |
A presente pesquisa-artística tem como objetivo repensar o papel do performer enquanto mediador de sentido. Tentando escapar das práticas canônicas, esta tese procura problematizar alguns conceitos e devolver ao violonista clássico, e a outros instrumentistas da “música artística ocidental”, a agência e capacidade de tomar decisões acerca de qual repertório abordar, como abordar e quais metodologias adotar. Acreditando no impacto negativo da adoção a modelos canônicos na recepção do repertório brasileiro, também se desenvolverá uma análise da “função canônica” exótica à qual o repertório violonístico brasileiro foi relegado e uma interpretação da participação dos violonistas clássicos na no estabelecimento dessa função. Esta parte também visa desenvolver o conceito de estereótipo abordado em Castellon (2017). Finalmente serão expostos três estudos de caso que buscam desenvolver interpretações que não se encaixem dentro das práticas canônicas e que possuam abordagens interdisciplinares. Esta tese dialoga com diversas áreas do conhecimento como os Estudos Interdisciplinares em Performance (Schechner 2013; Taylor 2007), a crítica literária (Bhabha 2014) a história da arte (Huberman 2015), a psicanálise (Kehl 2018) bem como com a musicologia (Cook 2013; Taruskin 1996) e outras pesquisas artísticas (Assis 2018; Assis 2018; Chiantore 2017). |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-29T22:47:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-29T22:47:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/55577 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-6446-4491 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/55577 https://orcid.org/0000-0002-6446-4491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/55577/1/REVISADA_marcoteruel_psicosesinterpretativas_tese_defesa.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/55577/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
002b58f65d63781647bdabd55f2f78ea cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589480622325760 |