A tecelagem das margens: Por que tão solo? Dança e dramaturgia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tarcisio dos Santos Ramos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WJGBZ
Resumo: Esta dissertação tem como proposta central a investigação da dramaturgia do espetáculo POR QUE TÃO SOLO?, criado em Belo Horizonte, no ano de 2006, pela Marcenaria Centro de Criação Cênica, como resultado do Prêmio Klauss Vianna de Dança/Funarte. O principal objetivo da pesquisa é identificar os elementos dramatúrgicos constitutivos do espetáculo e discutir seu caráter dialógico e as conexões criadas durante o processo criativo. Pretende-se, ainda, revelar os mecanismos que contribuíram para a organização de sua dramaturgia. Para tanto, a análise se apoiará na articulação dos conceitos de dramaturgia em dança e de dança-teatro, a partir deteorizações e reflexões desenvolvidas pelos criadores da dança moderna e por pesquisadores e artistas contemporâneos, bem como em conceitos relativos à semiologia teatral. O fio da memóriado corpo que dança também é uma referência para a reflexão sobre a dramaturgia criada em POR QUE TÃO SOLO?. Por fim, propõe-se a definição de cinco elementos estruturadores da dramaturgia do espetáculo em questão: o corpo que dança; a construção de células imagéticocênicas; a conexão entre os núcleos imagéticos; o movimento de fundo e a dramaturgia do espectador.
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