Identidade racial no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P9Q38 |
Resumo: | O presente trabalho foi realizado na Escola Municipal Dora Tomich Laender, que integra a rede de ensino da cidade de Belo Horizonte. Tem como objetivo verificar como a escola contribui no processo de construção da identidade racial nas crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para desenvolver esta pesquisaintervençãode cunho qualitativo, foram lidos autores como Freire (1987), Munanga(2005), Gomes (2005), entre outros. Constatamos que o ambiente escolar está repleto de práticas racistas e, neste contexto, podemos afirmar que o contexto escolar não promove a construção da identidade racial da criança negra devido à falta de conhecimento e interesse com relação a Lei 10639/03. O plano de ação aplicado na escola foi desenvolvido nos meses de outubro e novembro de 2011, pormeio de exibição de filme e atividades reflexivas sobre o continente africano e suas influências em nossa cultura. |
id |
UFMG_854ae600ba930a0dbe5d1bb60d93249a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9P9Q38 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
José Eustáquio de BritoElvira de Fátima Geraldo2019-08-13T09:59:49Z2019-08-13T09:59:49Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P9Q38O presente trabalho foi realizado na Escola Municipal Dora Tomich Laender, que integra a rede de ensino da cidade de Belo Horizonte. Tem como objetivo verificar como a escola contribui no processo de construção da identidade racial nas crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para desenvolver esta pesquisaintervençãode cunho qualitativo, foram lidos autores como Freire (1987), Munanga(2005), Gomes (2005), entre outros. Constatamos que o ambiente escolar está repleto de práticas racistas e, neste contexto, podemos afirmar que o contexto escolar não promove a construção da identidade racial da criança negra devido à falta de conhecimento e interesse com relação a Lei 10639/03. O plano de ação aplicado na escola foi desenvolvido nos meses de outubro e novembro de 2011, pormeio de exibição de filme e atividades reflexivas sobre o continente africano e suas influências em nossa cultura.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoNegros Identidade racialIdentidade RacialEducaçãoCriançaEscolaIdentidade racial no Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALidentidade_racial_no_ensino_fundamental.pdfapplication/pdf6893881https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P9Q38/1/identidade_racial_no_ensino_fundamental.pdf7f7c94ebfb00388a1b8456c53c8f3e66MD51TEXTidentidade_racial_no_ensino_fundamental.pdf.txtidentidade_racial_no_ensino_fundamental.pdf.txtExtracted texttext/plain39392https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P9Q38/2/identidade_racial_no_ensino_fundamental.pdf.txt5388cfce55c20ac7afd091ca69d93543MD521843/VRNS-9P9Q382019-11-14 22:29:26.947oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9P9Q38Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:29:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Identidade racial no Ensino Fundamental |
title |
Identidade racial no Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Identidade racial no Ensino Fundamental Elvira de Fátima Geraldo Identidade Racial Educação Criança Escola Educação Negros Identidade racial |
title_short |
Identidade racial no Ensino Fundamental |
title_full |
Identidade racial no Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Identidade racial no Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Identidade racial no Ensino Fundamental |
title_sort |
Identidade racial no Ensino Fundamental |
author |
Elvira de Fátima Geraldo |
author_facet |
Elvira de Fátima Geraldo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
José Eustáquio de Brito |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elvira de Fátima Geraldo |
contributor_str_mv |
José Eustáquio de Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Racial Educação Criança Escola |
topic |
Identidade Racial Educação Criança Escola Educação Negros Identidade racial |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Negros Identidade racial |
description |
O presente trabalho foi realizado na Escola Municipal Dora Tomich Laender, que integra a rede de ensino da cidade de Belo Horizonte. Tem como objetivo verificar como a escola contribui no processo de construção da identidade racial nas crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para desenvolver esta pesquisaintervençãode cunho qualitativo, foram lidos autores como Freire (1987), Munanga(2005), Gomes (2005), entre outros. Constatamos que o ambiente escolar está repleto de práticas racistas e, neste contexto, podemos afirmar que o contexto escolar não promove a construção da identidade racial da criança negra devido à falta de conhecimento e interesse com relação a Lei 10639/03. O plano de ação aplicado na escola foi desenvolvido nos meses de outubro e novembro de 2011, pormeio de exibição de filme e atividades reflexivas sobre o continente africano e suas influências em nossa cultura. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T09:59:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T09:59:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P9Q38 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P9Q38 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P9Q38/1/identidade_racial_no_ensino_fundamental.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P9Q38/2/identidade_racial_no_ensino_fundamental.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7f7c94ebfb00388a1b8456c53c8f3e66 5388cfce55c20ac7afd091ca69d93543 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589519324217344 |