A elaboração do discurso argumentativo por alunos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9LLPF6 |
Resumo: | Esta tese estuda a argumentação na forma como ela se faz presente na escrita de alunos do Ensino Fundamental, de uma escola particular de Belo Horizonte. O corpus de análise foi constituído de textos de alunos da faixa etária de oito a quinze anos de idade. O objetivo central do trabalho foi saber se crianças e adolescentes conseguiriam refinar sua capacidade argumentativa e o uso de estratégias argumentativas através de dinâmicas metodológicas que tomaram a oralidade como ponto de partida para a produção escrita dos textos. Partiu-se da hipótese de que os alunos dessa faixa etária são capazes de argumentar, contra-argumentar, desenvolver e refinar suas competências argumentativas quando convidados a fazê-lo. Na busca de uma reflexão sobre o tema escolhido - o tratamento da argumentação no texto escrito - foram considerados os trabalhos de Oswald Ducrot, Chaim Perelman, Stephen Toulmin e Ingedore Villaça Koch, na tentativa de compreender e apreender os fenômenos linguísticos que integram os textos que apresentam argumentatividade. A análise do corpus teve como fundamentação teórica conceitos da Linguística Textual para a interpretação e compreensão do discurso, tais como: estrutura argumentativa, operadores argumentativos, textualidade e coerência. O trabalho baseou-se também na Rhetorical Structure Theory [Teoria da Estrutura Retórica] (RST), teoria descritiva, de cunho funcionalista, que estuda as relações que se estabelecem entre as partes de um texto, ou seja, as relações retóricas, ou proposições relacionais, ou relações de coerência. Procurando estabelecer uma interface entre o Funcionalismo e a Linguística Textual, a análise apontou para resultados como: a presença, nos textos produzidos pelos alunos, de marcas determinantes que levam a uma orientação argumentativa, como os operadores argumentativos; a presença de processos linguísticos como o paralelismo, a polifonia, a referenciação; o uso eficaz de estratégias argumentativas; a habilidade no uso da contra-argumentação. |
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Maria Beatriz Nascimento DecatJanice Helena Silva de R C MarinhoDelaine Cafiero BicalhoAmitza Torres VieiraAngela Bustos KleimanClaudia Barbosa Siqueira2019-08-14T10:48:15Z2019-08-14T10:48:15Z2012-09-05http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9LLPF6Esta tese estuda a argumentação na forma como ela se faz presente na escrita de alunos do Ensino Fundamental, de uma escola particular de Belo Horizonte. O corpus de análise foi constituído de textos de alunos da faixa etária de oito a quinze anos de idade. O objetivo central do trabalho foi saber se crianças e adolescentes conseguiriam refinar sua capacidade argumentativa e o uso de estratégias argumentativas através de dinâmicas metodológicas que tomaram a oralidade como ponto de partida para a produção escrita dos textos. Partiu-se da hipótese de que os alunos dessa faixa etária são capazes de argumentar, contra-argumentar, desenvolver e refinar suas competências argumentativas quando convidados a fazê-lo. Na busca de uma reflexão sobre o tema escolhido - o tratamento da argumentação no texto escrito - foram considerados os trabalhos de Oswald Ducrot, Chaim Perelman, Stephen Toulmin e Ingedore Villaça Koch, na tentativa de compreender e apreender os fenômenos linguísticos que integram os textos que apresentam argumentatividade. A análise do corpus teve como fundamentação teórica conceitos da Linguística Textual para a interpretação e compreensão do discurso, tais como: estrutura argumentativa, operadores argumentativos, textualidade e coerência. O trabalho baseou-se também na Rhetorical Structure Theory [Teoria da Estrutura Retórica] (RST), teoria descritiva, de cunho funcionalista, que estuda as relações que se estabelecem entre as partes de um texto, ou seja, as relações retóricas, ou proposições relacionais, ou relações de coerência. 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We work along the hypothesis that students of that age group are able to argue, counter-argue, develop and refine their argumentative competence when properly invited to do so. The works of Oswald Ducrot, Chaim Perelman, Stephen Toulmin and Ingedore Villaça Koch were taken as a basis for reflection upon the chosen theme the work of argumentation in written texts. We tried to understand and to apprehend the linguistic phenomena that integrate argumentative texts. Corpus analysis was founded on theoretical concepts of Textual Linguistics for discourse interpretation and understanding, such as: argumentative structure, argumentative operators, textuality and coherence. This study is also based on Rhetorical Structure Theory (RST), a descriptive theory within Functionalism that investigates relations among text parts: rhetorical relations, or relational propositions or coherence relations. By establishing an interface between Functionalism and Textual Linguistics, the analysis points towards the following results: student writings present defining marks, leading to an argumentative orientation, such as argumentative operators; linguistic processes such as parallelism, polyphony, and referentiation; efficient use of argumentative strategies; counter-argumentation skills.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAnálise do discursoFuncionalismo (Linguística)TextualidadeRetóricaAlunosLingüística textualLíngua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensinoEstratégias argumentativasCompetência argumentativaTexto escritoRelações retóricasArgumentaçãoA elaboração do discurso argumentativo por alunos do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcbsiqueira_tese_definitiva_p_s_defesa_revisada__1_.pdfapplication/pdf2246007https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9LLPF6/1/cbsiqueira_tese_definitiva_p_s_defesa_revisada__1_.pdfbbe15aab6f7e2958c35596a4a3652afeMD51TEXTcbsiqueira_tese_definitiva_p_s_defesa_revisada__1_.pdf.txtcbsiqueira_tese_definitiva_p_s_defesa_revisada__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain464271https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9LLPF6/2/cbsiqueira_tese_definitiva_p_s_defesa_revisada__1_.pdf.txt40680035b0da25e0020fece11d3f9210MD521843/MGSS-9LLPF62019-11-14 08:59:42.821oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9LLPF6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:59:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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