Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_8560740bdfdb92ecc549fea5906e74d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9E9Q56
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Katia Lucia Moreira LemosFernando Vitor LimaLuciano Sales PradoMaylane Silva2019-08-11T16:02:10Z2019-08-11T16:02:10Z2010-03-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9Q56Esta pesquisa trata da questão de gênero nas aulas de educação física escolar. O objetivo geral foi investigar se os professores de Educação Física utilizam fatores diferenciadores no desenvolvimento dos conteúdos com relação ao gênero e analisar as evidências que sustentam a seleção desses conteúdos nas questões de gênero e equidade nas aulas de Educação Física. A metodologia utilizada foi descritiva de natureza qualitativa. Houve revisão da literatura e realizado entrevistas semiestruturadas a quinze professores de escolas municipais, estaduais e privadas de Belo Horizonte, para identificar suas percepções. Percebeu-se que o aprendizado da separação, ou seja, o preconceito de atividades físicas em relação aos sexos ainda existe nas mentes de alguns professores, eventualmente submetidos às normas de algumas escolas, embora estejam procurando se adequar, por meio de ajustes pessoais, tanto pela sua formação quanto pela sua experiência. Nenhum dos professores sabe o que significam aulas coeducativas em Educação Física. Assim, concluiu-se que um aprimoramento cultural geral seja urgente e necessário, buscando a eficácia da contribuição das atividades físicas escolares à formação de meninos e meninas sem preconceitos de gênero.This survey approaches the matter on gender through physical education in schools. The general goal was to investigate If the physical education teachers use differential factors in the development content with respect to gender and to examine the evidence that underpins content selection in matters of gender and equity through Physical education. The methodology was descriptive and had nature quality. There was a literature review and a case study close to 15 Belo Horizonte local, State and private schools professors, in which open interviews were applied to identify their perceptions. One felt sure that picking learning, i.e. the physical activity preconception related to sexes, still exists in some teachers minds submitted by some schools rules, although they are looking suit, through personal adjustments, both by their training and experience. No teachers know what coeducative classes mean in physical education. Thus, it was concluded that its urgent a general cultural enhancement, looking for the school physical activitys contribution effectiveness toward training boys and girls without gender bias.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação fisica para criançasDiferenças (Educação)Educação física Estudo e ensinoEnsino fundamentalEducação fisica CurriculosEquidadeGêneroConteúdosEducação físicaCoeducaçãoGênero, equidade e conteúdos trabalhados em educação física escolar: relevantes ou irrelevantes?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_maylane.pdfapplication/pdf757205https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E9Q56/1/monografia_maylane.pdf118020d5d77f7f43e5a05f6aebff0c15MD51TEXTmonografia_maylane.pdf.txtmonografia_maylane.pdf.txtExtracted texttext/plain159463https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E9Q56/2/monografia_maylane.pdf.txtf7fdd6ab667ec7027b9370dbc54e5cd7MD521843/BUBD-9E9Q562019-11-14 04:37:06.499oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9E9Q56Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:37:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548190077550592