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Marcelo Andrade Cattoni de OliveiraEmilio Peluso Neder MeyerBernardo Gonçalves Alfredo FernandesAlexandre Gustavo Melo Franco de Moraes BahiaRafael Dilly Patrus2019-08-11T23:45:57Z2019-08-11T23:45:57Z2015-08-03http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A3XGK8A arguição de descumprimento de preceito fundamental nº 320 foi ajuizada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em maio de 2014. Na petição inicial, são formulados os seguintes pedidos ao Supremo Tribunal Federal: declaração de que a anistia de 79 não se aplica às graves violações de direitos humanos perpetradas no contexto da ditadura civilmilitar de 64; e determinação de cumprimento da sentença proferida pela Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso Gomes Lund e outros vs. Brasil. Em linhas gerais, o debate instaurado se organiza em torno de duas questões principais: o cabimento da ADPF proposta e o equacionamento da relação entre as instâncias de controle de constitucionalidade e de convencionalidade dos atos estatais. Para a compreensão adequada dos argumentos e posicionamentos que permeiam a referida discussão, é preciso assumir que o que está em jogo é o significado do projeto constituinte de Estado Democrático de Direito para o Brasil pós-88. Tendo isso em vista, a ADPF nº 320 é compreendida como uma oportunidade de refazimento do juízo lançado pelo STF com o julgamento da ADPF nº 153. Na perspectiva de um patriotismo constitucional e de um pluralismo plurilateral e abrangente, afirma-se que a realização do Direito Internacional dos Direitos Humanos consiste na concretização da Constituição de 1988.The ADPF no. 320 was filed by the Socialism and Liberty Party (PSOL) in May 2014. In its application, the following requests are made to the Supreme Court: statement that the political amnesty of 1979 does not apply to serious human rights violations perpetrated during the Brazilian military dictatorship; and determination of compliance with the judgment handed down by the Inter-American Court of Human Rights in the case Gomes Lund et al vs. Brazil. The debate surrounds two main issues: the admissibility of the ADPF and the relationship between the constitutional and the conventional review of State acts. In order to properly understand the arguments and positions taken in the discussion, one must assume that the meaning of the democratic rule of law in post-1988 Brazil is at stake. Keeping this in view, the ADPF no. 320 is conceived as an opportunity to review the opinion issued by the Supreme Court in the ADPF no. 153. From the perspective of a constitutional patriotism and a multilateral and comprehensive pluralism, the achievement of International Human Rights Law consists in the implementation of the Brazilian 1988 Constitution.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDireitos humanosBrasil Constituição 1988Corte Interamericana de Direitos humanosPatriotismo constitucionalConstituição de 1988Convenção americana sobreAnistia políticaDireitos HumanosPluralismo abrangenteArticulação constitucional e justiça de transição: uma releitura da ADPF nº 320 no marco do “constitucionalismo abrangente”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_de_mestrado_rafael_dilly_patrus.pdfapplication/pdf10157123https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A3XGK8/1/disserta__o_de_mestrado_rafael_dilly_patrus.pdf19589a498b30468571cb031ae7b5f396MD51TEXTdisserta__o_de_mestrado_rafael_dilly_patrus.pdf.txtdisserta__o_de_mestrado_rafael_dilly_patrus.pdf.txtExtracted texttext/plain470863https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A3XGK8/2/disserta__o_de_mestrado_rafael_dilly_patrus.pdf.txt2320ab8a57b84872555ca1fdeb156befMD521843/BUOS-A3XGK82022-01-31 16:25:32.247oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-A3XGK8Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-01-31T19:25:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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