Redes sociais: um estudo de caso sobre os usuários do Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrea de Castro Las-cazas
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B2G27
Resumo: Este trabalho tem por finalidade mostrar como as Redes Sociais influenciam a sociedade atual. Partindo de uma compreensão do conceito de Ciberespaço, veículo através do qual as informações são partilhadas e que possibilita a existência da internet. Apresentam-se, inicialmente, algumas redes sociais como os Blogs e o LInkedin. Após essa apresentação, o Facebook, tema do presente estudo de caso,receberá um detalhamento maior. A pesquisa tem por objetivo investigar o significado, a percepção e as motivações que os usuários do Facebook encontram em suas relações com a rede, bem como investigar os impactos que as interações através e com o Facebook causaram no cotidiano pessoal e profissional desses usuários. Também será analisada a forma como algumas empresas estãoexplorando as redes sociais. Esse é um estudo descritivo de caráter qualitativo. É composto por uma amostra de 6 pessoas usuárias do Facebook e 3 empresas com o perfil colocado nessa rede social. Ambos os grupos foram selecionados pela técnica da bola de neve. Os resultados explicitam os modos como as pessoas têm interagido com o Facebook a partir dos fins para os quais a rede foi concebida (encontrar amigos, se divertirem e obterem informação). Demonstra-se também que, embora as empresas estejam cada vez mais procurando expor seus produtos no Facebook, explorando o fato da rede ser um recurso gratuito e visto por milhões de pessoas em todo o mundo, e do crescimento da utilização das mídias sociais em seus negócios, essas ferramentas ainda são timidamente exploradas. Conclui-se com uma breve análise de como as redes sociais têm crescido e modificado a vida da sociedade atual, sob o binômio: interação rápida/interação permanente.
id UFMG_87631bbf2c78bb444fda34a8576dd07f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9B2G27
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Claudio Paixao Anastacio de PaulaJorge Tadeu de Ramos NevesAndrea de Castro Las-cazas2019-08-09T16:29:08Z2019-08-09T16:29:08Z2012-05-02http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B2G27Este trabalho tem por finalidade mostrar como as Redes Sociais influenciam a sociedade atual. Partindo de uma compreensão do conceito de Ciberespaço, veículo através do qual as informações são partilhadas e que possibilita a existência da internet. Apresentam-se, inicialmente, algumas redes sociais como os Blogs e o LInkedin. Após essa apresentação, o Facebook, tema do presente estudo de caso,receberá um detalhamento maior. A pesquisa tem por objetivo investigar o significado, a percepção e as motivações que os usuários do Facebook encontram em suas relações com a rede, bem como investigar os impactos que as interações através e com o Facebook causaram no cotidiano pessoal e profissional desses usuários. Também será analisada a forma como algumas empresas estãoexplorando as redes sociais. Esse é um estudo descritivo de caráter qualitativo. É composto por uma amostra de 6 pessoas usuárias do Facebook e 3 empresas com o perfil colocado nessa rede social. Ambos os grupos foram selecionados pela técnica da bola de neve. Os resultados explicitam os modos como as pessoas têm interagido com o Facebook a partir dos fins para os quais a rede foi concebida (encontrar amigos, se divertirem e obterem informação). Demonstra-se também que, embora as empresas estejam cada vez mais procurando expor seus produtos no Facebook, explorando o fato da rede ser um recurso gratuito e visto por milhões de pessoas em todo o mundo, e do crescimento da utilização das mídias sociais em seus negócios, essas ferramentas ainda são timidamente exploradas. Conclui-se com uma breve análise de como as redes sociais têm crescido e modificado a vida da sociedade atual, sob o binômio: interação rápida/interação permanente.This study aims at showing how social networks influence today's society. Starting from an understanding of the concept of cyberspace, the vehicle through which information is shared and enabling the existence of the Internet. First, some social networks such as Blogs and LinkedIn are presented. After this presentation, Facebook, the subject of this case study, you will be given greater detail. The research aims at investigating the meaning, perception and the motivations that Facebook users have in their relations with the network, as well as looking at the impact that interactions via Facebook cause in the daily life of personal and professional users. How some companies explore social networks will also be analysed. This is a qualitative descriptive study. It consists of a sample of 6 people and 3 companies, whose profile has been put into this social network. Both groups were selected by the technique of snowball. The results explain the ways people have interacted with Facebook from the purposes for which the network was designed (meet friends, have fun and obtain information). It is shown that, although companies are increasingly looking forward to exposing your products on Facebook, exploiting the fact that the network is a free resource and seen by millions of people around the world and the growing use of social media in their business, these tools are still tentatively explored. The conclusion brings a brief analysis of how social networks have grown and changed the life of today's society, under the binomial: fast / permanent interaction.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFacebook (Recursos eletrônicos)  Redes de relações sociais em linha  Ciberespaço  Redes sociaisMídias sociaisEmpresasCiberespaçoFacebookRedes sociais: um estudo de caso sobre os usuários do Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_andrea_las_cazas.pdfapplication/pdf620775https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B2G27/1/monografia_andrea_las_cazas.pdf0241d373ddafe442f39353bc24a4aa98MD51TEXTmonografia_andrea_las_cazas.pdf.txtmonografia_andrea_las_cazas.pdf.txtExtracted texttext/plain83940https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B2G27/2/monografia_andrea_las_cazas.pdf.txtecc8645d36273eded72b882d44fcafafMD521843/BUOS-9B2G272019-11-14 11:05:47.547oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9B2G27Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:05:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Redes sociais: um estudo de caso sobre os usuários do Facebook
title Redes sociais: um estudo de caso sobre os usuários do Facebook
spellingShingle Redes sociais: um estudo de caso sobre os usuários do Facebook
Andrea de Castro Las-cazas
Redes sociais
Mídias sociais
Empresas
Ciberespaço
Facebook
Facebook (Recursos eletrônicos)  
Redes de relações sociais em linha  
Ciberespaço  
title_short Redes sociais: um estudo de caso sobre os usuários do Facebook
title_full Redes sociais: um estudo de caso sobre os usuários do Facebook
title_fullStr Redes sociais: um estudo de caso sobre os usuários do Facebook
title_full_unstemmed Redes sociais: um estudo de caso sobre os usuários do Facebook
title_sort Redes sociais: um estudo de caso sobre os usuários do Facebook
author Andrea de Castro Las-cazas
author_facet Andrea de Castro Las-cazas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Claudio Paixao Anastacio de Paula
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jorge Tadeu de Ramos Neves
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrea de Castro Las-cazas
contributor_str_mv Claudio Paixao Anastacio de Paula
Jorge Tadeu de Ramos Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Mídias sociais
Empresas
Ciberespaço
Facebook
topic Redes sociais
Mídias sociais
Empresas
Ciberespaço
Facebook
Facebook (Recursos eletrônicos)  
Redes de relações sociais em linha  
Ciberespaço  
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Facebook (Recursos eletrônicos)  
Redes de relações sociais em linha  
Ciberespaço  
description Este trabalho tem por finalidade mostrar como as Redes Sociais influenciam a sociedade atual. Partindo de uma compreensão do conceito de Ciberespaço, veículo através do qual as informações são partilhadas e que possibilita a existência da internet. Apresentam-se, inicialmente, algumas redes sociais como os Blogs e o LInkedin. Após essa apresentação, o Facebook, tema do presente estudo de caso,receberá um detalhamento maior. A pesquisa tem por objetivo investigar o significado, a percepção e as motivações que os usuários do Facebook encontram em suas relações com a rede, bem como investigar os impactos que as interações através e com o Facebook causaram no cotidiano pessoal e profissional desses usuários. Também será analisada a forma como algumas empresas estãoexplorando as redes sociais. Esse é um estudo descritivo de caráter qualitativo. É composto por uma amostra de 6 pessoas usuárias do Facebook e 3 empresas com o perfil colocado nessa rede social. Ambos os grupos foram selecionados pela técnica da bola de neve. Os resultados explicitam os modos como as pessoas têm interagido com o Facebook a partir dos fins para os quais a rede foi concebida (encontrar amigos, se divertirem e obterem informação). Demonstra-se também que, embora as empresas estejam cada vez mais procurando expor seus produtos no Facebook, explorando o fato da rede ser um recurso gratuito e visto por milhões de pessoas em todo o mundo, e do crescimento da utilização das mídias sociais em seus negócios, essas ferramentas ainda são timidamente exploradas. Conclui-se com uma breve análise de como as redes sociais têm crescido e modificado a vida da sociedade atual, sob o binômio: interação rápida/interação permanente.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T16:29:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T16:29:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B2G27
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B2G27
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B2G27/1/monografia_andrea_las_cazas.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B2G27/2/monografia_andrea_las_cazas.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0241d373ddafe442f39353bc24a4aa98
ecc8645d36273eded72b882d44fcafaf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589547980750848