Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Kleyde Ventura de SouzaLelia Maria MadeiraNagela Cristine Pinheiro SantosLudmilla Taborda Moreira de Assis2019-08-10T03:41:13Z2019-08-10T03:41:13Z2011-05-06http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DNFWQA Sistematização da Assistência de Enfermagem/Processo de Enfermagem (SAE/PE) é uma atividade privativa do enfermeiro que utiliza o método científico para a identificação das situações de saúde/doença subsidiando as ações de enfermagem que possam contribuir para promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do individuo, família e/ou comunidade. O presente estudo teve como objetivo aperfeiçoar instrumentos de exame físico (constituintes da primeira fase do PE histórico de enfermagem), embasados na Teoria das Necessidades Humanas Básicas (TNHB), direcionados à puérpera e ao recém nascido (RN), para implementação do PE no Alojamento Conjunto (AC), de uma maternidade em Belo Horizonte/Minas Gerais. Para tanto, foi desenvolvido à luz da pesquisa convergente-assistencial (PCA) em cinco etapas, seqüencialmente: elaboração de instrumentos de exame físico; validação dos instrumentos em aparência e conteúdo; refinamento dos instrumentos; acompanhamento da inserção dos instrumentos no prontuário eletrônico do serviço pelo setor de Tecnologia da Informação (TI); acompanhamento da realização do exame físico e inserção dos dados no prontuário eletrônico pelas enfermeiras da unidade. Por meio da contribuição das enfermeiras do serviço foi possível aprimorar os roteiros de exame físico elaborados durante a primeira etapa de maneira adequada, pertinente, abrangente e específica, podendo facilitar a identificação das necessidades da clientela e priorização das mesmas de forma coerente e hierárquica na construção, futura, de um plano assistencial. Com o auxílio do setor de TI, foi possível inserir os instrumentos no sistema eletrônico da instituição tornando-o parte do prontuário eletrônico do serviço. O desenvolvimento da pesquisa em tela permitiu indicar que para proporcionar uma assistência individualizada e de qualidade é necessário que o exame físico seja incorporado à rotina de cuidados diários; re-significar o serviço como um espaço de cuidado e educação; e, ampliar a compreensão das dificuldades e potencialidades das enfermeiras para a realização da primeira etapa do PE. Nesse contexto, delimitaram-se problemas que podem ser melhor explorados, a partir da realização de novos estudos no sentido de dar continuidade a elaboração de roteiros de coleta de dados para os demais setores da maternidade para fortalecer a implementação do PE como um todo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnfermagem ObstétricaProcesso de enfermagemExame físicoSistematização da assistênciaAperfeiçoamento e implementação de um roteiro de coleta de dados em alojamento conjunto: contribuições da articulação ensino-serviçoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALelementos_pr__textuais.pdf_tcc.pdfapplication/pdf50178https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DNFWQ/1/elementos_pr__textuais.pdf_tcc.pdf012d97684e76aca5c40f36347646ddf6MD51elementos_textuais.pdf_tcc.pdfapplication/pdf1568226https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DNFWQ/2/elementos_textuais.pdf_tcc.pdfd5a201539761e8f6ef3f1448bd5b41a1MD52TEXTelementos_pr__textuais.pdf_tcc.pdf.txtelementos_pr__textuais.pdf_tcc.pdf.txtExtracted texttext/plain8133https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DNFWQ/3/elementos_pr__textuais.pdf_tcc.pdf.txt9d324c5bc09d0caf94f20040b9bd60d8MD53elementos_textuais.pdf_tcc.pdf.txtelementos_textuais.pdf_tcc.pdf.txtExtracted texttext/plain104246https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DNFWQ/4/elementos_textuais.pdf_tcc.pdf.txt4c842c0e354009eb62bb0bc7bc098761MD541843/BUBD-9DNFWQ2019-11-14 06:24:52.89oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DNFWQRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:24:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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