Construção de saberes sobre o lazer nas trajetórias de formadores/as do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André Henrique Chabaribery Capi
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BB6FMF
Resumo: O PELC é um programa coordenado pela da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS), do Ministério do Esporte (ME) que desenvolve suas ações de implantação de núcleos de esporte recreativo e lazer em convênios firmados com governos estaduais e municipais, universidades públicas e instituições federais, com o objetivo de democratizar e universalizar o acesso a práticas e conhecimentos do lazer e do esporte. O eixo da formação do profissional é uma ação central para o desenvolvimento desse programa social e é desenvolvido pelo ME, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Essa ação conta com a participação de 20 formadores, selecionados por edital público, e que desenvolvem os módulos de formação nos convênios do PELC. A análise sobre a trajetória e dos processos formativos dos profissionais que atuam como formadores do Programa Esporte e Lazer da Cidade foi um caminho para entender como acontece a construção dos saberes sobre lazer desses profissionais considerando as diferentes dimensões da vida que se constituem como referência para esses sujeitos. O objetivo da pesquisa foi analisar a trajetória profissional do grupo de formadores e compreender como os saberes pessoais e da formação profissional (considerando a relação com os espaços, as pessoas, as instituições e as experiências) foram construídos e articulados com a sua trajetória na atuação como formador do PELC e analisar se as experiências de lazer dos formadores influenciam e/ou foram apropriadas como saber sobre o lazer e a possível relação com a qualificação na formação do profissional para atuar na área. Para a pesquisa combinei procedimentos da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa documental consultei e analisei os documentos oficiais e técnicos/pedagógicos do PELC e o currículo Lattes dos dezesseis formadores que participaram da pesquisa. Na pesquisa de campo empreguei as técnicas da entrevista semiestruturada e grupos focais (GF) os quais realizei online via Hangout On Hair. Utilizei a análise de conteúdo para apreender as informações captadas nos procedimentos da pesquisa de campo e documental. A análise dos dados me permitiu identificar que os formadores experimentaram na sua trajetória, desde a sua infância até o que produzem e experimentam nas diversas esferas na atualidade, refletem no seu modo de ser, estar, agir e conduzir. Revelam nessas esferas, que arraigados pelas subjetividades, sentidos e significados que os marcaram também permitiram estabelecer a relação entre o saber e o poder nos e com os grupos onde convivem e atuam. Entendo que esses saberes estão relacionados ao brincar, jogar, esportes, lazer, política pública, política, formação, formação cultural, estratégias, metodologias. Saberes que sempre se contextualizam com a realidade, considerando o cotidiano dos sujeitos que fazem parte da sua intervenção. Este caminho permite a reinvenção dos sujeitos e da própria ação. Os formadores reconhecem que para atuar no campo do lazer há uma necessidade de formação cultural, manifestada através de atividades ligadas às diversas linguagens e manifestações culturais (arte, música, dança, teatro, cinema, passeios). Deste modo as experiências de lazer se conectam nas intervenções pedagógicas do profissional do lazer, tornando a cultura uma esfera da vida dos sujeitos provocando o questionamento e a problematização de verdades, de conhecimentos, de saberes, do currículo e da educação produzidas na sua vida e na sociedade
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Essa ação conta com a participação de 20 formadores, selecionados por edital público, e que desenvolvem os módulos de formação nos convênios do PELC. A análise sobre a trajetória e dos processos formativos dos profissionais que atuam como formadores do Programa Esporte e Lazer da Cidade foi um caminho para entender como acontece a construção dos saberes sobre lazer desses profissionais considerando as diferentes dimensões da vida que se constituem como referência para esses sujeitos. O objetivo da pesquisa foi analisar a trajetória profissional do grupo de formadores e compreender como os saberes pessoais e da formação profissional (considerando a relação com os espaços, as pessoas, as instituições e as experiências) foram construídos e articulados com a sua trajetória na atuação como formador do PELC e analisar se as experiências de lazer dos formadores influenciam e/ou foram apropriadas como saber sobre o lazer e a possível relação com a qualificação na formação do profissional para atuar na área. Para a pesquisa combinei procedimentos da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa documental consultei e analisei os documentos oficiais e técnicos/pedagógicos do PELC e o currículo Lattes dos dezesseis formadores que participaram da pesquisa. Na pesquisa de campo empreguei as técnicas da entrevista semiestruturada e grupos focais (GF) os quais realizei online via Hangout On Hair. 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Os formadores reconhecem que para atuar no campo do lazer há uma necessidade de formação cultural, manifestada através de atividades ligadas às diversas linguagens e manifestações culturais (arte, música, dança, teatro, cinema, passeios). Deste modo as experiências de lazer se conectam nas intervenções pedagógicas do profissional do lazer, tornando a cultura uma esfera da vida dos sujeitos provocando o questionamento e a problematização de verdades, de conhecimentos, de saberes, do currículo e da educação produzidas na sua vida e na sociedadeThe PELC is a program coordinated by Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS), from Ministério do Esporte (ME) that develops its implementation actions of centers of recreational sports and leisure in agreements signed with regional and local governments, public universities and federal institutions in order to democratize and universalize access to practices and knowledge of leisure and sport. The axis of the professional training is a main action to the development of this social program and it is developed by Ministério do Esporte in partnership with the Universidade Federal de Minas Gerais. This action has the participation of 20 trainers selected by public bidding and develops training actions in PELC covenants. The analysis about the trajectory and the formative processes of the professionals who act as trainers for Programa Esporte e Lazer da Cidade was a way to understand how this construction of knowledge about leisure of these professionals happens considering the different dimensions of life that acts as a reference for these subject. The objective of the research was to analyze the professional career of the group of trainers; understand how personal knowledge and training (considering the relationship with the spaces, people, institutions and experiences) were built and articulated with their career in acting as a trainer of PELC and examine whether the leisure experiences of trainers influence and / or were appropriate as a knowledge about the leisure and the possible relationship with the qualification in professional training to act in the area. For research I combined procedures of bibliographic research, documentary and of field. In documentary research I consulted and analyzed the official documents and technical / teaching the PELC and Lattes system of sixteen trainers who participated in the survey. In field research I used the techniques of semi-structured interviews and focus groups (GF) that I conducted through Hangout On Hair. I used the content analysis to grasp the information captured in the procedures of field and documentary research. Data analysis allowed me to identify the trainers experienced in their career, from their childhood until that one that produces and experiences in various spheres today, they reflected in their way of being, living, acting and conduct. They reveal in these spheres, which entrenched by subjectivities, senses and meanings that marked themselves and allowed them to establish the relationship between knowledge and power us and with the groups which they live and act. I understand that this knowledge are related to play, sports, leisure, public policy, policy, training, cultural training, strategies, methodologies. Knowledge that should always be contextualized with the reality, considering the daily life of individuals who are part of their intervention, this way allows the reinvention of individuals and the action itself. The trainers recognize that to act in the field of leisure there is a need for cultural training, manifested through activities linked the various languages and cultural events (art, music, dance, theater, Movie Theater, trips). In this way leisure experiences can connect the pedagogical interventions of leisure professional, making the culture a sphere of life of individuals causing the interrogation and the questioning of truths of knowledge, curriculum and education produced in their life and in the societyUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGFormação profissionalPolíticas públicasLazer e educaçãoFormação profissionalConstrução de saberesPolítica públicaLazerEsporteConstrução de saberes sobre o lazer nas trajetórias de formadores/as do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALandr_capi_tese_final_biblioteca.pdfapplication/pdf2265613https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB6FMF/1/andr_capi_tese_final_biblioteca.pdf5e421ab686d97bec87248f2d8c9a834fMD51TEXTandr_capi_tese_final_biblioteca.pdf.txtandr_capi_tese_final_biblioteca.pdf.txtExtracted texttext/plain706642https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB6FMF/2/andr_capi_tese_final_biblioteca.pdf.txtd578841e7226db75a84f622a24d7688bMD521843/EEFF-BB6FMF2019-11-14 10:29:52.32oai:repositorio.ufmg.br:1843/EEFF-BB6FMFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:29:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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