Tiro ao alvo: jogo e ideias de adição na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristiane Vivian dos Santos Rosa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QML7F
Resumo: Este trabalho abordou o uso do Jogo Tiro ao Alvo III para exploração das ideias de adição na Educação Infantil, com uma turma de crianças de 4 anos. O jogo é considerado neste trabalho uma ferramenta que associada a resolução de problemas pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades aritméticas pelas crianças. O jogo Tiro ao Alvo III foi aplicado em 3 etapas. A primeira foi para conhecimento e formulação das regras do jogo. A segunda foi o momento em que as crianças colocaram em prática as regras construídas coletivamente e jogaram mais livremente. Na terceira etapa foi feita a análise das jogadas a partir de problemas orais elaborados pela professora. Ao discutir as jogadas e os resultados obtidos as crianças resolviam problemas aritméticos foi possível perceber que as crianças utilizavam diferentes raciocínios que expressam ideias de adição como juntar, comparar e completar. O desenvolvimento das atividades com o jogo Tiro ao alvo III mostrou possibilidades de introduzir na Educação Infantil problemas matemáticos que envolvem operações aritméticas de modo a explorar intuitivamente essas ideias dentro da linguagem infantil.
id UFMG_88d7d8640bbadc685c4c17ead46ba6df
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QML7F
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Vanessa Sena TomazPaula Resende AdelinoCristiane Vivian dos Santos Rosa2019-08-10T10:09:55Z2019-08-10T10:09:55Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QML7FEste trabalho abordou o uso do Jogo Tiro ao Alvo III para exploração das ideias de adição na Educação Infantil, com uma turma de crianças de 4 anos. O jogo é considerado neste trabalho uma ferramenta que associada a resolução de problemas pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades aritméticas pelas crianças. O jogo Tiro ao Alvo III foi aplicado em 3 etapas. A primeira foi para conhecimento e formulação das regras do jogo. A segunda foi o momento em que as crianças colocaram em prática as regras construídas coletivamente e jogaram mais livremente. Na terceira etapa foi feita a análise das jogadas a partir de problemas orais elaborados pela professora. Ao discutir as jogadas e os resultados obtidos as crianças resolviam problemas aritméticos foi possível perceber que as crianças utilizavam diferentes raciocínios que expressam ideias de adição como juntar, comparar e completar. O desenvolvimento das atividades com o jogo Tiro ao alvo III mostrou possibilidades de introduzir na Educação Infantil problemas matemáticos que envolvem operações aritméticas de modo a explorar intuitivamente essas ideias dentro da linguagem infantil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatematica  Estudo e ensinoJogos educativosEducação pre-escolarMatemáticaAdiçãoEducação InfantilJogoTiro ao alvo: jogo e ideias de adição na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALacpp_final_para_impress_o.pdfapplication/pdf708986https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QML7F/1/acpp_final_para_impress_o.pdf71edf70f23496e3b420db46f975c4a39MD51TEXTacpp_final_para_impress_o.pdf.txtacpp_final_para_impress_o.pdf.txtExtracted texttext/plain47110https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QML7F/2/acpp_final_para_impress_o.pdf.txteec273a4164ffcf0a260d2c64e1b7136MD521843/VRNS-9QML7F2019-11-14 08:57:25.878oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QML7FRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:57:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tiro ao alvo: jogo e ideias de adição na Educação Infantil
title Tiro ao alvo: jogo e ideias de adição na Educação Infantil
spellingShingle Tiro ao alvo: jogo e ideias de adição na Educação Infantil
Cristiane Vivian dos Santos Rosa
Matemática
Adição
Educação Infantil
Jogo
Matematica  Estudo e ensino
Jogos educativos
Educação pre-escolar
title_short Tiro ao alvo: jogo e ideias de adição na Educação Infantil
title_full Tiro ao alvo: jogo e ideias de adição na Educação Infantil
title_fullStr Tiro ao alvo: jogo e ideias de adição na Educação Infantil
title_full_unstemmed Tiro ao alvo: jogo e ideias de adição na Educação Infantil
title_sort Tiro ao alvo: jogo e ideias de adição na Educação Infantil
author Cristiane Vivian dos Santos Rosa
author_facet Cristiane Vivian dos Santos Rosa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vanessa Sena Tomaz
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Paula Resende Adelino
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristiane Vivian dos Santos Rosa
contributor_str_mv Vanessa Sena Tomaz
Paula Resende Adelino
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Adição
Educação Infantil
Jogo
topic Matemática
Adição
Educação Infantil
Jogo
Matematica  Estudo e ensino
Jogos educativos
Educação pre-escolar
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Matematica  Estudo e ensino
Jogos educativos
Educação pre-escolar
description Este trabalho abordou o uso do Jogo Tiro ao Alvo III para exploração das ideias de adição na Educação Infantil, com uma turma de crianças de 4 anos. O jogo é considerado neste trabalho uma ferramenta que associada a resolução de problemas pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades aritméticas pelas crianças. O jogo Tiro ao Alvo III foi aplicado em 3 etapas. A primeira foi para conhecimento e formulação das regras do jogo. A segunda foi o momento em que as crianças colocaram em prática as regras construídas coletivamente e jogaram mais livremente. Na terceira etapa foi feita a análise das jogadas a partir de problemas orais elaborados pela professora. Ao discutir as jogadas e os resultados obtidos as crianças resolviam problemas aritméticos foi possível perceber que as crianças utilizavam diferentes raciocínios que expressam ideias de adição como juntar, comparar e completar. O desenvolvimento das atividades com o jogo Tiro ao alvo III mostrou possibilidades de introduzir na Educação Infantil problemas matemáticos que envolvem operações aritméticas de modo a explorar intuitivamente essas ideias dentro da linguagem infantil.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T10:09:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T10:09:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QML7F
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QML7F
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QML7F/1/acpp_final_para_impress_o.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QML7F/2/acpp_final_para_impress_o.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 71edf70f23496e3b420db46f975c4a39
eec273a4164ffcf0a260d2c64e1b7136
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589192270217216