Tiro ao alvo: jogo e ideias de adição na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QML7F |
Resumo: | Este trabalho abordou o uso do Jogo Tiro ao Alvo III para exploração das ideias de adição na Educação Infantil, com uma turma de crianças de 4 anos. O jogo é considerado neste trabalho uma ferramenta que associada a resolução de problemas pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades aritméticas pelas crianças. O jogo Tiro ao Alvo III foi aplicado em 3 etapas. A primeira foi para conhecimento e formulação das regras do jogo. A segunda foi o momento em que as crianças colocaram em prática as regras construídas coletivamente e jogaram mais livremente. Na terceira etapa foi feita a análise das jogadas a partir de problemas orais elaborados pela professora. Ao discutir as jogadas e os resultados obtidos as crianças resolviam problemas aritméticos foi possível perceber que as crianças utilizavam diferentes raciocínios que expressam ideias de adição como juntar, comparar e completar. O desenvolvimento das atividades com o jogo Tiro ao alvo III mostrou possibilidades de introduzir na Educação Infantil problemas matemáticos que envolvem operações aritméticas de modo a explorar intuitivamente essas ideias dentro da linguagem infantil. |
id |
UFMG_88d7d8640bbadc685c4c17ead46ba6df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QML7F |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Vanessa Sena TomazPaula Resende AdelinoCristiane Vivian dos Santos Rosa2019-08-10T10:09:55Z2019-08-10T10:09:55Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QML7FEste trabalho abordou o uso do Jogo Tiro ao Alvo III para exploração das ideias de adição na Educação Infantil, com uma turma de crianças de 4 anos. O jogo é considerado neste trabalho uma ferramenta que associada a resolução de problemas pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades aritméticas pelas crianças. O jogo Tiro ao Alvo III foi aplicado em 3 etapas. A primeira foi para conhecimento e formulação das regras do jogo. A segunda foi o momento em que as crianças colocaram em prática as regras construídas coletivamente e jogaram mais livremente. Na terceira etapa foi feita a análise das jogadas a partir de problemas orais elaborados pela professora. Ao discutir as jogadas e os resultados obtidos as crianças resolviam problemas aritméticos foi possível perceber que as crianças utilizavam diferentes raciocínios que expressam ideias de adição como juntar, comparar e completar. O desenvolvimento das atividades com o jogo Tiro ao alvo III mostrou possibilidades de introduzir na Educação Infantil problemas matemáticos que envolvem operações aritméticas de modo a explorar intuitivamente essas ideias dentro da linguagem infantil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatematica Estudo e ensinoJogos educativosEducação pre-escolarMatemáticaAdiçãoEducação InfantilJogoTiro ao alvo: jogo e ideias de adição na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALacpp_final_para_impress_o.pdfapplication/pdf708986https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QML7F/1/acpp_final_para_impress_o.pdf71edf70f23496e3b420db46f975c4a39MD51TEXTacpp_final_para_impress_o.pdf.txtacpp_final_para_impress_o.pdf.txtExtracted texttext/plain47110https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QML7F/2/acpp_final_para_impress_o.pdf.txteec273a4164ffcf0a260d2c64e1b7136MD521843/VRNS-9QML7F2019-11-14 08:57:25.878oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QML7FRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:57:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tiro ao alvo: jogo e ideias de adição na Educação Infantil |
title |
Tiro ao alvo: jogo e ideias de adição na Educação Infantil |
spellingShingle |
Tiro ao alvo: jogo e ideias de adição na Educação Infantil Cristiane Vivian dos Santos Rosa Matemática Adição Educação Infantil Jogo Matematica Estudo e ensino Jogos educativos Educação pre-escolar |
title_short |
Tiro ao alvo: jogo e ideias de adição na Educação Infantil |
title_full |
Tiro ao alvo: jogo e ideias de adição na Educação Infantil |
title_fullStr |
Tiro ao alvo: jogo e ideias de adição na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Tiro ao alvo: jogo e ideias de adição na Educação Infantil |
title_sort |
Tiro ao alvo: jogo e ideias de adição na Educação Infantil |
author |
Cristiane Vivian dos Santos Rosa |
author_facet |
Cristiane Vivian dos Santos Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vanessa Sena Tomaz |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Paula Resende Adelino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristiane Vivian dos Santos Rosa |
contributor_str_mv |
Vanessa Sena Tomaz Paula Resende Adelino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Adição Educação Infantil Jogo |
topic |
Matemática Adição Educação Infantil Jogo Matematica Estudo e ensino Jogos educativos Educação pre-escolar |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Matematica Estudo e ensino Jogos educativos Educação pre-escolar |
description |
Este trabalho abordou o uso do Jogo Tiro ao Alvo III para exploração das ideias de adição na Educação Infantil, com uma turma de crianças de 4 anos. O jogo é considerado neste trabalho uma ferramenta que associada a resolução de problemas pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades aritméticas pelas crianças. O jogo Tiro ao Alvo III foi aplicado em 3 etapas. A primeira foi para conhecimento e formulação das regras do jogo. A segunda foi o momento em que as crianças colocaram em prática as regras construídas coletivamente e jogaram mais livremente. Na terceira etapa foi feita a análise das jogadas a partir de problemas orais elaborados pela professora. Ao discutir as jogadas e os resultados obtidos as crianças resolviam problemas aritméticos foi possível perceber que as crianças utilizavam diferentes raciocínios que expressam ideias de adição como juntar, comparar e completar. O desenvolvimento das atividades com o jogo Tiro ao alvo III mostrou possibilidades de introduzir na Educação Infantil problemas matemáticos que envolvem operações aritméticas de modo a explorar intuitivamente essas ideias dentro da linguagem infantil. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T10:09:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T10:09:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QML7F |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QML7F |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QML7F/1/acpp_final_para_impress_o.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QML7F/2/acpp_final_para_impress_o.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
71edf70f23496e3b420db46f975c4a39 eec273a4164ffcf0a260d2c64e1b7136 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589192270217216 |