Um parente na estante do museu : etnografia sobre Jorminhot, estátua sagrada dos índios Krenak

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Walison Vasconcelos Pascoal
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/51609
Resumo: Esta tese é uma etnografia sobre Jorminhot, mastro/estátua sagrada dos índios Krenak (macro jê), que se encontra sob a guarda do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém do Pará. Esta estátua foi “coletada” pelo etnólogo Curt Nimuendaju em 1939 no Posto Indígena Guido Marlière, atual Terra Indígena Krenak, leste do estado de Minas Gerais. A pesquisa que fundamenta este trabalho foi construída colaborativamente com algumas lideranças do Povo Krenak, de modo a atender o desejo que tinham de reconhecerem Jorminhot. Pela descrição e análise desta expedição de reconhecimento ao Museu Goeldi, bem como de alguns aspectos das narrativas indígenas, percebe-se que o Museu e os Krenak constroem sentidos divergentes sobre a estátua e sua trajetória, como coleta e roubo, material e espiritual, objeto e parente, réplica e original. Sugere-se que mais do que uma “zona de contato” que coloca em questão significados distintos sobre um objeto, o museu pode ser visto como uma “zona de contato cosmopolítico” dotado de eficácia ritual. Um dos objetivos dos Krenak é obter a restituição da estátua, portanto, essa etnografia busca fornecer elementos para a compreensão da eficácia e significado que os Krenak lhe atribuem.
id UFMG_89cbea79c224841fe6c39d2d9e4914c5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/51609
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Karenina Vieira Andradehttp://lattes.cnpq.br/2951266256051442Alessandro Roberto de OliveiraDiogo Bonadiman GoltaraPaulo Roberto Maia FigueiredoPedro Rocha de Almeida e CastroAndrei Isnardis Hortahttp://lattes.cnpq.br/9503426227321370Walison Vasconcelos Pascoal2023-04-05T13:26:01Z2023-04-05T13:26:01Z2019-06-28http://hdl.handle.net/1843/51609Esta tese é uma etnografia sobre Jorminhot, mastro/estátua sagrada dos índios Krenak (macro jê), que se encontra sob a guarda do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém do Pará. Esta estátua foi “coletada” pelo etnólogo Curt Nimuendaju em 1939 no Posto Indígena Guido Marlière, atual Terra Indígena Krenak, leste do estado de Minas Gerais. A pesquisa que fundamenta este trabalho foi construída colaborativamente com algumas lideranças do Povo Krenak, de modo a atender o desejo que tinham de reconhecerem Jorminhot. Pela descrição e análise desta expedição de reconhecimento ao Museu Goeldi, bem como de alguns aspectos das narrativas indígenas, percebe-se que o Museu e os Krenak constroem sentidos divergentes sobre a estátua e sua trajetória, como coleta e roubo, material e espiritual, objeto e parente, réplica e original. Sugere-se que mais do que uma “zona de contato” que coloca em questão significados distintos sobre um objeto, o museu pode ser visto como uma “zona de contato cosmopolítico” dotado de eficácia ritual. Um dos objetivos dos Krenak é obter a restituição da estátua, portanto, essa etnografia busca fornecer elementos para a compreensão da eficácia e significado que os Krenak lhe atribuem.This thesis is an ethnography on Jorminhot, a sacred post/statue of the Krenak Indians (macro jê), which is under the custody of the Museu Paraense Emílio Goeldi, in Belém do Pará. This statue was "collected" by the ethnologist Curt Nimuendaju in 1939 at the Posto Indígena Guido Marlière, currently Terra Indígena Krenak, in east of Minas Gerais. The research that underlies this work was constructed collaboratively with some leaders of the Krenak People, in order to meet their desire to recognize Jorminhot. By describing and analysing this expedition of recognition to the Museu Goeldi, as well as of some aspects of the indigenous narratives, it becomes clear that the Museum and the Krenak construct divergent senses on the statue and its trajectory, like collection and theft, material and spiritual, object and relative, replica and original. It is suggested that more than a "contact zone" that calls into question different meanings about an “object”, the museum can be seen as a "zone of cosmopolitical contact" endowed with ritual efficacy. One of the aims of the Krenak is to obtain the restitution of the statue, so this ethnography seeks to provide elements for understanding the efficacy and meaning that the Krenak attribute to it.INCT – Instituto nacional de ciência e tecnologia (Antigo Instituto do Milênio)porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em AntropologiaUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessAntropologia - TesesIndígenas da América do Sul - Brasil - TesesÍndios Krenak - TesesEtnologia - TesesKrenakEstátua sagradaMuseu Emílio GoeldiColeção etnográficaRestituição de bens culturaisCurt NimuendajúUm parente na estante do museu : etnografia sobre Jorminhot, estátua sagrada dos índios KrenakA relative on the museum shelf : ethnography about Jorminhot, sacred statue of the Krenak Indiansinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese Walison Vasconcelos Pascoal - Vesão Final.pdfTese Walison Vasconcelos Pascoal - Vesão Final.pdfapplication/pdf4986891https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51609/2/Tese%20Walison%20Vasconcelos%20Pascoal%20-%20Ves%c3%a3o%20Final.pdfaf12f3f8781ae2788cd3871d48e89dc1MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51609/3/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51609/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD541843/516092023-04-05 10:26:01.658oai:repositorio.ufmg.br:1843/51609TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-04-05T13:26:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um parente na estante do museu : etnografia sobre Jorminhot, estátua sagrada dos índios Krenak
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A relative on the museum shelf : ethnography about Jorminhot, sacred statue of the Krenak Indians
title Um parente na estante do museu : etnografia sobre Jorminhot, estátua sagrada dos índios Krenak
spellingShingle Um parente na estante do museu : etnografia sobre Jorminhot, estátua sagrada dos índios Krenak
Walison Vasconcelos Pascoal
Krenak
Estátua sagrada
Museu Emílio Goeldi
Coleção etnográfica
Restituição de bens culturais
Curt Nimuendajú
Antropologia - Teses
Indígenas da América do Sul - Brasil - Teses
Índios Krenak - Teses
Etnologia - Teses
title_short Um parente na estante do museu : etnografia sobre Jorminhot, estátua sagrada dos índios Krenak
title_full Um parente na estante do museu : etnografia sobre Jorminhot, estátua sagrada dos índios Krenak
title_fullStr Um parente na estante do museu : etnografia sobre Jorminhot, estátua sagrada dos índios Krenak
title_full_unstemmed Um parente na estante do museu : etnografia sobre Jorminhot, estátua sagrada dos índios Krenak
title_sort Um parente na estante do museu : etnografia sobre Jorminhot, estátua sagrada dos índios Krenak
author Walison Vasconcelos Pascoal
author_facet Walison Vasconcelos Pascoal
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Karenina Vieira Andrade
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2951266256051442
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alessandro Roberto de Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Diogo Bonadiman Goltara
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Paulo Roberto Maia Figueiredo
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Pedro Rocha de Almeida e Castro
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Andrei Isnardis Horta
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9503426227321370
dc.contributor.author.fl_str_mv Walison Vasconcelos Pascoal
contributor_str_mv Karenina Vieira Andrade
Alessandro Roberto de Oliveira
Diogo Bonadiman Goltara
Paulo Roberto Maia Figueiredo
Pedro Rocha de Almeida e Castro
Andrei Isnardis Horta
dc.subject.por.fl_str_mv Krenak
Estátua sagrada
Museu Emílio Goeldi
Coleção etnográfica
Restituição de bens culturais
Curt Nimuendajú
topic Krenak
Estátua sagrada
Museu Emílio Goeldi
Coleção etnográfica
Restituição de bens culturais
Curt Nimuendajú
Antropologia - Teses
Indígenas da América do Sul - Brasil - Teses
Índios Krenak - Teses
Etnologia - Teses
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Antropologia - Teses
Indígenas da América do Sul - Brasil - Teses
Índios Krenak - Teses
Etnologia - Teses
description Esta tese é uma etnografia sobre Jorminhot, mastro/estátua sagrada dos índios Krenak (macro jê), que se encontra sob a guarda do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém do Pará. Esta estátua foi “coletada” pelo etnólogo Curt Nimuendaju em 1939 no Posto Indígena Guido Marlière, atual Terra Indígena Krenak, leste do estado de Minas Gerais. A pesquisa que fundamenta este trabalho foi construída colaborativamente com algumas lideranças do Povo Krenak, de modo a atender o desejo que tinham de reconhecerem Jorminhot. Pela descrição e análise desta expedição de reconhecimento ao Museu Goeldi, bem como de alguns aspectos das narrativas indígenas, percebe-se que o Museu e os Krenak constroem sentidos divergentes sobre a estátua e sua trajetória, como coleta e roubo, material e espiritual, objeto e parente, réplica e original. Sugere-se que mais do que uma “zona de contato” que coloca em questão significados distintos sobre um objeto, o museu pode ser visto como uma “zona de contato cosmopolítico” dotado de eficácia ritual. Um dos objetivos dos Krenak é obter a restituição da estátua, portanto, essa etnografia busca fornecer elementos para a compreensão da eficácia e significado que os Krenak lhe atribuem.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-05T13:26:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-05T13:26:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/51609
url http://hdl.handle.net/1843/51609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Antropologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51609/2/Tese%20Walison%20Vasconcelos%20Pascoal%20-%20Ves%c3%a3o%20Final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51609/3/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51609/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv af12f3f8781ae2788cd3871d48e89dc1
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589575996604416