Para além dos números: a percepção dos docentes do curso de ciências contábeis de uma instituição pública de ensino superior de Minas Gerais acerca da ética profissional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hudson Júnio Menezes de Andrade
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bruna Camargos Avelino, Débora Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.5380/
http://hdl.handle.net/1843/63542
Resumo: The study of ethicsis a relevant topic in professional conduct. In accounting, conduct guided by the exemption and transparency assists in providing reliable information for the decision-makingof managers, investors from the public and private spheres. Given the importance of the ethical stance in the accountant'sexe rcise, the present research focused ontheacademy, a space where Accounting professionals have theoretical, practical and also ethical training. In this context, the present study aimed to identify the ethical perception of the professors of a Higher Education Institution of Minas Gerais and how these educators work the thematic in the classroom with the students of graduation. The applied methodology was a descriptive and qualitative- quantitative research, carried out through a survey technique, through the application of questionnaires in September 2016. From the data collected, the professors of the Institution of Higher Education that participated in the present research defend that the discussion of the ethics in the academic environment is of substantia l relevance, but that does not need a specific discipline for its approach, being able to do it in a way Interdisciplinary approach.
id UFMG_8a12eda9933c95057207d31dffc25dc7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/63542
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Para além dos números: a percepção dos docentes do curso de ciências contábeis de uma instituição pública de ensino superior de Minas Gerais acerca da ética profissional.Beyond the numbers: the perception of the accounting course professors of a public university of Minas Gerais about professional ethicsÉtica no ensinoÉtica em contabilidadeÉtica ProfissionalContabilidadeÉtica profissionalÉticaThe study of ethicsis a relevant topic in professional conduct. In accounting, conduct guided by the exemption and transparency assists in providing reliable information for the decision-makingof managers, investors from the public and private spheres. Given the importance of the ethical stance in the accountant'sexe rcise, the present research focused ontheacademy, a space where Accounting professionals have theoretical, practical and also ethical training. In this context, the present study aimed to identify the ethical perception of the professors of a Higher Education Institution of Minas Gerais and how these educators work the thematic in the classroom with the students of graduation. The applied methodology was a descriptive and qualitative- quantitative research, carried out through a survey technique, through the application of questionnaires in September 2016. From the data collected, the professors of the Institution of Higher Education that participated in the present research defend that the discussion of the ethics in the academic environment is of substantia l relevance, but that does not need a specific discipline for its approach, being able to do it in a way Interdisciplinary approach.O estudo da ética é um tema relevante na conduta profissional. Na Contabilidade, uma conduta pautada pela isenção e transparência auxilia no fornecimento de informações fidedignas para a tomada de decisões de gestores e investidores das esferas públicas e privadas. Diante da importância da postura ética no exercício profissional do contador, esta pesquisa teve o foco na academia, espaço no qual os profissionais de Contabilidade têm formação teórica, prática e também ética. Nesse contexto, o estudo objetivou identificar a percepção dos docentes de uma Instituição de Ensino Superior de Minas Gerais acerca da ética e como esses educadores trabalham a temática em sala de aula com os alunos de graduação. A metodologia aplicada foi uma pesquisa descritiva, realizada por meio da aplicação de questionários junto aos docentes componentes da amostra no mês de setembro de 2016. A partir dos dados coletados, foi possível verificar que os docentes da Instituição de Ensino Superior que participaram desta pesquisa defendem que a discussão da ética no ambiente acadêmico é de relevância substancial, mas que não necessita de uma disciplina específica para sua abordagem, podendo ela ser feita de forma interdisciplinar .Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISUFMG2024-01-31T13:49:08Z2024-01-31T13:49:08Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://dx.doi.org/10.5380/1984 - 6266http://hdl.handle.net/1843/63542porRC&C. Revista de Contabilidade e ControladoriaHudson Júnio Menezes de AndradeBruna Camargos AvelinoDébora Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-01-31T13:49:08Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/63542Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-01-31T13:49:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Para além dos números: a percepção dos docentes do curso de ciências contábeis de uma instituição pública de ensino superior de Minas Gerais acerca da ética profissional.
Beyond the numbers: the perception of the accounting course professors of a public university of Minas Gerais about professional ethics
title Para além dos números: a percepção dos docentes do curso de ciências contábeis de uma instituição pública de ensino superior de Minas Gerais acerca da ética profissional.
spellingShingle Para além dos números: a percepção dos docentes do curso de ciências contábeis de uma instituição pública de ensino superior de Minas Gerais acerca da ética profissional.
Hudson Júnio Menezes de Andrade
Ética no ensino
Ética em contabilidade
Ética Profissional
Contabilidade
Ética profissional
Ética
title_short Para além dos números: a percepção dos docentes do curso de ciências contábeis de uma instituição pública de ensino superior de Minas Gerais acerca da ética profissional.
title_full Para além dos números: a percepção dos docentes do curso de ciências contábeis de uma instituição pública de ensino superior de Minas Gerais acerca da ética profissional.
title_fullStr Para além dos números: a percepção dos docentes do curso de ciências contábeis de uma instituição pública de ensino superior de Minas Gerais acerca da ética profissional.
title_full_unstemmed Para além dos números: a percepção dos docentes do curso de ciências contábeis de uma instituição pública de ensino superior de Minas Gerais acerca da ética profissional.
title_sort Para além dos números: a percepção dos docentes do curso de ciências contábeis de uma instituição pública de ensino superior de Minas Gerais acerca da ética profissional.
author Hudson Júnio Menezes de Andrade
author_facet Hudson Júnio Menezes de Andrade
Bruna Camargos Avelino
Débora Santos
author_role author
author2 Bruna Camargos Avelino
Débora Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hudson Júnio Menezes de Andrade
Bruna Camargos Avelino
Débora Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ética no ensino
Ética em contabilidade
Ética Profissional
Contabilidade
Ética profissional
Ética
topic Ética no ensino
Ética em contabilidade
Ética Profissional
Contabilidade
Ética profissional
Ética
description The study of ethicsis a relevant topic in professional conduct. In accounting, conduct guided by the exemption and transparency assists in providing reliable information for the decision-makingof managers, investors from the public and private spheres. Given the importance of the ethical stance in the accountant'sexe rcise, the present research focused ontheacademy, a space where Accounting professionals have theoretical, practical and also ethical training. In this context, the present study aimed to identify the ethical perception of the professors of a Higher Education Institution of Minas Gerais and how these educators work the thematic in the classroom with the students of graduation. The applied methodology was a descriptive and qualitative- quantitative research, carried out through a survey technique, through the application of questionnaires in September 2016. From the data collected, the professors of the Institution of Higher Education that participated in the present research defend that the discussion of the ethics in the academic environment is of substantia l relevance, but that does not need a specific discipline for its approach, being able to do it in a way Interdisciplinary approach.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2024-01-31T13:49:08Z
2024-01-31T13:49:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.5380/
1984 - 6266
http://hdl.handle.net/1843/63542
url http://dx.doi.org/10.5380/
http://hdl.handle.net/1843/63542
identifier_str_mv 1984 - 6266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829555148587008