A festa rítmica de Paulo Paulelli: padrões rítmicos, polirritmias e modulações métricas nas conduções do contrabaixista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/53584 |
Resumo: | Neste trabalho, entende-se ser importante compreender como a linha de contrabaixo (elétrico e acústico) é desenvolvida nas conduções de samba no contexto da música instrumental. Sendo o contrabaixo um instrumento de base em diversas formações, suas linhas podem apresentar diferentes abordagens dentro de um determinado gênero musical. À vista disso, decidimos analisar aspectos rítmicos das linhas do contrabaixista Paulo Paulelli, instrumentista de destaque no cenário nacional, com produção contemporânea extremamente relevante ao tema. Foram selecionadas duas gravações do contrabaixista junto ao grupo Trio Corrente. Definimos alguns parâmetros para a seleção das músicas a serem analisadas, os quais conduziram à escolha de Maracangalha (2016), um samba com compasso alternado, além de Amor até o fim (2019), que apresenta diferentes manipulações da sensação do tempo. Com o objetivo de compilar, mapear e analisar o conjunto de elementos rítmicos utilizados por Paulelli, transcrevemos e apontamos alguns padrões recorrentes nas linhas do contrabaixista. Como forma de fundamentar o trabalho, contamos em autores como Hoenig & Weidenmueller (2009, 2012), Carvalho (2006), Syllos & Montanhaur (2003), Souza (2007) e Giffoni (1997). Dessa forma, nossa metodologia se baseou em transcrever nota a nota da linha do contrabaixo, lançando mão do instrumental que nos auxiliou durante esse processo. Destacamos o uso de softwares como Transcribe! e Finale, bem como de um notebook, uma interface de áudio, fones de ouvido de alta fidelidade e um contrabaixo elétrico. Com as análises das transcrições, foi possível identificar padrões rítmicos frequentemente utilizados em conduções de samba, padrões particulares do contrabaixista, além de elementos polirrítmicos, alguns como modulações métricas, core rhythm e core groove. |
id |
UFMG_8a601e6c04ca1764dfc8721aa48a82de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/53584 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernando Martins de Castro Chaibhttp://lattes.cnpq.br/2134782236760988Fausto Borém de OliveiraJosé Alexandre Leme Lopes Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/2072819504613187Eduardo Brasil Pereira Santana2023-05-18T18:17:54Z2023-05-18T18:17:54Z2023-02-23http://hdl.handle.net/1843/53584Neste trabalho, entende-se ser importante compreender como a linha de contrabaixo (elétrico e acústico) é desenvolvida nas conduções de samba no contexto da música instrumental. Sendo o contrabaixo um instrumento de base em diversas formações, suas linhas podem apresentar diferentes abordagens dentro de um determinado gênero musical. À vista disso, decidimos analisar aspectos rítmicos das linhas do contrabaixista Paulo Paulelli, instrumentista de destaque no cenário nacional, com produção contemporânea extremamente relevante ao tema. Foram selecionadas duas gravações do contrabaixista junto ao grupo Trio Corrente. Definimos alguns parâmetros para a seleção das músicas a serem analisadas, os quais conduziram à escolha de Maracangalha (2016), um samba com compasso alternado, além de Amor até o fim (2019), que apresenta diferentes manipulações da sensação do tempo. Com o objetivo de compilar, mapear e analisar o conjunto de elementos rítmicos utilizados por Paulelli, transcrevemos e apontamos alguns padrões recorrentes nas linhas do contrabaixista. Como forma de fundamentar o trabalho, contamos em autores como Hoenig & Weidenmueller (2009, 2012), Carvalho (2006), Syllos & Montanhaur (2003), Souza (2007) e Giffoni (1997). Dessa forma, nossa metodologia se baseou em transcrever nota a nota da linha do contrabaixo, lançando mão do instrumental que nos auxiliou durante esse processo. Destacamos o uso de softwares como Transcribe! e Finale, bem como de um notebook, uma interface de áudio, fones de ouvido de alta fidelidade e um contrabaixo elétrico. Com as análises das transcrições, foi possível identificar padrões rítmicos frequentemente utilizados em conduções de samba, padrões particulares do contrabaixista, além de elementos polirrítmicos, alguns como modulações métricas, core rhythm e core groove.In this work, it is understood that it is important to understand how the bass line (electric and acoustic) is developed in samba conductions in the context of instrumental music. Since the bass is a basic instrument in several formations, its lines can present different approaches within a given musical genre. In view of this, we decided to analyze rhythmic aspects of the lines of bassist Paulo Paulelli, a prominent instrumentalist on the national scene, with contemporary production extremely relevant to the theme. Two recordings of the bass player with the Trio Corrente group were selected. We defined some parameters for the selection of songs to be analyzed, which led to the choice of Maracangalha (2016), a samba with alternating beats, as well as Amor até o fim (2019), which presents different manipulations of the sensation of time. With the aim of compiling, mapping and analyzing the set of rhythmic elements used by Paulelli, we transcribe and point out some recurring patterns in the bassist's lines. As a way of substantiating the work, we relied on authors such as Hoenig & Weidenmueller (2009, 2012), Carvalho (2006), Syllos & Montanhaur (2003), Souza (2007) and Giffoni (1997). Thus, our methodology was based on transcribing the bass line note by note, making use of the instruments that helped us during this process. We highlight the use of software like Transcribe! and Finale, as well as a notebook, an audio interface, high-fidelity headphones and an electric bass. With the analyzes of the transcriptions, it was possible to identify rhythmic patterns frequently used in samba conductions, particular patterns of the bass player, as well as polyrhythmic elements, some like metric modulations, core rhythm and core groove.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAMúsica - Análise, apreciaçãoContrabaixoPaulo PaulelliMétrica e ritmo musicalPaulo PaulelliSambaContrabaixoPolirritmiaModulação métricaA festa rítmica de Paulo Paulelli: padrões rítmicos, polirritmias e modulações métricas nas conduções do contrabaixistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALA festa rítmica de Paulo Paulelli (Eduardo Brasil P. Santana).pdfA festa rítmica de Paulo Paulelli (Eduardo Brasil P. Santana).pdfapplication/pdf13392823https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53584/1/A%20festa%20r%c3%adtmica%20de%20Paulo%20Paulelli%20%28Eduardo%20Brasil%20P.%20Santana%29.pdf29eccf8934e47a9f618173eca0b04537MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53584/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/535842023-05-18 15:17:55.034oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-05-18T18:17:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A festa rítmica de Paulo Paulelli: padrões rítmicos, polirritmias e modulações métricas nas conduções do contrabaixista |
title |
A festa rítmica de Paulo Paulelli: padrões rítmicos, polirritmias e modulações métricas nas conduções do contrabaixista |
spellingShingle |
A festa rítmica de Paulo Paulelli: padrões rítmicos, polirritmias e modulações métricas nas conduções do contrabaixista Eduardo Brasil Pereira Santana Paulo Paulelli Samba Contrabaixo Polirritmia Modulação métrica Música - Análise, apreciação Contrabaixo Paulo Paulelli Métrica e ritmo musical |
title_short |
A festa rítmica de Paulo Paulelli: padrões rítmicos, polirritmias e modulações métricas nas conduções do contrabaixista |
title_full |
A festa rítmica de Paulo Paulelli: padrões rítmicos, polirritmias e modulações métricas nas conduções do contrabaixista |
title_fullStr |
A festa rítmica de Paulo Paulelli: padrões rítmicos, polirritmias e modulações métricas nas conduções do contrabaixista |
title_full_unstemmed |
A festa rítmica de Paulo Paulelli: padrões rítmicos, polirritmias e modulações métricas nas conduções do contrabaixista |
title_sort |
A festa rítmica de Paulo Paulelli: padrões rítmicos, polirritmias e modulações métricas nas conduções do contrabaixista |
author |
Eduardo Brasil Pereira Santana |
author_facet |
Eduardo Brasil Pereira Santana |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fernando Martins de Castro Chaib |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2134782236760988 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fausto Borém de Oliveira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
José Alexandre Leme Lopes Carvalho |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2072819504613187 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eduardo Brasil Pereira Santana |
contributor_str_mv |
Fernando Martins de Castro Chaib Fausto Borém de Oliveira José Alexandre Leme Lopes Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paulo Paulelli Samba Contrabaixo Polirritmia Modulação métrica |
topic |
Paulo Paulelli Samba Contrabaixo Polirritmia Modulação métrica Música - Análise, apreciação Contrabaixo Paulo Paulelli Métrica e ritmo musical |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Música - Análise, apreciação Contrabaixo Paulo Paulelli Métrica e ritmo musical |
description |
Neste trabalho, entende-se ser importante compreender como a linha de contrabaixo (elétrico e acústico) é desenvolvida nas conduções de samba no contexto da música instrumental. Sendo o contrabaixo um instrumento de base em diversas formações, suas linhas podem apresentar diferentes abordagens dentro de um determinado gênero musical. À vista disso, decidimos analisar aspectos rítmicos das linhas do contrabaixista Paulo Paulelli, instrumentista de destaque no cenário nacional, com produção contemporânea extremamente relevante ao tema. Foram selecionadas duas gravações do contrabaixista junto ao grupo Trio Corrente. Definimos alguns parâmetros para a seleção das músicas a serem analisadas, os quais conduziram à escolha de Maracangalha (2016), um samba com compasso alternado, além de Amor até o fim (2019), que apresenta diferentes manipulações da sensação do tempo. Com o objetivo de compilar, mapear e analisar o conjunto de elementos rítmicos utilizados por Paulelli, transcrevemos e apontamos alguns padrões recorrentes nas linhas do contrabaixista. Como forma de fundamentar o trabalho, contamos em autores como Hoenig & Weidenmueller (2009, 2012), Carvalho (2006), Syllos & Montanhaur (2003), Souza (2007) e Giffoni (1997). Dessa forma, nossa metodologia se baseou em transcrever nota a nota da linha do contrabaixo, lançando mão do instrumental que nos auxiliou durante esse processo. Destacamos o uso de softwares como Transcribe! e Finale, bem como de um notebook, uma interface de áudio, fones de ouvido de alta fidelidade e um contrabaixo elétrico. Com as análises das transcrições, foi possível identificar padrões rítmicos frequentemente utilizados em conduções de samba, padrões particulares do contrabaixista, além de elementos polirrítmicos, alguns como modulações métricas, core rhythm e core groove. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-18T18:17:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-18T18:17:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/53584 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/53584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53584/1/A%20festa%20r%c3%adtmica%20de%20Paulo%20Paulelli%20%28Eduardo%20Brasil%20P.%20Santana%29.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53584/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
29eccf8934e47a9f618173eca0b04537 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589483924291584 |