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Francisco Coelho dos SantosThiago Antonio de Oliveira Sa2019-08-10T14:30:17Z2019-08-10T14:30:17Z2010-05-07http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8TFHXLOs objetivos deste trabalho foram caracterizar a ascensão social do samba, enfatizando-se os fatores que proporcionaram ganho de visibilidade e de aceitação deste estilo musical entre as classes médias e altas, e apontar um comportamento cultural aparentemente contraditório, do interesse destes segmentos por um ritmo oriundo das camadas pobres da população da cidade do Rio de Janeiro. Para isso, procedeu-se a um levantamento bibliográfico sobre a história do samba no Brasil ao longo do século XX. Concluiu-se que o samba, (1) enquanto preferência musical, não é referência de posicionamento dos indivíduos no espaço social, dado que é preferência comum; que (2) apesar de criação de classes subalternas, não é uma imitação da cultura dominante e sim um processo criativo independente; que (3) ele inverte a direção da apropriação que grupos hierarquicamente dispostos fazem da cultura uns dos outros e que, finalmente, (4) embaça fronteiras do gosto de classes ao contribuir para o ecletismo nas preferências musicais.The aims of this work were featuring samba's social ascension, emphasizing the factors that made that musical style become visible and attractive to high and medium classes, and pointing out a seemingly contradictory cultural behavior, that is, those classes' interest in a kind of music made by poor levels of Rio de Janeiro's population. A bibliographic research on samba's History in XX Century Brazil was taken in order to pursuit these two objectives. It's possible to state that samba (1) as a musical preference, isn't a proper representative clue of individuals' social position, because it turned out to be commonplace among classes' consumption; (2) although it was made up by the lowest classes, samba isn't an imitation of dominant culture, but an independent culture-making process; (3) samba inverts the way hierarchically-situated groups pick culture from each other and (4) make symbolic class boundaries unclear, once it contributes for eclectic musical preferences.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSociologiaSamba História BrasilCulturaClasses sociaisConsumo CulturalSambaClasses SociaisQuem não gosta de samba, bom sujeito não é: consumo e apropriação culturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_thiago_pdf.pdfapplication/pdf656376https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8TFHXL/1/disserta__o_thiago_pdf.pdfd432830948cdbb886f80c729db5fa605MD51TEXTdisserta__o_thiago_pdf.pdf.txtdisserta__o_thiago_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain217096https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8TFHXL/2/disserta__o_thiago_pdf.pdf.txt61a673d8c36d7695185c205e796d959dMD521843/BUOS-8TFHXL2019-11-14 09:38:34.661oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8TFHXLRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:38:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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