Degradação de madeiras por fungos: aspectos biotecnológias e de biorremediação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagner Ferreira Pinto
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RPGD5
Resumo: Os microrganismos estão dispersos no meio ambiente ocupando os mais diferentes habitats, alguns mais hostis e outros mais amenos, se alimentando e estabelecendo simbiose com os mais diversos organismos. Durante o seu metabolismo os microrganismos produzem diversos metabólitos que desempenham papéis fundamentais em seu ciclo de vida. Por ocuparem alguns nichos peculiares os fungos possuem a habilidade de superar certas dificuldades na obtenção de seu alimento e na manutenção da vida. Os fungos que decompõem a madeira possuem um potente arsenal enzimático capaz de degradar a lignina e também a celulose,que são compostos bastante resistentes e necessitam de enzimas poderosas para sua decomposição. Enzimas produzidas por fungos, entre os quais o Phanerochaete chrysosporium, um dos mais estudados, podem ser utilizadas em processos industriais diversos. As lignina peroxidases e manganês peroxidases, entre outras, podem ser úteis para a descontaminação do solo e água, descontaminação por explosivos, óleo diesel, efluentes têxteis, além de sua utilização na alimentação animal, onde estas enzimas aumentam a digestibilidade do alimento, como demonstram vários estudos. A utilização de enzimas produzidas pelos fungos que realizam a degradação da madeira, e em particular da lignina, e a degradação de materiais muitas vezes recalcitrantes a métodos convencionais é tema de estudos dessa monografia.
id UFMG_8ad5c7bd4b86924a43cd5d605809a170
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9RPGD5
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Patricia Silva CisalpinoFagner Ferreira Pinto2019-08-12T15:53:53Z2019-08-12T15:53:53Z2006-02-28http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RPGD5Os microrganismos estão dispersos no meio ambiente ocupando os mais diferentes habitats, alguns mais hostis e outros mais amenos, se alimentando e estabelecendo simbiose com os mais diversos organismos. Durante o seu metabolismo os microrganismos produzem diversos metabólitos que desempenham papéis fundamentais em seu ciclo de vida. Por ocuparem alguns nichos peculiares os fungos possuem a habilidade de superar certas dificuldades na obtenção de seu alimento e na manutenção da vida. Os fungos que decompõem a madeira possuem um potente arsenal enzimático capaz de degradar a lignina e também a celulose,que são compostos bastante resistentes e necessitam de enzimas poderosas para sua decomposição. Enzimas produzidas por fungos, entre os quais o Phanerochaete chrysosporium, um dos mais estudados, podem ser utilizadas em processos industriais diversos. As lignina peroxidases e manganês peroxidases, entre outras, podem ser úteis para a descontaminação do solo e água, descontaminação por explosivos, óleo diesel, efluentes têxteis, além de sua utilização na alimentação animal, onde estas enzimas aumentam a digestibilidade do alimento, como demonstram vários estudos. A utilização de enzimas produzidas pelos fungos que realizam a degradação da madeira, e em particular da lignina, e a degradação de materiais muitas vezes recalcitrantes a métodos convencionais é tema de estudos dessa monografia.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMicrobiologiaMadeiraFungosBiodegradaçãoMicrobiologiaDegradação de madeiras por fungos: aspectos biotecnológias e de biorremediaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia___fagner.pdfapplication/pdf669251https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RPGD5/1/monografia___fagner.pdf3ccd209df8541326ee45758dbc6fa947MD51TEXTmonografia___fagner.pdf.txtmonografia___fagner.pdf.txtExtracted texttext/plain63172https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RPGD5/2/monografia___fagner.pdf.txt36079f93a93843d36ad817d063feb5aaMD521843/BUOS-9RPGD52019-11-14 18:28:33.208oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9RPGD5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:28:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Degradação de madeiras por fungos: aspectos biotecnológias e de biorremediação
title Degradação de madeiras por fungos: aspectos biotecnológias e de biorremediação
spellingShingle Degradação de madeiras por fungos: aspectos biotecnológias e de biorremediação
Fagner Ferreira Pinto
Microbiologia
Microbiologia
Madeira
Fungos
Biodegradação
title_short Degradação de madeiras por fungos: aspectos biotecnológias e de biorremediação
title_full Degradação de madeiras por fungos: aspectos biotecnológias e de biorremediação
title_fullStr Degradação de madeiras por fungos: aspectos biotecnológias e de biorremediação
title_full_unstemmed Degradação de madeiras por fungos: aspectos biotecnológias e de biorremediação
title_sort Degradação de madeiras por fungos: aspectos biotecnológias e de biorremediação
author Fagner Ferreira Pinto
author_facet Fagner Ferreira Pinto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Patricia Silva Cisalpino
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagner Ferreira Pinto
contributor_str_mv Patricia Silva Cisalpino
dc.subject.por.fl_str_mv Microbiologia
topic Microbiologia
Microbiologia
Madeira
Fungos
Biodegradação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Microbiologia
Madeira
Fungos
Biodegradação
description Os microrganismos estão dispersos no meio ambiente ocupando os mais diferentes habitats, alguns mais hostis e outros mais amenos, se alimentando e estabelecendo simbiose com os mais diversos organismos. Durante o seu metabolismo os microrganismos produzem diversos metabólitos que desempenham papéis fundamentais em seu ciclo de vida. Por ocuparem alguns nichos peculiares os fungos possuem a habilidade de superar certas dificuldades na obtenção de seu alimento e na manutenção da vida. Os fungos que decompõem a madeira possuem um potente arsenal enzimático capaz de degradar a lignina e também a celulose,que são compostos bastante resistentes e necessitam de enzimas poderosas para sua decomposição. Enzimas produzidas por fungos, entre os quais o Phanerochaete chrysosporium, um dos mais estudados, podem ser utilizadas em processos industriais diversos. As lignina peroxidases e manganês peroxidases, entre outras, podem ser úteis para a descontaminação do solo e água, descontaminação por explosivos, óleo diesel, efluentes têxteis, além de sua utilização na alimentação animal, onde estas enzimas aumentam a digestibilidade do alimento, como demonstram vários estudos. A utilização de enzimas produzidas pelos fungos que realizam a degradação da madeira, e em particular da lignina, e a degradação de materiais muitas vezes recalcitrantes a métodos convencionais é tema de estudos dessa monografia.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T15:53:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T15:53:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RPGD5
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RPGD5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RPGD5/1/monografia___fagner.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RPGD5/2/monografia___fagner.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ccd209df8541326ee45758dbc6fa947
36079f93a93843d36ad817d063feb5aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589509818875904