spelling |
Heloisa Maria BarbosaGuilherme de castro LeivaRonaldo Guimaraes GouveaEnderson Fabian de Carvalho2019-08-09T23:52:21Z2019-08-09T23:52:21Z2013-11-28http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RWJUZProjetos para instalação de ciclovias em áreas de grande concentração de veículos se tornam propostas atraentes para incentivar a utilização de meios alternativos em substituição ao automóvel visando à melhoria do sistema viário e principalmente incentivar o uso de veículos não motorizados para o deslocamento de pessoas dentro dos grandes centros. Entretanto, embora sejam significativos os benefícios esperados com o desenvolvimento destes projetos, a população presente na região da ciclovia nem sempre conhece ou está de acordo com as premissas de implantação. Este trabalho tem como objetivo analisar a aceitabilidade do comércio da região da Savassi/Funcionários na cidade de Belo Horizonte/MG/Brasil, quanto à implantação de uma ciclovia na região, evidenciando se os benefícios desta implantação são conhecidos pelos usuários que poderão ter seus hábitos modificados em virtude do incentivo ao uso da bicicleta. O trabalho utilizou como referência principal, o Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades do Ministério das Cidades (2007), objetivando evidenciar as características essenciais para o desenvolvimento de projetos cicloviários no cenário brasileiro. O método aplicado para verificar a aceitabilidade consistiu na elaboração de uma pesquisa de natureza exploratória qualitativa objetivando conhecer a percepção dos comerciantes presentes na região de implantação da ciclovia. O resultado obtido demonstra que 92,5% dos pesquisados não conheciam detalhes do projeto da ciclovia e que 51,1% mencionaram que a ciclovia apresentou um impacto negativo para o comércio local. Isto constitui informações importantes para o auxílio aos planejadores de mobilidade urbana na tomada de decisões. As observações apresentadas podem originar uma base para o desenvolvimento de novos estudos com o objetivo de minimizar possíveis impactos para a população bem como maximizar o nível de conscientização quanto aos benefícios da utilização de meios alternativos de transportes.Projects for the installation of bike lanes in areas of high concentration of vehicles become attractive proposals to encourage the use of alternative means to replace the car aiming at the improvement of the road system and especially encourage the use of non-motorized vehicles for moving people within large centers. However, although significant with the expected development benefits of these projects, the population in this region does not always know or bike path is in accordance with the premises deployment. This study aims to examine the acceptability of the region's trade Savassi-Funcionários in the city of Belo Horizonte-MG-Brazil, regarding the implementation of a bike path in the region, highlighting the benefits of this implementation are known by users who may have their habits modified due to the encouragement of bicycle use. During the study, it was used as a main reference, the Bicycle Mobility Plan for the Cities of the Ministry of Cities (2007), aiming to highlight the essential features for bike lanes developing projects in the Brazilian scenario. The method used to verify the acceptability consisted in developing a qualitative exploratory research, aimed at understanding the perceptions of traders in the region of new bike path. The result shows that 92.5% of respondents did not know the details of the project cycle path and 51.1% mentioned that the bikeway had a negative impact on local businesses. This is providing important information for the assistance to urban mobility planners in making decisions. The observations can give a basis for the development of new studies aiming to minimize potential impacts to the population as well as maximizing the level of awareness of the benefits of using alternative means of transport.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia de transportesPercepçãoCicloviasPercepçãoTransporte não motorizadoCicloviasAceitabilidadeAceitabilidade de uma ciclovia sob a ótica do comércio do seu entornoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgeotecniatransportes_endersonfabiancarvalho_dissertacao.pdfapplication/pdf4959065https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RWJUZ/1/geotecniatransportes_endersonfabiancarvalho_dissertacao.pdfc2c5ff26d176fbaf80de6f2b5087ef4fMD51TEXTgeotecniatransportes_endersonfabiancarvalho_dissertacao.pdf.txtgeotecniatransportes_endersonfabiancarvalho_dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain277764https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RWJUZ/2/geotecniatransportes_endersonfabiancarvalho_dissertacao.pdf.txtfd4e218d0e2a0680940410eacc6a9045MD521843/BUOS-9RWJUZ2020-01-30 17:02:37.363oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9RWJUZRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-30T20:02:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|