Intervenção educativa em pacientes hipertensos e diabéticos no município Araçaí- Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leyanis Napoles Reyna
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/33611
Resumo: A alta incidência e prevalência das doenças crônicas não transmissíveis como Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus na Atenção Primaria de Saúde constituem hoje atendimento prioritário para reduzir as morbimortalidade por tais doenças. É uma necessidade da atual proposta de intervenção na equipe da Estratégia Saúde da Família “Ação e Vida” no município Araçaí/MG. Elaborar um projeto de intervenção para melhorar a adesão ao tratamento em pacientes diabéticos e hipertensos que apresentam alto risco de complicações no seu quadro clínico. Resultou prioridade de realizar este trabalho, e se relaciona com o fato de que na área de abrangência do município se encontraram cadastrados e diagnosticados um elevado número de pacientes hipertensos e diabéticos, com alto risco de terem complicações em seu quadro clínico. Pelo diagnóstico situacional de saúde foram selecionados os principais problemas que afetam nossa população e o fator que ressaltou em nosso trabalho foi à falta de adesão ao tratamento médico. Iniciou-se as leituras das bibliografias relacionadas com o tema para a elaboração do projeto de intervenção utilizando o Método do Planejamento Estratégico Situacional – PES. Segundo análise da Equipe de Saúde da Família é possível realizar ações educativas que possam solucionar essas dificuldades nos pacientes alvos que apresentam risco de complicações em seu quadro clínico. Na descrição e explicação do problema escolhido como “nós críticos” foram prioritariamente: processo de trabalho da equipe, orientações inadequadas e dificuldade de entendimento das orientações e prescrições por parte dos pacientes. Foi realizado um plano de ação para eliminar estes critérios escolhidos.
id UFMG_8b843f25edb4c0d91358b8acfccfc489
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/33611
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Intervenção educativa em pacientes hipertensos e diabéticos no município Araçaí- Minas GeraisHipertensãoDiabetes MellitusEstratégia Saúde da FamíliaAtenção Primária à SaúdeHipertensãoDiabetes MellitusEstratégia Saúde da FamíliaAtenção Primária à SaúdeA alta incidência e prevalência das doenças crônicas não transmissíveis como Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus na Atenção Primaria de Saúde constituem hoje atendimento prioritário para reduzir as morbimortalidade por tais doenças. É uma necessidade da atual proposta de intervenção na equipe da Estratégia Saúde da Família “Ação e Vida” no município Araçaí/MG. Elaborar um projeto de intervenção para melhorar a adesão ao tratamento em pacientes diabéticos e hipertensos que apresentam alto risco de complicações no seu quadro clínico. Resultou prioridade de realizar este trabalho, e se relaciona com o fato de que na área de abrangência do município se encontraram cadastrados e diagnosticados um elevado número de pacientes hipertensos e diabéticos, com alto risco de terem complicações em seu quadro clínico. Pelo diagnóstico situacional de saúde foram selecionados os principais problemas que afetam nossa população e o fator que ressaltou em nosso trabalho foi à falta de adesão ao tratamento médico. Iniciou-se as leituras das bibliografias relacionadas com o tema para a elaboração do projeto de intervenção utilizando o Método do Planejamento Estratégico Situacional – PES. Segundo análise da Equipe de Saúde da Família é possível realizar ações educativas que possam solucionar essas dificuldades nos pacientes alvos que apresentam risco de complicações em seu quadro clínico. Na descrição e explicação do problema escolhido como “nós críticos” foram prioritariamente: processo de trabalho da equipe, orientações inadequadas e dificuldade de entendimento das orientações e prescrições por parte dos pacientes. Foi realizado um plano de ação para eliminar estes critérios escolhidos.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMCurso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da FamíliaUFMGEdinalva Neves Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/7166742578587913Leyanis Napoles Reyna2020-06-10T15:11:16Z2020-06-10T15:11:16Z2016-11-08Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/33611porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2020-06-10T15:11:16Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/33611Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2020-06-10T15:11:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção educativa em pacientes hipertensos e diabéticos no município Araçaí- Minas Gerais
title Intervenção educativa em pacientes hipertensos e diabéticos no município Araçaí- Minas Gerais
spellingShingle Intervenção educativa em pacientes hipertensos e diabéticos no município Araçaí- Minas Gerais
Leyanis Napoles Reyna
Hipertensão
Diabetes Mellitus
Estratégia Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Hipertensão
Diabetes Mellitus
Estratégia Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
title_short Intervenção educativa em pacientes hipertensos e diabéticos no município Araçaí- Minas Gerais
title_full Intervenção educativa em pacientes hipertensos e diabéticos no município Araçaí- Minas Gerais
title_fullStr Intervenção educativa em pacientes hipertensos e diabéticos no município Araçaí- Minas Gerais
title_full_unstemmed Intervenção educativa em pacientes hipertensos e diabéticos no município Araçaí- Minas Gerais
title_sort Intervenção educativa em pacientes hipertensos e diabéticos no município Araçaí- Minas Gerais
author Leyanis Napoles Reyna
author_facet Leyanis Napoles Reyna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Edinalva Neves Nascimento
http://lattes.cnpq.br/7166742578587913
dc.contributor.author.fl_str_mv Leyanis Napoles Reyna
dc.subject.por.fl_str_mv Hipertensão
Diabetes Mellitus
Estratégia Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Hipertensão
Diabetes Mellitus
Estratégia Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
topic Hipertensão
Diabetes Mellitus
Estratégia Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Hipertensão
Diabetes Mellitus
Estratégia Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
description A alta incidência e prevalência das doenças crônicas não transmissíveis como Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus na Atenção Primaria de Saúde constituem hoje atendimento prioritário para reduzir as morbimortalidade por tais doenças. É uma necessidade da atual proposta de intervenção na equipe da Estratégia Saúde da Família “Ação e Vida” no município Araçaí/MG. Elaborar um projeto de intervenção para melhorar a adesão ao tratamento em pacientes diabéticos e hipertensos que apresentam alto risco de complicações no seu quadro clínico. Resultou prioridade de realizar este trabalho, e se relaciona com o fato de que na área de abrangência do município se encontraram cadastrados e diagnosticados um elevado número de pacientes hipertensos e diabéticos, com alto risco de terem complicações em seu quadro clínico. Pelo diagnóstico situacional de saúde foram selecionados os principais problemas que afetam nossa população e o fator que ressaltou em nosso trabalho foi à falta de adesão ao tratamento médico. Iniciou-se as leituras das bibliografias relacionadas com o tema para a elaboração do projeto de intervenção utilizando o Método do Planejamento Estratégico Situacional – PES. Segundo análise da Equipe de Saúde da Família é possível realizar ações educativas que possam solucionar essas dificuldades nos pacientes alvos que apresentam risco de complicações em seu quadro clínico. Na descrição e explicação do problema escolhido como “nós críticos” foram prioritariamente: processo de trabalho da equipe, orientações inadequadas e dificuldade de entendimento das orientações e prescrições por parte dos pacientes. Foi realizado um plano de ação para eliminar estes critérios escolhidos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-08
2020-06-10T15:11:16Z
2020-06-10T15:11:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/33611
url http://hdl.handle.net/1843/33611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829650881478656