A construção do conceito de ego da segunda tópica freudiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriela Miranda Vilaça
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/32225
Resumo: A teoria psicanalítica apresenta ao longo do seu desenvolvimento contradições, modificações, ampliações e rupturas, sendo que há dois momentos fundamentais que marcam a sua trajetória: a apresentação do segundo dualismo pulsional e da segunda tópica. Nesta última, Freud descreve três instâncias – id, ego e superego – que passam a compor o aparelho mental. Para melhor compreender a concepção freudiana sobre subjetividade, neste trabalho investiga-se a construção do conceito de ego da segunda tópica apresentada no texto O ego e o id. A hipótese trabalhada é que esse conceito possui fundamentos presentes em textos anteriores, como no texto “Sobre o narcisismo: uma introdução” e Psicologia de grupo e a análise do ego que foram examinados nesse trabalho. No primeiro texto, procurou-se compreender os conceitos de narcisismo, de investimento libidinal e de ideal do ego. Em Psicologia de grupo e a análise do ego explorou-se a conceituação de identificação e o aprofundamento da compreensão freudiana sobre o ideal do ego. A partir disso, foi trabalhado o conceito de ego no texto O ego e o id, procurando apreender a sua formulação. Observou-se que uma parte do que foi apresentado neste último texto tem correlação com conceitos e perspectivas presentes nos textos anteriores. Entretanto, há concepções que não estabelecem relação direta com os conceitos presentes neles. Questiona-se, então, se há duas conceituações distintas de ego na apresentação da segunda tópica ou se há conceitos em outros textos de Freud que permitem uma compreensão mais abrangente do conceito de ego. Esses questionamentos serão abordados em trabalhos futuros.
id UFMG_8bc11ba38f2743eec68b2f52ae830076
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/32225
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling A construção do conceito de ego da segunda tópica freudianaEgoPsicanáliseSegunda tópica freudianaA teoria psicanalítica apresenta ao longo do seu desenvolvimento contradições, modificações, ampliações e rupturas, sendo que há dois momentos fundamentais que marcam a sua trajetória: a apresentação do segundo dualismo pulsional e da segunda tópica. Nesta última, Freud descreve três instâncias – id, ego e superego – que passam a compor o aparelho mental. Para melhor compreender a concepção freudiana sobre subjetividade, neste trabalho investiga-se a construção do conceito de ego da segunda tópica apresentada no texto O ego e o id. A hipótese trabalhada é que esse conceito possui fundamentos presentes em textos anteriores, como no texto “Sobre o narcisismo: uma introdução” e Psicologia de grupo e a análise do ego que foram examinados nesse trabalho. No primeiro texto, procurou-se compreender os conceitos de narcisismo, de investimento libidinal e de ideal do ego. Em Psicologia de grupo e a análise do ego explorou-se a conceituação de identificação e o aprofundamento da compreensão freudiana sobre o ideal do ego. A partir disso, foi trabalhado o conceito de ego no texto O ego e o id, procurando apreender a sua formulação. Observou-se que uma parte do que foi apresentado neste último texto tem correlação com conceitos e perspectivas presentes nos textos anteriores. Entretanto, há concepções que não estabelecem relação direta com os conceitos presentes neles. Questiona-se, então, se há duas conceituações distintas de ego na apresentação da segunda tópica ou se há conceitos em outros textos de Freud que permitem uma compreensão mais abrangente do conceito de ego. Esses questionamentos serão abordados em trabalhos futuros.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIACurso de Especialização em Teoria PsicanalíticaUFMGFabio Roberto Rodrigues Belohttp://lattes.cnpq.br/6662229640588396Gabriela Miranda Vilaça2020-01-27T13:35:07Z2020-01-27T13:35:07Z2019-07-03Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/32225porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2020-01-28T06:32:50Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/32225Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2020-01-28T06:32:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do conceito de ego da segunda tópica freudiana
title A construção do conceito de ego da segunda tópica freudiana
spellingShingle A construção do conceito de ego da segunda tópica freudiana
Gabriela Miranda Vilaça
Ego
Psicanálise
Segunda tópica freudiana
title_short A construção do conceito de ego da segunda tópica freudiana
title_full A construção do conceito de ego da segunda tópica freudiana
title_fullStr A construção do conceito de ego da segunda tópica freudiana
title_full_unstemmed A construção do conceito de ego da segunda tópica freudiana
title_sort A construção do conceito de ego da segunda tópica freudiana
author Gabriela Miranda Vilaça
author_facet Gabriela Miranda Vilaça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fabio Roberto Rodrigues Belo
http://lattes.cnpq.br/6662229640588396
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriela Miranda Vilaça
dc.subject.por.fl_str_mv Ego
Psicanálise
Segunda tópica freudiana
topic Ego
Psicanálise
Segunda tópica freudiana
description A teoria psicanalítica apresenta ao longo do seu desenvolvimento contradições, modificações, ampliações e rupturas, sendo que há dois momentos fundamentais que marcam a sua trajetória: a apresentação do segundo dualismo pulsional e da segunda tópica. Nesta última, Freud descreve três instâncias – id, ego e superego – que passam a compor o aparelho mental. Para melhor compreender a concepção freudiana sobre subjetividade, neste trabalho investiga-se a construção do conceito de ego da segunda tópica apresentada no texto O ego e o id. A hipótese trabalhada é que esse conceito possui fundamentos presentes em textos anteriores, como no texto “Sobre o narcisismo: uma introdução” e Psicologia de grupo e a análise do ego que foram examinados nesse trabalho. No primeiro texto, procurou-se compreender os conceitos de narcisismo, de investimento libidinal e de ideal do ego. Em Psicologia de grupo e a análise do ego explorou-se a conceituação de identificação e o aprofundamento da compreensão freudiana sobre o ideal do ego. A partir disso, foi trabalhado o conceito de ego no texto O ego e o id, procurando apreender a sua formulação. Observou-se que uma parte do que foi apresentado neste último texto tem correlação com conceitos e perspectivas presentes nos textos anteriores. Entretanto, há concepções que não estabelecem relação direta com os conceitos presentes neles. Questiona-se, então, se há duas conceituações distintas de ego na apresentação da segunda tópica ou se há conceitos em outros textos de Freud que permitem uma compreensão mais abrangente do conceito de ego. Esses questionamentos serão abordados em trabalhos futuros.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-03
2020-01-27T13:35:07Z
2020-01-27T13:35:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/32225
url http://hdl.handle.net/1843/32225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829593363939328