Imagens da infância: brincadeira, brinquedo e cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Levindo Diniz Carvalho
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MMSC-7DZHFH
Resumo: Neste trabalho, descreve-se e analisa-se o repertório de brinquedos e brincadeiras vivenciadas por crianças indígenas Pataxós (MG) e crianças moradoras do bairro Taquaril em Belo Horizonte. Interessou-nos compreender como crianças de diferentes contextos socioculturais experienciam a prática da brincadeira, suas dinâmicas e significados. Investigou-se, ainda, que elementos próprios da inserção sociocultural surgem nessa experiência, entendendo o brincar como forma própria de compreensão e apreensão do mundo pelas crianças. As principais referências teóricas deste trabalho são estudos contemporâneos dos campos da sociologia, antropologia e história da infância, voltados para o entendimento da criança como sujeito sócio-histórico e cultural, produtor de uma cultura singular, construída na interação com a cultura adulta. Com base na compreensão de cada contexto sociocultural no qual os diferentes grupos de crianças observados vivem, foi realizada uma investigação sociológica de quotidianos infantis para se apreender o repertório de práticas culturais de cada um dos grupos, suas interações e a produção de sentidos sobre o que fazem. Nesse exercício, assumem destaque os diferentes usos dos espaços e tempos do brincar em cada contexto e as relações estabelecidas com os adultos e elementos da cultura adulta na prática da brincadeira. Da análise das relações entre brincadeiras e brinquedos de diferentes contextos, da cartografia de similaridades, especificidades e, principalmente, da apreensão da dimensão cultural dessa prática, emergem características singulares, universais e sazonais que constituem esse repertório de brinquedos e brincadeiras. Revelam-se ainda, nessas práticas, as condições de se viver a infância, bem como traços indentitários e de pertencimento cultural de cada grupo. Nesse sentido, este trabalho, à medida que busca a compreensão do brincar como linguagem infantil que significa o mundo, contribui para a constituição de um modo de ver da criança em sua singularidade, suas formas de apreender e se relacionar com seus pares e seu entorno, mas, principalmente, para a elaboração das imagens construídas sobre as múltiplas infâncias na contemporaneidade.
id UFMG_8c3e6b83f82da8477eca54b3374fc90c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMSC-7DZHFH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Cristina Soares de GouveaJose Alfredo Oliveira DebortoliJoão AmadoMaria Aparecida Paiva S dos SantosLéa TiribaLevindo Diniz Carvalho2019-08-10T22:17:42Z2019-08-10T22:17:42Z2007-09-21http://hdl.handle.net/1843/MMSC-7DZHFHNeste trabalho, descreve-se e analisa-se o repertório de brinquedos e brincadeiras vivenciadas por crianças indígenas Pataxós (MG) e crianças moradoras do bairro Taquaril em Belo Horizonte. Interessou-nos compreender como crianças de diferentes contextos socioculturais experienciam a prática da brincadeira, suas dinâmicas e significados. Investigou-se, ainda, que elementos próprios da inserção sociocultural surgem nessa experiência, entendendo o brincar como forma própria de compreensão e apreensão do mundo pelas crianças. As principais referências teóricas deste trabalho são estudos contemporâneos dos campos da sociologia, antropologia e história da infância, voltados para o entendimento da criança como sujeito sócio-histórico e cultural, produtor de uma cultura singular, construída na interação com a cultura adulta. Com base na compreensão de cada contexto sociocultural no qual os diferentes grupos de crianças observados vivem, foi realizada uma investigação sociológica de quotidianos infantis para se apreender o repertório de práticas culturais de cada um dos grupos, suas interações e a produção de sentidos sobre o que fazem. Nesse exercício, assumem destaque os diferentes usos dos espaços e tempos do brincar em cada contexto e as relações estabelecidas com os adultos e elementos da cultura adulta na prática da brincadeira. Da análise das relações entre brincadeiras e brinquedos de diferentes contextos, da cartografia de similaridades, especificidades e, principalmente, da apreensão da dimensão cultural dessa prática, emergem características singulares, universais e sazonais que constituem esse repertório de brinquedos e brincadeiras. Revelam-se ainda, nessas práticas, as condições de se viver a infância, bem como traços indentitários e de pertencimento cultural de cada grupo. Nesse sentido, este trabalho, à medida que busca a compreensão do brincar como linguagem infantil que significa o mundo, contribui para a constituição de um modo de ver da criança em sua singularidade, suas formas de apreender e se relacionar com seus pares e seu entorno, mas, principalmente, para a elaboração das imagens construídas sobre as múltiplas infâncias na contemporaneidade.In the present work we describe and analyze the repertory of toys and playing activities experienced by Amerindian Pataxó children of the state of Minas Gerais and also by children living in the Taquaril neighborhood of Belo Horizonte. This study intended to comprehend how children from different sociocultural contexts experience the practices of games, including there dynamics and meanings. We also investigated which elements peculiar to the sociocultural milieu arises from this experience, understanding the act of playing as a typical way of the children to comprehend and apprehend the world. The main theoretical references of this work are contemporary studies in the fields of sociology, anthropology, and childhood history, focused mainly on the understanding of the child as a sociohistorical and cultural actor and producer of a unique culture that is built through the interaction with the adult culture. Based on the comprehension of each sociocultural context in which the different observed groups live, we accomplished a sociological investigation of the child daily routines. This was in order to apprehend the repertory of the cultural practices of each group, there interactions and there generation of meanings about there actions. In this study, prominence is given to the different uses of spaces and time in playing in each sociocultural context, and the relationships established, while playing, with the adults and the elements of the adult culture. From the analyzes of relationships between playing activities and toys of different contexts, from the cartography of similarities, specificities, and, specially, from the apprehension of the cultural dimension of this practice, rises singular, universal and seasonal characteristics, that constitute a repertory of toys and playing activities. It is also revealed, in those practices, the conditions of childhood living, as well as cultural belonging and identity traces of each group. In this sense, this work, as long as it searches to understand playing as a child language that denotes signification to the world, contributes to the establishment of a way of seeing the child in her singularity and in the forms she apprehends and relates itself with her pairs and environment. It also contributes to the elaboration of the built images over the multiple childhoods in the contemporaneity.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGJogos educativosBrinquedos educativosEducaçãoCriançasDiversõesCulturas infantisBrincadeiraInfânciaImagens da infância: brincadeira, brinquedo e culturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALversao_final_compactada_levindo.pdfapplication/pdf4413815https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMSC-7DZHFH/1/versao_final_compactada_levindo.pdf452e0346a4e56069359d6440ca701351MD51TEXTversao_final_compactada_levindo.pdf.txtversao_final_compactada_levindo.pdf.txtExtracted texttext/plain266977https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMSC-7DZHFH/2/versao_final_compactada_levindo.pdf.txt9bc6cf1be642f284444f7c3e50e6415aMD521843/MMSC-7DZHFH2019-11-14 06:02:14.247oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMSC-7DZHFHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:02:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagens da infância: brincadeira, brinquedo e cultura
title Imagens da infância: brincadeira, brinquedo e cultura
spellingShingle Imagens da infância: brincadeira, brinquedo e cultura
Levindo Diniz Carvalho
Culturas infantis
Brincadeira
Infância
Jogos educativos
Brinquedos educativos
Educação
Crianças
Diversões
title_short Imagens da infância: brincadeira, brinquedo e cultura
title_full Imagens da infância: brincadeira, brinquedo e cultura
title_fullStr Imagens da infância: brincadeira, brinquedo e cultura
title_full_unstemmed Imagens da infância: brincadeira, brinquedo e cultura
title_sort Imagens da infância: brincadeira, brinquedo e cultura
author Levindo Diniz Carvalho
author_facet Levindo Diniz Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Cristina Soares de Gouvea
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Jose Alfredo Oliveira Debortoli
dc.contributor.referee1.fl_str_mv João Amado
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Aparecida Paiva S dos Santos
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Léa Tiriba
dc.contributor.author.fl_str_mv Levindo Diniz Carvalho
contributor_str_mv Maria Cristina Soares de Gouvea
Jose Alfredo Oliveira Debortoli
João Amado
Maria Aparecida Paiva S dos Santos
Léa Tiriba
dc.subject.por.fl_str_mv Culturas infantis
Brincadeira
Infância
topic Culturas infantis
Brincadeira
Infância
Jogos educativos
Brinquedos educativos
Educação
Crianças
Diversões
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Jogos educativos
Brinquedos educativos
Educação
Crianças
Diversões
description Neste trabalho, descreve-se e analisa-se o repertório de brinquedos e brincadeiras vivenciadas por crianças indígenas Pataxós (MG) e crianças moradoras do bairro Taquaril em Belo Horizonte. Interessou-nos compreender como crianças de diferentes contextos socioculturais experienciam a prática da brincadeira, suas dinâmicas e significados. Investigou-se, ainda, que elementos próprios da inserção sociocultural surgem nessa experiência, entendendo o brincar como forma própria de compreensão e apreensão do mundo pelas crianças. As principais referências teóricas deste trabalho são estudos contemporâneos dos campos da sociologia, antropologia e história da infância, voltados para o entendimento da criança como sujeito sócio-histórico e cultural, produtor de uma cultura singular, construída na interação com a cultura adulta. Com base na compreensão de cada contexto sociocultural no qual os diferentes grupos de crianças observados vivem, foi realizada uma investigação sociológica de quotidianos infantis para se apreender o repertório de práticas culturais de cada um dos grupos, suas interações e a produção de sentidos sobre o que fazem. Nesse exercício, assumem destaque os diferentes usos dos espaços e tempos do brincar em cada contexto e as relações estabelecidas com os adultos e elementos da cultura adulta na prática da brincadeira. Da análise das relações entre brincadeiras e brinquedos de diferentes contextos, da cartografia de similaridades, especificidades e, principalmente, da apreensão da dimensão cultural dessa prática, emergem características singulares, universais e sazonais que constituem esse repertório de brinquedos e brincadeiras. Revelam-se ainda, nessas práticas, as condições de se viver a infância, bem como traços indentitários e de pertencimento cultural de cada grupo. Nesse sentido, este trabalho, à medida que busca a compreensão do brincar como linguagem infantil que significa o mundo, contribui para a constituição de um modo de ver da criança em sua singularidade, suas formas de apreender e se relacionar com seus pares e seu entorno, mas, principalmente, para a elaboração das imagens construídas sobre as múltiplas infâncias na contemporaneidade.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-09-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T22:17:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T22:17:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/MMSC-7DZHFH
url http://hdl.handle.net/1843/MMSC-7DZHFH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMSC-7DZHFH/1/versao_final_compactada_levindo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMSC-7DZHFH/2/versao_final_compactada_levindo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 452e0346a4e56069359d6440ca701351
9bc6cf1be642f284444f7c3e50e6415a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589344769867776