Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Lucia Gouvea PimentelMaurício Silva GinoMaria Christina de Souza Lima RizziSâmara Oliveira Carbonari Santana2019-08-12T08:05:49Z2019-08-12T08:05:49Z2009-12-22http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8QGGZBCom base em três teorias contemporâneas acerca da cognição Abordagem Triangular proposta por Ana Mae Barbosa (1998), das Metáforas Cognitivas explicitada por Arthur Efland (2002) e da Educação da Atenção, proposta por Tim Ingold ( 2000), são feitas relações com dois projetos realizados em aulas de Arte de uma escola particular de Belo Horizonte MG. As aulas de artes visuais e audiovisuais oferecem subsídios para pluralizar o repertório imagético, cabendo ao professor de Arte ser um agente fundamental na construção da aprendizagem dessa área de conhecimento, na medida em que promove a imaginação e o pensamento reflexivo. A possibilidade de trabalhar com projetos em médio prazo, em que conteúdos específicos de arte sejam contemplados, requer planejamento e flexibilidade, bem como estratégias que garantam o envolvimento dos alunos.Grounding in three contemporary theories about cognition Triangular Approach (BARBOSA, 1998), Cognitive Metaphors (EFLAND, 2002) and Attention Education (INGOLD, 2000) this paper relates two projects developed during Art classes in a private school in Belo Horizonte, MG. The visual and audiovisual arts classes offers support which allows to extend the imagetic repertoire. Given this, the Art teacher plays the role of a fundamental agent throughout the learning construction into this field of knowledge, as far as he or she is concerned with stimulating the imagination and reflexive thought. The possibility of working with midterm projects, in which specific art contents are conceived, demands planning and flexibility as well as strategies which assure the student´s engagement.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPrática de ensino Aspectos psicológicosCogniçãoArte e educação PlanejamentoArte Estudo e ensinoImaginaçãoMetáforasEnsino de arteCogniçãoEducação da atençãoEnsino de arte: entre a imagem e a açãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALensinodeartentreaimagemeacaosamarasantana.pdfapplication/pdf10458683https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8QGGZB/1/ensinodeartentreaimagemeacaosamarasantana.pdf89414edbbbd02e63f9d947661df1cb19MD51TEXTensinodeartentreaimagemeacaosamarasantana.pdf.txtensinodeartentreaimagemeacaosamarasantana.pdf.txtExtracted texttext/plain249711https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8QGGZB/2/ensinodeartentreaimagemeacaosamarasantana.pdf.txtaed93181e0e994b949615957ea688d3bMD521843/JSSS-8QGGZB2019-11-14 13:56:35.427oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8QGGZBRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:56:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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