Avaliação da influência do efeito da idade relativa nas capacidades de tempo de reação e atenção/concentração de futebolistas da categoria Sub 13
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ULNH4 |
Resumo: | O Efeito da Idade Relativa que consiste na vantagem obtida pelo atleta nascido mais próximo ao início do ano de seleção, se mostra uma variável importante para o desenvolvimento de atletas, particularmente devido aos aspectos maturacionais. Objetivou-se avaliar a presença do Efeito da Idade Relativa e se essa variável exerce influência nas capacidades cognitivas em atletas de futebol da categoria sub 13. Para isso, foram avaliadas as capacidades cognitivas de atenção/concentração e tempo de reação de 76 atletas pertencentes a equipes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, por meio do Sistema de Testes de Viena. Esse instrumento computadorizado é capaz de mensurar objetivamente diversas capacidades cognitivas dos indivíduos. Após a coleta, os dados foram agrupados em quatro grupos (Q1, Q2, Q3, Q4), de acordo com o quartil de nascimento dos mesmos. Para a avaliação da presença do Efeito da Idade Relativa, comparou-se o numero de indivíduos em cada quartil por meio do teste de Qui-Quadrado. Para a comparação dos resultados dos testes de cada grupo, utilizou-se o teste Anova one-way, e uma posterior análise de Correlação de Pearson foi feita para a verificação se existiam associações entre as variáveis (Quartil de Nascimento x Resultado no teste). Diferenças significativas foram encontradas na distribuição dos atletas. Não foram encontradas diferenças entre os grupos nos resultados de ambos os testes (Tempo de Reação e Atenção/concentração). Concluiu-se que o quartil de nascimento não reflete um desempenho superior com relação a essas capacidades para atletas de elite, porém uma clara tendência de seleção de atletas de primeiro quartil para a categoria avaliada foi identificada |
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