As percepções de funcionalidade do cluster turístico de Manaus: uma avaliação entre os stakeholders governamentais e empresariais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mario Augusto da Silva Botelho
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BFGYF
Resumo: Este estudo tem como objetivo pesquisar e avaliar as percepções entre os stakeholders pertencentes ao cluster turístico de Manaus em relação à qualidade de serviços prestados entre eles. De forma a verificar se o desempenho competitivo do setor turístico encontra-secomprometido em função das deficiências relacionadas à qualidade de serviços apresentadas pelos componentes do trade turístico do município. O modelo adotado para a mensuração deste resultado foi o de CALGARY apud BENI (1998) por ser um modelo especifico utilizado para avaliar a competitividade do segmento de turismo.Testaram-se algumas das variáveis presentes neste modelo para a elaboração do questionário aplicado entre os stakeholders de forma a facilitar a interpretação e o entendimento quanto aos aspectos de infra-estrutura governamental, confiança, desempenho funcional e parcerias. Foramentrevistados no total dez stakeholders participantes do turismo manauara. Apresentou-se também o modelo SERVQUAL desenvolvido por PARASURAMAN, ZEITHALM e BERRY (1988), explicando a sua funcionalidade e o seu valor reconhecido em pesquisas. As principais conclusões com relação a este trabalho foram: O principal problemaencontrado não está relacionado somente à qualidade de serviços, mas, às dificuldades de relacionamentos entre o governo do estado e o governo municipal. Um outro aspecto observado é que as organizações governamentais do estado e do município possuem dificuldades de ganhar o apoio empresarial devido a não continuidade de projetos e programas anteriores. As dificuldades apresentadas entre os empresários são relativamente menores que os problemas das escala governamental. E ficou comprovado que para viabilizar o desenvolvimento do turismo em Manaus, são necessárias mudanças de postura por parte do governo e empresários de forma a cultivar parcerias e entender que o turismo funciona com a interação entre vários setores.
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