A concepção de educação politécnica em Moçambique: (contradições de um discurso socialista)1983-1992

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonio Cipriano Parafino Goncalves
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85EKMP
Resumo: O presente trabalho expõe, analisa e discute a concepção de educação politécnica e a respectiva fundamentação no Sistema Nacional de Educação de 1oçambique, de acordo com o projeto político defendido pela Frente de Libertação de 1oçambique (FRELIM0), que preconizava a instauração de uma sociedade socialista naquele país. Com base na análise histórico-documental, busca-se compreender a fundamentação dessa concepção de educação em 1arx, Lenin e Gramsci, à luz da concepção de Estado desses pensadores, para se proceder à discussão dessa concepção de educação em 1oçambique. Da análise de dados e do conteúdo das entrevistas, conclui-se que existe uma diferença na fundamentação da concepção de educação politécnica na proposta pedagógica de Moçambique, em relação às propostas sejam de 1arx, Lênin e Gramsci. E com base nessas divergências à luz das ações do Estado moçambicano dirigido pela FRELIMO que se afirma haver uma contradição do discurso socialista em 1oçambique. Por fim, discute-se a pertinência da concepção de educação politécnica, segundo defendida no campo socialista, principalmente em Gramsci, para os atuais rumos da educação e sociedade moçambicanas
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