O programa imagético da Paixão de Cristo das Ordens Terceiras do Carmo: contraponto entre história, iconografia, materiais e técnicas de esculturas devocionais dos séculos XVII-XIX no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/EBAP-BBJPLZ |
Resumo: | Tornar as imagens reais e com suas feições humanizadas foi a característica principal das obras reproduzidas pelo universo dos impérios europeus modernos com a finalidade de disseminar a religião católica no ultramar. Dentre as ordens mendicantes, os carmelitas chegaram ao Brasil na segunda metade do século XVI, amparados pela coroa portuguesa, para uma instalação de conventos e igrejas por todo o território do império. A ordem do Carmo perpetuou de variadas formas a devoção à figura do Jesus Cristo humano refletida na ornamentação dos templos leigos. Fazer parte de uma ordem terceira significava estar em comunhão entre irmãos e condição de sociabilidade para a busca de uma vida edificada. Este trabalho tem como objetivo analisar o programa imagético das esculturas da Paixão de Cristo das ordens terceiras do Carmo do Império português nos seguintes aspectos teórico-práticos: dimensão histórica, iconográfica, usos/funções, técnicas e materiais. Desta maneira, foi realizado um contraponto entre os sodalícios carmelitas brasileiros situados em Salvador e Cachoeira (BA), em São Cristóvão (SE), no Rio de Janeiro (RJ), em São Paulo, Mogi das Cruzes, Itu e Santos (SP) e, por fim, em São João Del Rei, Mariana, Ouro Preto, Diamantina, Serro e Sabará (MG). Esta comparação se fundamenta pela interface de contingências materiais e imateriais à devoção ao Cristo Sofredor e na celebração da procissão do Triunfo. A metodologia aplicada foi o levantamento bibliográfico nas áreas de História, Arte e Iconografia, além da pesquisa documental em arquivos, registro fotográfico e investigação in loco nas localidades delimitadas. Conclui-se que as imagens da Paixão de Cristo foram assimiladas, aclimatadas e acomodadas em virtude das circunstâncias próprias e das necessidades do cotidiano dos fiéis destas ordens terceiras. Esta Tese evidencia que este tipo de acervo escultórico é concebido como fonte de compreensão do mundo dos homens, já que são documentos do viver e das experiências da vida passada e presente. |
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Este trabalho tem como objetivo analisar o programa imagético das esculturas da Paixão de Cristo das ordens terceiras do Carmo do Império português nos seguintes aspectos teórico-práticos: dimensão histórica, iconográfica, usos/funções, técnicas e materiais. Desta maneira, foi realizado um contraponto entre os sodalícios carmelitas brasileiros situados em Salvador e Cachoeira (BA), em São Cristóvão (SE), no Rio de Janeiro (RJ), em São Paulo, Mogi das Cruzes, Itu e Santos (SP) e, por fim, em São João Del Rei, Mariana, Ouro Preto, Diamantina, Serro e Sabará (MG). Esta comparação se fundamenta pela interface de contingências materiais e imateriais à devoção ao Cristo Sofredor e na celebração da procissão do Triunfo. A metodologia aplicada foi o levantamento bibliográfico nas áreas de História, Arte e Iconografia, além da pesquisa documental em arquivos, registro fotográfico e investigação in loco nas localidades delimitadas. Conclui-se que as imagens da Paixão de Cristo foram assimiladas, aclimatadas e acomodadas em virtude das circunstâncias próprias e das necessidades do cotidiano dos fiéis destas ordens terceiras. Esta Tese evidencia que este tipo de acervo escultórico é concebido como fonte de compreensão do mundo dos homens, já que são documentos do viver e das experiências da vida passada e presente.Make the actual images and with its humanized features was the main feature of the works reproduced by the universe of modern european empires with the purpose of spreading the catholic religion overseas. One of the mendicant orders, the carmelites came to Brazil in the second half of the 16th century, supported by the portuguese crown, for an installation of convents and churches throughout the empire. The third order of Carmo perpetuated in many ways the devotion to the figure of human Jesus Christ reflected in ornamentation of the temples. Be a part of a third order meant being in communion among brothers and condition of sociability for the pursuit of a built life. This study aims to analyze the imagery program of sculptures of the Passion of Christ of third orders of Carmo from the portuguese Empire in the following theoretical-practical aspects: historical dimension, iconographic, uses/functions, techniques and materials. In this way, we conducted a counterpoint between the sodalícios carmelites brazilians in Salvador and Cachoeira (BA), in São Cristóvão (SE), in Rio de Janeiro (RJ), São Paulo, Mogi das Cruzes, Itu and Santos (SP) and, finally, in São João Del Rei, Mariana, Ouro Preto, Diamantina, Serro and Sabará (MG). This comparison is based by the interface of material and immaterial contingencies to devotion to the Suffering Christ and in celebration of the triumphal procession. The methodology used was the bibliographic survey in the areas of History, Art and Iconography, apart from documentary research in archives, photographic record and in situ investigation at the localities bounded. It is concluded that the images of the Passion of Christ were assimilated, acclimated and accommodated under the circumstances and the needs of the everyday life of the faithful of these third orders. This Thesis demonstrates that this type of sculptural collection is designed as a source of understanding the world of men, since they are living documents and experiences of past and present life.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte sacra BrasilEsculturaÍdolos e imagens Séc XVII-XIXOrdem Terceira do CarmoPaixão de CristoIconografiaHistóriaEscultura devocionalOrdem Terceira do CarmoTécnicas e materiaisO programa imagético da Paixão de Cristo das Ordens Terceiras do Carmo: contraponto entre história, iconografia, materiais e técnicas de esculturas devocionais dos séculos XVII-XIX no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_final_lia_sipa_ba_brusadin.pdfapplication/pdf20083692https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-BBJPLZ/1/tese_final_lia_sipa_ba_brusadin.pdf82159adaf2ca8932b567df99b76a265dMD51TEXTtese_final_lia_sipa_ba_brusadin.pdf.txttese_final_lia_sipa_ba_brusadin.pdf.txtExtracted texttext/plain939608https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-BBJPLZ/2/tese_final_lia_sipa_ba_brusadin.pdf.txt14e60652f0af6f34ea1352dd8d8dd359MD521843/EBAP-BBJPLZ2019-11-14 03:54:24.387oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-BBJPLZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:54:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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