O programa imagético da Paixão de Cristo das Ordens Terceiras do Carmo: contraponto entre história, iconografia, materiais e técnicas de esculturas devocionais dos séculos XVII-XIX no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lia Sipaúba Proença de Moraes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-BBJPLZ
Resumo: Tornar as imagens reais e com suas feições humanizadas foi a característica principal das obras reproduzidas pelo universo dos impérios europeus modernos com a finalidade de disseminar a religião católica no ultramar. Dentre as ordens mendicantes, os carmelitas chegaram ao Brasil na segunda metade do século XVI, amparados pela coroa portuguesa, para uma instalação de conventos e igrejas por todo o território do império. A ordem do Carmo perpetuou de variadas formas a devoção à figura do Jesus Cristo humano refletida na ornamentação dos templos leigos. Fazer parte de uma ordem terceira significava estar em comunhão entre irmãos e condição de sociabilidade para a busca de uma vida edificada. Este trabalho tem como objetivo analisar o programa imagético das esculturas da Paixão de Cristo das ordens terceiras do Carmo do Império português nos seguintes aspectos teórico-práticos: dimensão histórica, iconográfica, usos/funções, técnicas e materiais. Desta maneira, foi realizado um contraponto entre os sodalícios carmelitas brasileiros situados em Salvador e Cachoeira (BA), em São Cristóvão (SE), no Rio de Janeiro (RJ), em São Paulo, Mogi das Cruzes, Itu e Santos (SP) e, por fim, em São João Del Rei, Mariana, Ouro Preto, Diamantina, Serro e Sabará (MG). Esta comparação se fundamenta pela interface de contingências materiais e imateriais à devoção ao Cristo Sofredor e na celebração da procissão do Triunfo. A metodologia aplicada foi o levantamento bibliográfico nas áreas de História, Arte e Iconografia, além da pesquisa documental em arquivos, registro fotográfico e investigação in loco nas localidades delimitadas. Conclui-se que as imagens da Paixão de Cristo foram assimiladas, aclimatadas e acomodadas em virtude das circunstâncias próprias e das necessidades do cotidiano dos fiéis destas ordens terceiras. Esta Tese evidencia que este tipo de acervo escultórico é concebido como fonte de compreensão do mundo dos homens, já que são documentos do viver e das experiências da vida passada e presente.
id UFMG_8df5bb594ef040190ae60e2f3c7ef468
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-BBJPLZ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Regina Emery QuitesAdalgisa Arantes CamposJose Newton Coelho MenesesMaria Cristina Correia Leandro PereiraMarcia Maria Arcuri SuñerLia Sipaúba Proença de Moraes2019-08-12T02:35:50Z2019-08-12T02:35:50Z2019-02-19http://hdl.handle.net/1843/EBAP-BBJPLZTornar as imagens reais e com suas feições humanizadas foi a característica principal das obras reproduzidas pelo universo dos impérios europeus modernos com a finalidade de disseminar a religião católica no ultramar. Dentre as ordens mendicantes, os carmelitas chegaram ao Brasil na segunda metade do século XVI, amparados pela coroa portuguesa, para uma instalação de conventos e igrejas por todo o território do império. A ordem do Carmo perpetuou de variadas formas a devoção à figura do Jesus Cristo humano refletida na ornamentação dos templos leigos. Fazer parte de uma ordem terceira significava estar em comunhão entre irmãos e condição de sociabilidade para a busca de uma vida edificada. Este trabalho tem como objetivo analisar o programa imagético das esculturas da Paixão de Cristo das ordens terceiras do Carmo do Império português nos seguintes aspectos teórico-práticos: dimensão histórica, iconográfica, usos/funções, técnicas e materiais. Desta maneira, foi realizado um contraponto entre os sodalícios carmelitas brasileiros situados em Salvador e Cachoeira (BA), em São Cristóvão (SE), no Rio de Janeiro (RJ), em São Paulo, Mogi das Cruzes, Itu e Santos (SP) e, por fim, em São João Del Rei, Mariana, Ouro Preto, Diamantina, Serro e Sabará (MG). Esta comparação se fundamenta pela interface de contingências materiais e imateriais à devoção ao Cristo Sofredor e na celebração da procissão do Triunfo. A metodologia aplicada foi o levantamento bibliográfico nas áreas de História, Arte e Iconografia, além da pesquisa documental em arquivos, registro fotográfico e investigação in loco nas localidades delimitadas. Conclui-se que as imagens da Paixão de Cristo foram assimiladas, aclimatadas e acomodadas em virtude das circunstâncias próprias e das necessidades do cotidiano dos fiéis destas ordens terceiras. Esta Tese evidencia que este tipo de acervo escultórico é concebido como fonte de compreensão do mundo dos homens, já que são documentos do viver e das experiências da vida passada e presente.Make the actual images and with its humanized features was the main feature of the works reproduced by the universe of modern european empires with the purpose of spreading the catholic religion overseas. One of the mendicant orders, the carmelites came to Brazil in the second half of the 16th century, supported by the portuguese crown, for an installation of convents and churches throughout the empire. The third order of Carmo perpetuated in many ways the devotion to the figure of human Jesus Christ reflected in ornamentation of the temples. Be a part of a third order meant being in communion among brothers and condition of sociability for the pursuit of a built life. This study aims to analyze the imagery program of sculptures of the Passion of Christ of third orders of Carmo from the portuguese Empire in the following theoretical-practical aspects: historical dimension, iconographic, uses/functions, techniques and materials. In this way, we conducted a counterpoint between the sodalícios carmelites brazilians in Salvador and Cachoeira (BA), in São Cristóvão (SE), in Rio de Janeiro (RJ), São Paulo, Mogi das Cruzes, Itu and Santos (SP) and, finally, in São João Del Rei, Mariana, Ouro Preto, Diamantina, Serro and Sabará (MG). This comparison is based by the interface of material and immaterial contingencies to devotion to the Suffering Christ and in celebration of the triumphal procession. The methodology used was the bibliographic survey in the areas of History, Art and Iconography, apart from documentary research in archives, photographic record and in situ investigation at the localities bounded. It is concluded that the images of the Passion of Christ were assimilated, acclimated and accommodated under the circumstances and the needs of the everyday life of the faithful of these third orders. This Thesis demonstrates that this type of sculptural collection is designed as a source of understanding the world of men, since they are living documents and experiences of past and present life.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte sacra BrasilEsculturaÍdolos e imagens Séc XVII-XIXOrdem Terceira do CarmoPaixão de CristoIconografiaHistóriaEscultura devocionalOrdem Terceira do CarmoTécnicas e materiaisO programa imagético da Paixão de Cristo das Ordens Terceiras do Carmo: contraponto entre história, iconografia, materiais e técnicas de esculturas devocionais dos séculos XVII-XIX no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_final_lia_sipa_ba_brusadin.pdfapplication/pdf20083692https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-BBJPLZ/1/tese_final_lia_sipa_ba_brusadin.pdf82159adaf2ca8932b567df99b76a265dMD51TEXTtese_final_lia_sipa_ba_brusadin.pdf.txttese_final_lia_sipa_ba_brusadin.pdf.txtExtracted texttext/plain939608https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-BBJPLZ/2/tese_final_lia_sipa_ba_brusadin.pdf.txt14e60652f0af6f34ea1352dd8d8dd359MD521843/EBAP-BBJPLZ2019-11-14 03:54:24.387oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-BBJPLZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:54:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O programa imagético da Paixão de Cristo das Ordens Terceiras do Carmo: contraponto entre história, iconografia, materiais e técnicas de esculturas devocionais dos séculos XVII-XIX no Brasil
title O programa imagético da Paixão de Cristo das Ordens Terceiras do Carmo: contraponto entre história, iconografia, materiais e técnicas de esculturas devocionais dos séculos XVII-XIX no Brasil
spellingShingle O programa imagético da Paixão de Cristo das Ordens Terceiras do Carmo: contraponto entre história, iconografia, materiais e técnicas de esculturas devocionais dos séculos XVII-XIX no Brasil
Lia Sipaúba Proença de Moraes
Paixão de Cristo
Iconografia
História
Escultura devocional
Ordem Terceira do Carmo
Técnicas e materiais
Arte sacra Brasil
Escultura
Ídolos e imagens Séc XVII-XIX
Ordem Terceira do Carmo
title_short O programa imagético da Paixão de Cristo das Ordens Terceiras do Carmo: contraponto entre história, iconografia, materiais e técnicas de esculturas devocionais dos séculos XVII-XIX no Brasil
title_full O programa imagético da Paixão de Cristo das Ordens Terceiras do Carmo: contraponto entre história, iconografia, materiais e técnicas de esculturas devocionais dos séculos XVII-XIX no Brasil
title_fullStr O programa imagético da Paixão de Cristo das Ordens Terceiras do Carmo: contraponto entre história, iconografia, materiais e técnicas de esculturas devocionais dos séculos XVII-XIX no Brasil
title_full_unstemmed O programa imagético da Paixão de Cristo das Ordens Terceiras do Carmo: contraponto entre história, iconografia, materiais e técnicas de esculturas devocionais dos séculos XVII-XIX no Brasil
title_sort O programa imagético da Paixão de Cristo das Ordens Terceiras do Carmo: contraponto entre história, iconografia, materiais e técnicas de esculturas devocionais dos séculos XVII-XIX no Brasil
author Lia Sipaúba Proença de Moraes
author_facet Lia Sipaúba Proença de Moraes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Regina Emery Quites
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Adalgisa Arantes Campos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jose Newton Coelho Meneses
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Cristina Correia Leandro Pereira
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Marcia Maria Arcuri Suñer
dc.contributor.author.fl_str_mv Lia Sipaúba Proença de Moraes
contributor_str_mv Maria Regina Emery Quites
Adalgisa Arantes Campos
Jose Newton Coelho Meneses
Maria Cristina Correia Leandro Pereira
Marcia Maria Arcuri Suñer
dc.subject.por.fl_str_mv Paixão de Cristo
Iconografia
História
Escultura devocional
Ordem Terceira do Carmo
Técnicas e materiais
topic Paixão de Cristo
Iconografia
História
Escultura devocional
Ordem Terceira do Carmo
Técnicas e materiais
Arte sacra Brasil
Escultura
Ídolos e imagens Séc XVII-XIX
Ordem Terceira do Carmo
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arte sacra Brasil
Escultura
Ídolos e imagens Séc XVII-XIX
Ordem Terceira do Carmo
description Tornar as imagens reais e com suas feições humanizadas foi a característica principal das obras reproduzidas pelo universo dos impérios europeus modernos com a finalidade de disseminar a religião católica no ultramar. Dentre as ordens mendicantes, os carmelitas chegaram ao Brasil na segunda metade do século XVI, amparados pela coroa portuguesa, para uma instalação de conventos e igrejas por todo o território do império. A ordem do Carmo perpetuou de variadas formas a devoção à figura do Jesus Cristo humano refletida na ornamentação dos templos leigos. Fazer parte de uma ordem terceira significava estar em comunhão entre irmãos e condição de sociabilidade para a busca de uma vida edificada. Este trabalho tem como objetivo analisar o programa imagético das esculturas da Paixão de Cristo das ordens terceiras do Carmo do Império português nos seguintes aspectos teórico-práticos: dimensão histórica, iconográfica, usos/funções, técnicas e materiais. Desta maneira, foi realizado um contraponto entre os sodalícios carmelitas brasileiros situados em Salvador e Cachoeira (BA), em São Cristóvão (SE), no Rio de Janeiro (RJ), em São Paulo, Mogi das Cruzes, Itu e Santos (SP) e, por fim, em São João Del Rei, Mariana, Ouro Preto, Diamantina, Serro e Sabará (MG). Esta comparação se fundamenta pela interface de contingências materiais e imateriais à devoção ao Cristo Sofredor e na celebração da procissão do Triunfo. A metodologia aplicada foi o levantamento bibliográfico nas áreas de História, Arte e Iconografia, além da pesquisa documental em arquivos, registro fotográfico e investigação in loco nas localidades delimitadas. Conclui-se que as imagens da Paixão de Cristo foram assimiladas, aclimatadas e acomodadas em virtude das circunstâncias próprias e das necessidades do cotidiano dos fiéis destas ordens terceiras. Esta Tese evidencia que este tipo de acervo escultórico é concebido como fonte de compreensão do mundo dos homens, já que são documentos do viver e das experiências da vida passada e presente.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T02:35:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T02:35:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EBAP-BBJPLZ
url http://hdl.handle.net/1843/EBAP-BBJPLZ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-BBJPLZ/1/tese_final_lia_sipa_ba_brusadin.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-BBJPLZ/2/tese_final_lia_sipa_ba_brusadin.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 82159adaf2ca8932b567df99b76a265d
14e60652f0af6f34ea1352dd8d8dd359
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589150257971200