Aplicação de concreto auto-adensável em lajes moldadas in loco estudo de caso no setor de edificações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LEJQK |
Resumo: | O concreto auto-adensavel (CAA) e considerado, atualmente, uma grande perspectiva tecnologica na execucao de estruturas em concreto armado, envolvendo o uso de aditivos combinados com o uso de altos teores de finos. Todavia, existe um receio por parte dos construtores quanto a sua utilizacao em lajes moldadas in loco. O desconhecimento do traco, dos metodos de dosagem, dos processos de aplicacao, do controle tecnologico e dos custos advindos de sua demanda tem sido fatores preponderantes para tal fato. Assim, o presente trabalho apresenta as caracteristicas dos materiais do CAA e de suascomposicoes tipicas sob a otica de alguns estudos cientificos. Identifica, posteriormente, as etapas que compoem o processo de fabricacao, transporte e aplicacao, por meio de observacoes e trabalhos realizados em usinas de concreto e obras civis. Evidencia tambem, o estudo dos metodos de dosagem, o estabelecimento de diretrizes para o controle tecnologico do concreto, assim como a importancia da utilizacao de ferramentas da qualidade e a avaliacao dos indices de concretagem sob o ponto de vista fisico e economico. O presente trabalho utiliza como base de dados um estudo de caso realizado em duas obras prediais em Belo Horizonte-MG. Nesse caso, foram apresentados procedimentos e analises durante a concretagem de lajes, alem de um conjunto de etapas que exemplificam todo o ciclo do concreto dentro da obra: dosagem, transporte, aplicacao e cura. Apresenta tambem os indicadores de produtividade e custo, os quais possibilitam acomparacao entre resultados de servicos de obras prediais que utilizam o concreto convencional, confrontando indices. Com base nos resultados, observa-se que o conhecimento da aplicacao desta tecnologia a partir dos procedimentos necessarios de planejamento viabilizam sua utilizacao. |
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Aldo Giuntini de MagalhaesChristopher Augusto Campos2019-08-11T13:46:46Z2019-08-11T13:46:46Z2013-12-13http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LEJQKO concreto auto-adensavel (CAA) e considerado, atualmente, uma grande perspectiva tecnologica na execucao de estruturas em concreto armado, envolvendo o uso de aditivos combinados com o uso de altos teores de finos. Todavia, existe um receio por parte dos construtores quanto a sua utilizacao em lajes moldadas in loco. O desconhecimento do traco, dos metodos de dosagem, dos processos de aplicacao, do controle tecnologico e dos custos advindos de sua demanda tem sido fatores preponderantes para tal fato. Assim, o presente trabalho apresenta as caracteristicas dos materiais do CAA e de suascomposicoes tipicas sob a otica de alguns estudos cientificos. Identifica, posteriormente, as etapas que compoem o processo de fabricacao, transporte e aplicacao, por meio de observacoes e trabalhos realizados em usinas de concreto e obras civis. Evidencia tambem, o estudo dos metodos de dosagem, o estabelecimento de diretrizes para o controle tecnologico do concreto, assim como a importancia da utilizacao de ferramentas da qualidade e a avaliacao dos indices de concretagem sob o ponto de vista fisico e economico. O presente trabalho utiliza como base de dados um estudo de caso realizado em duas obras prediais em Belo Horizonte-MG. Nesse caso, foram apresentados procedimentos e analises durante a concretagem de lajes, alem de um conjunto de etapas que exemplificam todo o ciclo do concreto dentro da obra: dosagem, transporte, aplicacao e cura. Apresenta tambem os indicadores de produtividade e custo, os quais possibilitam acomparacao entre resultados de servicos de obras prediais que utilizam o concreto convencional, confrontando indices. Com base nos resultados, observa-se que o conhecimento da aplicacao desta tecnologia a partir dos procedimentos necessarios de planejamento viabilizam sua utilizacao.Self-compacting concrete (SCC) is considered, nowadays, a great technological perspective regarding the building of reinforced concrete structures, which involves the use of additives combined with the use of high levels of fines. However, builders show some apprehension regarding its use in in situ concrete slabs. Unawareness of rating,mix-proportioning methods, application procedures, technological control and its demanding costs are predominant factors that endorse such behavior. Therefore, this paper presents the characteristics of SCC materials and its typical compositions from the perspective of some scientific studies. It also identifies the stages of its manufacturing,transportation and application by means of observation and practical work done in concrete plants and construction sites. It highlights, as well, the study of mix-proportioning methods, the set of standards for technological control of the concrete, in addition to the material and economic importance of applying quality-control tools and evaluation of rates concreting. This paper data-base comes from a study-case of two construction sites consisting of buildings in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais. In this particular case, there is presentation of procedures and analysis during the process of making concrete ceiling slabs, besides a series of stages that exemplify all the concrete cycle within aconstruction site: mix-proportion, transport, application and cure (drying). It also presents productivity and costs indicators, which enable the comparison between results originated from building construction sites that use conventional concrete, comparing indices. Based on the results, it is observed that the knowledge of application of such technology fromnecessary planning procedures enable its use.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia civilMadeiras de construçãoConstrução civilControle tecnológicoConcreto auto-adensávelMétodos de dosagemProcessos de aplicaçãoAplicação de concreto auto-adensável em lajes moldadas in loco estudo de caso no setor de edificaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia___ufmg.pdfapplication/pdf53734177https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LEJQK/1/monografia___ufmg.pdfdf2336034d62bf8a3a55532d6344bd5eMD51TEXTmonografia___ufmg.pdf.txtmonografia___ufmg.pdf.txtExtracted texttext/plain212818https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LEJQK/2/monografia___ufmg.pdf.txt2ad30f4dbf5bdb9d5a45d096f807c521MD521843/BUBD-9LEJQK2019-11-14 06:33:07.65oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LEJQKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:33:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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