A ausência ou presença de questões étnico-raciais nos livros de 5° a 9° anos da coleção “Português Linguagem”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/57643 |
Resumo: | Esse estudo visa analisar as possibilidades de desenvolvimento da melhoria do processo de ensino e da aprendizagem das questões ligadas ao tema das relações étnico-raciais nas aulas de Língua Portuguesa, por meio da análise da coleção “Português Linguagens”, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães para os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal de Lapinha, na cidade de Lagoa Santa. No decorrer desse trabalho serão abordadas temáticas como: literatura, raça, cor, educação, Ensino e Língua Portuguesa, bem como os processos de aprendizagem. Como resultado da pesquisa verifica-se que a utilização e a introdução da questão étnico-racial ajuda no processo de inserção da temática e que as estratégias utilizadas no trabalho de interação na mediação pedagógica, resultam em maior êxito no processo ensino e aprendizagem dos alunos nos anos finais do ensino fundamental II. |
id |
UFMG_8e38560c2b89b5e8eeaf5864be9ca0f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/57643 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
A ausência ou presença de questões étnico-raciais nos livros de 5° a 9° anos da coleção “Português Linguagem”Ensino-aprendizagemLiteratura afro-brasileiraLíngua portuguesaRelações étnico-raciaisEsse estudo visa analisar as possibilidades de desenvolvimento da melhoria do processo de ensino e da aprendizagem das questões ligadas ao tema das relações étnico-raciais nas aulas de Língua Portuguesa, por meio da análise da coleção “Português Linguagens”, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães para os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal de Lapinha, na cidade de Lagoa Santa. No decorrer desse trabalho serão abordadas temáticas como: literatura, raça, cor, educação, Ensino e Língua Portuguesa, bem como os processos de aprendizagem. Como resultado da pesquisa verifica-se que a utilização e a introdução da questão étnico-racial ajuda no processo de inserção da temática e que as estratégias utilizadas no trabalho de interação na mediação pedagógica, resultam em maior êxito no processo ensino e aprendizagem dos alunos nos anos finais do ensino fundamental II.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCurso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na EscolaUFMGLilian Cristina B. Gomeshttp://lattes.cnpq.br/1510813828334016Natalino Neves da SilvaWendell Quirino Pereira2023-08-09T12:22:51Z2023-08-09T12:22:51Z2016-04-09Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/57643porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-08-09T12:22:51Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/57643Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-08-09T12:22:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ausência ou presença de questões étnico-raciais nos livros de 5° a 9° anos da coleção “Português Linguagem” |
title |
A ausência ou presença de questões étnico-raciais nos livros de 5° a 9° anos da coleção “Português Linguagem” |
spellingShingle |
A ausência ou presença de questões étnico-raciais nos livros de 5° a 9° anos da coleção “Português Linguagem” Wendell Quirino Pereira Ensino-aprendizagem Literatura afro-brasileira Língua portuguesa Relações étnico-raciais |
title_short |
A ausência ou presença de questões étnico-raciais nos livros de 5° a 9° anos da coleção “Português Linguagem” |
title_full |
A ausência ou presença de questões étnico-raciais nos livros de 5° a 9° anos da coleção “Português Linguagem” |
title_fullStr |
A ausência ou presença de questões étnico-raciais nos livros de 5° a 9° anos da coleção “Português Linguagem” |
title_full_unstemmed |
A ausência ou presença de questões étnico-raciais nos livros de 5° a 9° anos da coleção “Português Linguagem” |
title_sort |
A ausência ou presença de questões étnico-raciais nos livros de 5° a 9° anos da coleção “Português Linguagem” |
author |
Wendell Quirino Pereira |
author_facet |
Wendell Quirino Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lilian Cristina B. Gomes http://lattes.cnpq.br/1510813828334016 Natalino Neves da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wendell Quirino Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Literatura afro-brasileira Língua portuguesa Relações étnico-raciais |
topic |
Ensino-aprendizagem Literatura afro-brasileira Língua portuguesa Relações étnico-raciais |
description |
Esse estudo visa analisar as possibilidades de desenvolvimento da melhoria do processo de ensino e da aprendizagem das questões ligadas ao tema das relações étnico-raciais nas aulas de Língua Portuguesa, por meio da análise da coleção “Português Linguagens”, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães para os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal de Lapinha, na cidade de Lagoa Santa. No decorrer desse trabalho serão abordadas temáticas como: literatura, raça, cor, educação, Ensino e Língua Portuguesa, bem como os processos de aprendizagem. Como resultado da pesquisa verifica-se que a utilização e a introdução da questão étnico-racial ajuda no processo de inserção da temática e que as estratégias utilizadas no trabalho de interação na mediação pedagógica, resultam em maior êxito no processo ensino e aprendizagem dos alunos nos anos finais do ensino fundamental II. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-09 2023-08-09T12:22:51Z 2023-08-09T12:22:51Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Monografia (especialização) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/57643 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/57643 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829654372188160 |