A ausência ou presença de questões étnico-raciais nos livros de 5° a 9° anos da coleção “Português Linguagem”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wendell Quirino Pereira
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/57643
Resumo: Esse estudo visa analisar as possibilidades de desenvolvimento da melhoria do processo de ensino e da aprendizagem das questões ligadas ao tema das relações étnico-raciais nas aulas de Língua Portuguesa, por meio da análise da coleção “Português Linguagens”, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães para os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal de Lapinha, na cidade de Lagoa Santa. No decorrer desse trabalho serão abordadas temáticas como: literatura, raça, cor, educação, Ensino e Língua Portuguesa, bem como os processos de aprendizagem. Como resultado da pesquisa verifica-se que a utilização e a introdução da questão étnico-racial ajuda no processo de inserção da temática e que as estratégias utilizadas no trabalho de interação na mediação pedagógica, resultam em maior êxito no processo ensino e aprendizagem dos alunos nos anos finais do ensino fundamental II.
id UFMG_8e38560c2b89b5e8eeaf5864be9ca0f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/57643
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling A ausência ou presença de questões étnico-raciais nos livros de 5° a 9° anos da coleção “Português Linguagem”Ensino-aprendizagemLiteratura afro-brasileiraLíngua portuguesaRelações étnico-raciaisEsse estudo visa analisar as possibilidades de desenvolvimento da melhoria do processo de ensino e da aprendizagem das questões ligadas ao tema das relações étnico-raciais nas aulas de Língua Portuguesa, por meio da análise da coleção “Português Linguagens”, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães para os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal de Lapinha, na cidade de Lagoa Santa. No decorrer desse trabalho serão abordadas temáticas como: literatura, raça, cor, educação, Ensino e Língua Portuguesa, bem como os processos de aprendizagem. Como resultado da pesquisa verifica-se que a utilização e a introdução da questão étnico-racial ajuda no processo de inserção da temática e que as estratégias utilizadas no trabalho de interação na mediação pedagógica, resultam em maior êxito no processo ensino e aprendizagem dos alunos nos anos finais do ensino fundamental II.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCurso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na EscolaUFMGLilian Cristina B. Gomeshttp://lattes.cnpq.br/1510813828334016Natalino Neves da SilvaWendell Quirino Pereira2023-08-09T12:22:51Z2023-08-09T12:22:51Z2016-04-09Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/57643porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-08-09T12:22:51Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/57643Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-08-09T12:22:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A ausência ou presença de questões étnico-raciais nos livros de 5° a 9° anos da coleção “Português Linguagem”
title A ausência ou presença de questões étnico-raciais nos livros de 5° a 9° anos da coleção “Português Linguagem”
spellingShingle A ausência ou presença de questões étnico-raciais nos livros de 5° a 9° anos da coleção “Português Linguagem”
Wendell Quirino Pereira
Ensino-aprendizagem
Literatura afro-brasileira
Língua portuguesa
Relações étnico-raciais
title_short A ausência ou presença de questões étnico-raciais nos livros de 5° a 9° anos da coleção “Português Linguagem”
title_full A ausência ou presença de questões étnico-raciais nos livros de 5° a 9° anos da coleção “Português Linguagem”
title_fullStr A ausência ou presença de questões étnico-raciais nos livros de 5° a 9° anos da coleção “Português Linguagem”
title_full_unstemmed A ausência ou presença de questões étnico-raciais nos livros de 5° a 9° anos da coleção “Português Linguagem”
title_sort A ausência ou presença de questões étnico-raciais nos livros de 5° a 9° anos da coleção “Português Linguagem”
author Wendell Quirino Pereira
author_facet Wendell Quirino Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lilian Cristina B. Gomes
http://lattes.cnpq.br/1510813828334016
Natalino Neves da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Wendell Quirino Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Literatura afro-brasileira
Língua portuguesa
Relações étnico-raciais
topic Ensino-aprendizagem
Literatura afro-brasileira
Língua portuguesa
Relações étnico-raciais
description Esse estudo visa analisar as possibilidades de desenvolvimento da melhoria do processo de ensino e da aprendizagem das questões ligadas ao tema das relações étnico-raciais nas aulas de Língua Portuguesa, por meio da análise da coleção “Português Linguagens”, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães para os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal de Lapinha, na cidade de Lagoa Santa. No decorrer desse trabalho serão abordadas temáticas como: literatura, raça, cor, educação, Ensino e Língua Portuguesa, bem como os processos de aprendizagem. Como resultado da pesquisa verifica-se que a utilização e a introdução da questão étnico-racial ajuda no processo de inserção da temática e que as estratégias utilizadas no trabalho de interação na mediação pedagógica, resultam em maior êxito no processo ensino e aprendizagem dos alunos nos anos finais do ensino fundamental II.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-09
2023-08-09T12:22:51Z
2023-08-09T12:22:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/57643
url http://hdl.handle.net/1843/57643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829654372188160