Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Vitor Geraldi HaaseRicardo Jose de Moura2019-08-13T15:09:43Z2019-08-13T15:09:43Z2014-08-04http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QMJ7BO estabelecimento de um elo entre as notações numéricas verbal e Arábica, chamada transcodificação numérica (TN), constitui umas das habilidades numéricas mais elementares, adquiridas já nos primeiros anos de estudo. Apesar de ser considerada uma habilidade básica, a TN assume um papel de destaque no estudo da cognição numérica e da aprendizagem da matemática, uma vez que constitui um dos pilares sobre os quais serão desenvolvidas habilidades numéricas mais complexas, como o cálculo. O objetivo geral da presente tese é fazer uma investigação ampla das habilidades de TN em crianças em idade escolar e em adultos de baixa escolaridade, analisando os principais fatores cognitivos envolvidos. No estudo 1 é feita uma investigação das propriedades psicométricas de uma tarefa de escrita de números em crianças de 1ª à 4ª série do ensino fundamental, com ou sem dificuldades de aprendizagem da matemática. Apesar das baixas taxas de erros, a mesma se mostrou um instrumento consistente e altamente sensível para identificar crianças de 1ª e 2ª série que apresentam dificuldades de aprendizagem da matemática. No estudo 2, crianças de 1ª à 4ª realizaram tarefas de escrita e leitura de numerais Arábicos, além de tarefas de inteligência e memória de trabalho. Os resultados indicaram que as crianças com dificuldade na matemática apresentam um atraso na formação do léxico numérico e, ainda, uma dificuldade na aprendizagem da sintaxe do código Arábico, a qual se estende até a 4ª série do ensino fundamental. É importante notar que essas dificuldades não puderam ser explicadas por déficits na capacidade de memória de trabalho, sendo portanto, de caráter especialmente numérico. O estudo 3 explora o papel da consciência fonêmica na TN. Os resultados sugerem que a consciência fonêmica media a atuação da memória de trabalho na TN. O estudo 4 explora o efeito de fatores educacionais nas representações não-simbólicas e simbólicas, por meio do estudo de adultos semianalfabetos. De acordo com os resultados, as representações não-simbólicas de magnitudes se desenvolvem em adultos independentemente do nível de letramento. Além disso, ficou claro também que, em indivíduos que fazem parte uma sociedade industrializada, a ampliação do léxico numérico é um processo que acontece intuitivamente, ao passo que a aprendizagem da sintaxe numérica demanda uma educação formal, específica para tal. Finalmente, o trabalho constituiu uma evidência a mais para a hipótese de que a transcodificação é um processo cognitivo assemântico.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNeurociênciasTranscodificação numéricaAprendizagem da matemáticaMemória de trabalhoTranscodificação numérica em crianças e adultos de baixa escolaridade: o papel da memória de trabalho, consciência fonêmica e implicações para a aprendizagem da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_ricardo.pdfapplication/pdf2270288https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9QMJ7B/1/tese_ricardo.pdf910618eea794623bf64113f6f7415411MD51TEXTtese_ricardo.pdf.txttese_ricardo.pdf.txtExtracted texttext/plain299681https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9QMJ7B/2/tese_ricardo.pdf.txt9d36161c27725a6570af6e3cd4ee99eeMD521843/BUOS-9QMJ7B2019-11-14 13:50:13.576oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9QMJ7BRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:50:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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