Localização de concentradoresaplicada ao transporte público
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FDN69 |
Resumo: | Um dos maiores problemas que os grandes centros urbanos enfrentam atualmente é o congestionamento no trânsito. Uma alternativa para solucionar esse problema seria uma maior utilização de meios de transporte público como trens, metrô, fura-fila e etc. No entanto, devido ao alto custo para se instalar conexões diretas entre todos os paresde pontos origem-destino, a rede de transporte público é modelada como uma rede do tipo eixo-raio. Neste trabalho um modelo baseado na formulação proposta por Contreras et al. (2009) é utilizado para modelar o transporte público. Devido as características da formulação usada neste trabalho, o método de decomposição de Benders (Benders, 1962) é aplicado para resolver o problema. Resultados computacionais mostram que a versão clássica de Benders só consegue resolver problemas de médio porte. Por isso, três variantes do método de decomposição de Benders que possuem um esquema de seleção de cortes que tende a aumentar a convergência do método são apresentadas. Além disso, uma nova técnica para melhorar a geração de cortes, nomeada -ótimo, é proposta. Resultados computacionais demonstram que esta nova técnica apresenta o melhor desempenho acelerando a convergência do método. |
id |
UFMG_908b0406e250ab7d8526dc71053da2ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8FDN69 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ricardo Saraiva de CamargoGilberto de Miranda JuniorMauricio Cardoso de SouzaRodney Rezende SaldanhaElisangela Martins de Sá2019-08-13T10:06:03Z2019-08-13T10:06:03Z2011-02-07http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FDN69Um dos maiores problemas que os grandes centros urbanos enfrentam atualmente é o congestionamento no trânsito. Uma alternativa para solucionar esse problema seria uma maior utilização de meios de transporte público como trens, metrô, fura-fila e etc. No entanto, devido ao alto custo para se instalar conexões diretas entre todos os paresde pontos origem-destino, a rede de transporte público é modelada como uma rede do tipo eixo-raio. Neste trabalho um modelo baseado na formulação proposta por Contreras et al. (2009) é utilizado para modelar o transporte público. Devido as características da formulação usada neste trabalho, o método de decomposição de Benders (Benders, 1962) é aplicado para resolver o problema. Resultados computacionais mostram que a versão clássica de Benders só consegue resolver problemas de médio porte. Por isso, três variantes do método de decomposição de Benders que possuem um esquema de seleção de cortes que tende a aumentar a convergência do método são apresentadas. Além disso, uma nova técnica para melhorar a geração de cortes, nomeada -ótimo, é proposta. Resultados computacionais demonstram que esta nova técnica apresenta o melhor desempenho acelerando a convergência do método.One of the biggest problems that large cities have faced nowadays is traffic congestion. An alternative to solve this problem would be greater use of public transport like trains, subways, stick-row and so on. However, due to the high cost to install direct connections between all pairs of origin-destination points, modeled the urban transport networkas a network-type hub-and-spoke. In this work a model based on the formulation proposed by Contreras et al. (2009) is used to model public transport. Due to the characteristics of the formulation used in this work, the Benders decomposition method (Benders, 1962) is applied to solve the problem. Computational results show that the classic version of Benders can only solve small problems. Therefore, three variants of Benders decomposition scheme that possesses a selection of cuts that tend to increase the convergence of the method are presented. In addition, a new technique to improve the generation of cuts, namely -optimal, is proposed. Computational results show that this new technique has the best performance by accelerating the convergence ofthe method.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia de produçãoTransportepúblicoRedes eixo-raioMétodo de decomposição de bendersLocalização de concentradoresaplicada ao transporte públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL00_dissertacao.pdfapplication/pdf1036516https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8FDN69/1/00_dissertacao.pdf8b54003f03c63ff3f3e805ac7a6487ebMD51TEXT00_dissertacao.pdf.txt00_dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain158760https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8FDN69/2/00_dissertacao.pdf.txt7019f2dd6a4a430c1b4567641a9d5c24MD521843/BUOS-8FDN692019-11-14 22:28:22.021oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8FDN69Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:28:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Localização de concentradoresaplicada ao transporte público |
title |
Localização de concentradoresaplicada ao transporte público |
spellingShingle |
Localização de concentradoresaplicada ao transporte público Elisangela Martins de Sá Transporte público Redes eixo-raio Método de decomposição de benders Engenharia de produção |
title_short |
Localização de concentradoresaplicada ao transporte público |
title_full |
Localização de concentradoresaplicada ao transporte público |
title_fullStr |
Localização de concentradoresaplicada ao transporte público |
title_full_unstemmed |
Localização de concentradoresaplicada ao transporte público |
title_sort |
Localização de concentradoresaplicada ao transporte público |
author |
Elisangela Martins de Sá |
author_facet |
Elisangela Martins de Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ricardo Saraiva de Camargo |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Gilberto de Miranda Junior |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Mauricio Cardoso de Souza |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rodney Rezende Saldanha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elisangela Martins de Sá |
contributor_str_mv |
Ricardo Saraiva de Camargo Gilberto de Miranda Junior Mauricio Cardoso de Souza Rodney Rezende Saldanha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte público Redes eixo-raio Método de decomposição de benders |
topic |
Transporte público Redes eixo-raio Método de decomposição de benders Engenharia de produção |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia de produção |
description |
Um dos maiores problemas que os grandes centros urbanos enfrentam atualmente é o congestionamento no trânsito. Uma alternativa para solucionar esse problema seria uma maior utilização de meios de transporte público como trens, metrô, fura-fila e etc. No entanto, devido ao alto custo para se instalar conexões diretas entre todos os paresde pontos origem-destino, a rede de transporte público é modelada como uma rede do tipo eixo-raio. Neste trabalho um modelo baseado na formulação proposta por Contreras et al. (2009) é utilizado para modelar o transporte público. Devido as características da formulação usada neste trabalho, o método de decomposição de Benders (Benders, 1962) é aplicado para resolver o problema. Resultados computacionais mostram que a versão clássica de Benders só consegue resolver problemas de médio porte. Por isso, três variantes do método de decomposição de Benders que possuem um esquema de seleção de cortes que tende a aumentar a convergência do método são apresentadas. Além disso, uma nova técnica para melhorar a geração de cortes, nomeada -ótimo, é proposta. Resultados computacionais demonstram que esta nova técnica apresenta o melhor desempenho acelerando a convergência do método. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-02-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T10:06:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T10:06:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FDN69 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FDN69 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8FDN69/1/00_dissertacao.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8FDN69/2/00_dissertacao.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8b54003f03c63ff3f3e805ac7a6487eb 7019f2dd6a4a430c1b4567641a9d5c24 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589438692917248 |