Localização de concentradoresaplicada ao transporte público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elisangela Martins de Sá
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FDN69
Resumo: Um dos maiores problemas que os grandes centros urbanos enfrentam atualmente é o congestionamento no trânsito. Uma alternativa para solucionar esse problema seria uma maior utilização de meios de transporte público como trens, metrô, fura-fila e etc. No entanto, devido ao alto custo para se instalar conexões diretas entre todos os paresde pontos origem-destino, a rede de transporte público é modelada como uma rede do tipo eixo-raio. Neste trabalho um modelo baseado na formulação proposta por Contreras et al. (2009) é utilizado para modelar o transporte público. Devido as características da formulação usada neste trabalho, o método de decomposição de Benders (Benders, 1962) é aplicado para resolver o problema. Resultados computacionais mostram que a versão clássica de Benders só consegue resolver problemas de médio porte. Por isso, três variantes do método de decomposição de Benders que possuem um esquema de seleção de cortes que tende a aumentar a convergência do método são apresentadas. Além disso, uma nova técnica para melhorar a geração de cortes, nomeada -ótimo, é proposta. Resultados computacionais demonstram que esta nova técnica apresenta o melhor desempenho acelerando a convergência do método.
id UFMG_908b0406e250ab7d8526dc71053da2ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8FDN69
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ricardo Saraiva de CamargoGilberto de Miranda JuniorMauricio Cardoso de SouzaRodney Rezende SaldanhaElisangela Martins de Sá2019-08-13T10:06:03Z2019-08-13T10:06:03Z2011-02-07http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FDN69Um dos maiores problemas que os grandes centros urbanos enfrentam atualmente é o congestionamento no trânsito. Uma alternativa para solucionar esse problema seria uma maior utilização de meios de transporte público como trens, metrô, fura-fila e etc. No entanto, devido ao alto custo para se instalar conexões diretas entre todos os paresde pontos origem-destino, a rede de transporte público é modelada como uma rede do tipo eixo-raio. Neste trabalho um modelo baseado na formulação proposta por Contreras et al. (2009) é utilizado para modelar o transporte público. Devido as características da formulação usada neste trabalho, o método de decomposição de Benders (Benders, 1962) é aplicado para resolver o problema. Resultados computacionais mostram que a versão clássica de Benders só consegue resolver problemas de médio porte. Por isso, três variantes do método de decomposição de Benders que possuem um esquema de seleção de cortes que tende a aumentar a convergência do método são apresentadas. Além disso, uma nova técnica para melhorar a geração de cortes, nomeada -ótimo, é proposta. Resultados computacionais demonstram que esta nova técnica apresenta o melhor desempenho acelerando a convergência do método.One of the biggest problems that large cities have faced nowadays is traffic congestion. An alternative to solve this problem would be greater use of public transport like trains, subways, stick-row and so on. However, due to the high cost to install direct connections between all pairs of origin-destination points, modeled the urban transport networkas a network-type hub-and-spoke. In this work a model based on the formulation proposed by Contreras et al. (2009) is used to model public transport. Due to the characteristics of the formulation used in this work, the Benders decomposition method (Benders, 1962) is applied to solve the problem. Computational results show that the classic version of Benders can only solve small problems. Therefore, three variants of Benders decomposition scheme that possesses a selection of cuts that tend to increase the convergence of the method are presented. In addition, a new technique to improve the generation of cuts, namely -optimal, is proposed. Computational results show that this new technique has the best performance by accelerating the convergence ofthe method.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia de produçãoTransportepúblicoRedes eixo-raioMétodo de decomposição de bendersLocalização de concentradoresaplicada ao transporte públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL00_dissertacao.pdfapplication/pdf1036516https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8FDN69/1/00_dissertacao.pdf8b54003f03c63ff3f3e805ac7a6487ebMD51TEXT00_dissertacao.pdf.txt00_dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain158760https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8FDN69/2/00_dissertacao.pdf.txt7019f2dd6a4a430c1b4567641a9d5c24MD521843/BUOS-8FDN692019-11-14 22:28:22.021oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8FDN69Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:28:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Localização de concentradoresaplicada ao transporte público
title Localização de concentradoresaplicada ao transporte público
spellingShingle Localização de concentradoresaplicada ao transporte público
Elisangela Martins de Sá
Transporte
público
Redes eixo-raio
Método de decomposição de benders
Engenharia de produção
title_short Localização de concentradoresaplicada ao transporte público
title_full Localização de concentradoresaplicada ao transporte público
title_fullStr Localização de concentradoresaplicada ao transporte público
title_full_unstemmed Localização de concentradoresaplicada ao transporte público
title_sort Localização de concentradoresaplicada ao transporte público
author Elisangela Martins de Sá
author_facet Elisangela Martins de Sá
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ricardo Saraiva de Camargo
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Gilberto de Miranda Junior
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mauricio Cardoso de Souza
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rodney Rezende Saldanha
dc.contributor.author.fl_str_mv Elisangela Martins de Sá
contributor_str_mv Ricardo Saraiva de Camargo
Gilberto de Miranda Junior
Mauricio Cardoso de Souza
Rodney Rezende Saldanha
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte
público
Redes eixo-raio
Método de decomposição de benders
topic Transporte
público
Redes eixo-raio
Método de decomposição de benders
Engenharia de produção
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
description Um dos maiores problemas que os grandes centros urbanos enfrentam atualmente é o congestionamento no trânsito. Uma alternativa para solucionar esse problema seria uma maior utilização de meios de transporte público como trens, metrô, fura-fila e etc. No entanto, devido ao alto custo para se instalar conexões diretas entre todos os paresde pontos origem-destino, a rede de transporte público é modelada como uma rede do tipo eixo-raio. Neste trabalho um modelo baseado na formulação proposta por Contreras et al. (2009) é utilizado para modelar o transporte público. Devido as características da formulação usada neste trabalho, o método de decomposição de Benders (Benders, 1962) é aplicado para resolver o problema. Resultados computacionais mostram que a versão clássica de Benders só consegue resolver problemas de médio porte. Por isso, três variantes do método de decomposição de Benders que possuem um esquema de seleção de cortes que tende a aumentar a convergência do método são apresentadas. Além disso, uma nova técnica para melhorar a geração de cortes, nomeada -ótimo, é proposta. Resultados computacionais demonstram que esta nova técnica apresenta o melhor desempenho acelerando a convergência do método.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T10:06:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T10:06:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FDN69
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FDN69
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8FDN69/1/00_dissertacao.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8FDN69/2/00_dissertacao.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b54003f03c63ff3f3e805ac7a6487eb
7019f2dd6a4a430c1b4567641a9d5c24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589438692917248