Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_90c852f02cf0a1dfe75730b046306b8e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/41130
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Amir Brito Cadôrhttp://lattes.cnpq.br/2113943674181774Maria do Carmo de Freitas VenerosoFernanda Guimarães Goularthttp://lattes.cnpq.br/5071843747471435Flávio Vignoli Cordeiro2022-04-25T14:23:21Z2022-04-25T14:23:21Z2020-04-28http://hdl.handle.net/1843/41130Esta pesquisa-criação tem como objetivo investigar o processo criativo e as estratégias de produção dos livros de artista impressos em tipografia no Brasil e produzir um livro de artista autoral. A estrutura da escrita e o projeto gráfico desta pesquisa-criação permite que os conteúdos possam ser lidos separadamente ou na sequência proposta para os cinco capítulos, além da introdução e da conclusão: “Manual prático para a tipografia”, “Álbum de referências”, “Caderno de anotações”, “Tipografia do Zé e a Coleção Livros que Não Tenho” e “Performance mecânica em tipografia”. Os conteúdos dos capítulos apresentam: os conhecimentos básicos para a tipografia e sua concepção, linguagem e metodologia; as necessidades do aprendizado e do conhecimento prático para o processo criativo e para as estratégias de experimentação em tipografia; as referências históricas da tipografia figurada e plástica com anotações sobre as suas estratégias de composição e impressão, sintaxe tipográfica, materialidade e plasticidade; as análises visuais dos quatro livros de artista selecionados pela “Gramática visual para a tipografia”; a história editorial da Tipografia do Zé e as estratégias de produção da Coleção Livros que Não Tenho e do livro de artista A ave Wlademir Dias-Pino; o conceito de performance mecânica para a tipografia; e uma metodologia para a tipografia contemporânea. Foram utilizados nesta pesquisa-criação as metodologias da bibliografia material e da história oral.This research-creation aims to investigate the creative process and production strategies of artist’s books printed in typography in Brazil and produce an authorial artist’s book. The structure of the writing and the graphic design of this research-creation allows the contents to be read separately or in the sequence proposed for the five chapters, in addition to the introduction and conclusion: “Manual prático para a tipografia”, “Álbum de referências”, “Caderno de anotações”, “Tipografia do Zé e a Coleção Livros que Não Tenho” and “Performance mecânica em tipografia”. The contents of the chapters present the basic knowledge for typography and its design, language and methodology; the needs for learning and practical knowledge for the creative process and for typography experimentation strategies; the historical references of figurative, graphic and plastic typography with notes on its strategies of composition and printing, typographic syntax and materiality; visual analysis by the “Gramática visual para a tipografia” of the four books of selected artists; the editorial history of Tipografia do Zé and the production strategies of the Coleção Livros que Não Tenho and the artist’s book A ave Wlademir Dias-Pino; the concept of mechanical performance for typography; and a methodology for contemporary typography. In this research-creation methodologies of material bibliography and oral history were used.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTEShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessLivros artísticosPrática tipográfica brasileiraCriação (Literária, artística, etc.)TipografiaLivro de artistaMetodologiaPerformanceTipografia do ZéPerformance mecânica na produção dos Livros que não tenho e outros livros de artista impressos em tipografia no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41130/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD53ORIGINALPerformance mecânica na produção dos LQNT e outros livros de artista.pdfPerformance mecânica na produção dos LQNT e outros livros de artista.pdfapplication/pdf19287613https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41130/1/Performance%20meca%cc%82nica%20na%20produc%cc%a7a%cc%83o%20dos%20LQNT%20e%20outros%20livros%20de%20artista.pdf2252a345b8b9138ae080a73411968b7eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41130/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD521843/411302022-04-25 11:23:22.107oai:repositorio.ufmg.br:1843/41130TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-04-25T14:23:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548251560804352