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Cesar Coelho XavierRoseni Rosangela de SenaRoseni Rosangela de SenaRoseni PinheiroSonia LanskyEduardo Carlos TavaresMatilde Meire Miranda CadeteElysangela Dittz Duarte2019-08-12T07:51:59Z2019-08-12T07:51:59Z2007-11-23http://hdl.handle.net/1843/ECJS-7F5NHVO presente estudo teve como objetivo analisar os elementos que garantem a integralidade a partir da prática dos profissionais na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sofia Feldman. Para viabilizar os objetivos dessa tese, adotamos a metodologia qualitativa, com orientação teórico-metodológica da dialética. O estudo foi realizado no Hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte, Minas Gerais e teve como sujeitos 10 profissionais que assistem ao recém-nascido na UTIN e 7 pais de recém-nascidos aí internados. A coleta de dados foi realizada por meio de Oficina de Trabalho estruturada em quatro momentos: aquecimento, reflexão individual, reflexão grupal, síntese e avaliação. A oficina foi realizada separadamente com o grupo de profissionais e de pais. Utilizou-se também da observação participante, tomando como orientador para as observações, situações de cuidado ao recémnascido. Para o tratamento e análise dos dados coletados optamos por utilizar a Análise de Discurso, dos quais emergiram as categorias empíricas: atos de saúde que materializam a integralidade; a integralidade do trabalho em saúde: potencialidades, conquistas e desafios; a vivência na Unidade ensina e desafia a cada momento; possibilidades na vida do neonato: os modos de ser na vida; os desafios da equipe no cotidiano do seu trabalho para a construção da integralidade. A partir dos dados da pesquisa, foram evidenciadas as potencialidades da prática dos profissionais orientada pelo sentido de integralidade, reafirmando a importância do trabalho em equipe e permitindo apreender os atos de saúde que materializam a integralidade ou que não a expressam. Verifica-se que a presença da mãe modifica as relações e o ambiente na UTIN, isso impõe um constante repensar e replanejar do trabalho dos profissionais exigindo mais da equipe de saúde. Foram apreendidos os desafios a serem superados pela equipe para a construção da integralidade comoa melhora da comunicação profissional-profissional e profissional-mãe, estratégias apoiadoras para a equipe, buscar articular o trabalho entre os diferentes profissionais e entre os diferentes pontos de atenção, utilizar da presença da família na unidade e da sua observação privilegiada para a construção de práticas de saúde integrais e construir com a família e a rede de atenção à saúde possibilidades para que essas crianças possam ir para casa considerados os seus modos de ser na vida.This study had the objective of analyzing the elements that assure holistic care based on the practice of health workers in the intensive care unit of the Sofia Feldman Hospital. In order to attain the objectives, we chose a qualitative methodology, guided by theoretical-methodological dialectics. The study was carried in this hospital in Belo Horizonte, State of Minas Gerais, Brazil, and the subjects were ten health workers caring for newborn babies at the Intensive Care Unit and seven parents ofpatients. Data was collected through a structured workshop at four different moments: ice-breaking, individual reflection, group reflection, summary and evaluation. The workshop was held separately for the health workers and the parents. Participant observation was used based on situations of care for the neonates. For treating and analyzing the data collected, we chose discourse analysis, from which arose empirical categories: health acts that show holistic care; holistic care of health work: potentials, achievements and challenges; experience in the ICU teaches and challenges at each moment; possibilities in the life of theneonate: ways of being in life; the challenges of the team in their daily work to build holistic care. From the research data, it was possible to see the potential of the practice of health workers guided by holistic care, reaffirming the importance of team work and making it possible to learn acts of health that bring about holistic care or which do not show it. It can be seen that the presence of the mother changes the relations and environment in the neonatal ICU and imposes a constant rethinking andre-planning of the work of health professionals, demanding more from the health team. The challenges to be overcome by the team to build holistic care were understood, such as, improving communication between health workers, health workers and mothers, strategies which support the team, seeking to coordinate the work between different health workers and the different points of healthcare, using the presence of the family in the ICU and their unique position of observation to build holistic health practices and to build, together with the family and the healthcareservices, possibilities for these children to be able to go home, considering their ways of being in life.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGUnidade de terapia intensiva neonatalRelações pai-filhoRelações profissional-familiaNeonatologiaRecém-nascidoPediatriaRelações profissional-famíliaNeonatologiarelações pais-filhoRecém-nascidoUnidades de Terapia Intensiva neonatalO cuidado ao recém-nascido na perspectiva da integralidade [manuscrito] :saberes e práticas no cotidiano da UTINinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALelys_ngela_dittz_duarte.pdfapplication/pdf7955818https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECJS-7F5NHV/1/elys_ngela_dittz_duarte.pdf8a35be75568cb16c60312c760cad3d30MD51TEXTelys_ngela_dittz_duarte.pdf.txtelys_ngela_dittz_duarte.pdf.txtExtracted texttext/plain331035https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECJS-7F5NHV/2/elys_ngela_dittz_duarte.pdf.txtdc114c91fe285888bbfea503fc881ac2MD521843/ECJS-7F5NHV2019-11-14 13:29:22.079oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECJS-7F5NHVRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:29:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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