Criação lexical em textos publicitários: análise de oniônimos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonio Jorge de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/31678
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo verificar, através do processo da neologia lexical estilística dos oniônimos, nomes próprios de marcas e produtos industrializados, a probabilidade de sua sistematização, como também descrever algumas construções nominais resultantes desse processo. Temos, como corpus para esta investigação, textos publicitários de revistas noticiosas de âmbito nacional: Veja, IstoÉ e Época. Buscamos entender como os neologismos estilísticos, criados nesse gênero textual, a partir da relação entre nome próprio e nome comum, satisfazem, por meio dos processos de formação de palavras, as regras morfossintáticas e semânticas que regem a Língua Portuguesa. O estudo dos oniônimos sinaliza a possibilidade de seu ensino na Educação Básica e constitui uma contribuição para o desenvolvimento da competência lexical em língua materna. A pesquisa baseia-se em Brito (2003), Carvalhinhos (2000, 2007), Guérios (s/d), Ullmann (1997) e Zamariano (2010) no tocante às funções do signo na onomástica e à evolução desse campo através dos tempos; em Alves (1990), Ferraz (2006), Gonçalves (2016) e Sandmann (1992, 2001) no que se refere à conceituação e delimitação da unidade lexical neológica e em Antunes (2003, 2012), Cardoso (2000), Carvalho (2010, 2014) e Ferraz (2007, 2008, 2010), no que diz respeito ao gênero publicitário e ao ensino da neologia estilística. A análise das lexias levou à criação de uma taxonomia que permitiu a elaboração tipológica dos oniônimos e pôs em evidência que a estrutura dessas unidades léxicas não é contemplada pela gramática tradicional. Tudo isso possibilitou novos aportes teóricos ao estudo dos oniônimos, especialmente quando a perspectiva de análise tem em vista os aspectos pedagógicos.
id UFMG_914defb9b182f342e0cafdd8a101e8fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/31678
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Aderlande Pereira Ferrazhttp://lattes.cnpq.br/8686710255738565Aline Luíza Cunha CarvalhoMaria Candida Trindade Costa de Seabrahttp://lattes.cnpq.br/9706618552375974Antonio Jorge de Souza2019-12-27T14:40:47Z2019-12-27T14:40:47Z2019-09-12http://hdl.handle.net/1843/31678Esta pesquisa tem por objetivo verificar, através do processo da neologia lexical estilística dos oniônimos, nomes próprios de marcas e produtos industrializados, a probabilidade de sua sistematização, como também descrever algumas construções nominais resultantes desse processo. Temos, como corpus para esta investigação, textos publicitários de revistas noticiosas de âmbito nacional: Veja, IstoÉ e Época. Buscamos entender como os neologismos estilísticos, criados nesse gênero textual, a partir da relação entre nome próprio e nome comum, satisfazem, por meio dos processos de formação de palavras, as regras morfossintáticas e semânticas que regem a Língua Portuguesa. O estudo dos oniônimos sinaliza a possibilidade de seu ensino na Educação Básica e constitui uma contribuição para o desenvolvimento da competência lexical em língua materna. A pesquisa baseia-se em Brito (2003), Carvalhinhos (2000, 2007), Guérios (s/d), Ullmann (1997) e Zamariano (2010) no tocante às funções do signo na onomástica e à evolução desse campo através dos tempos; em Alves (1990), Ferraz (2006), Gonçalves (2016) e Sandmann (1992, 2001) no que se refere à conceituação e delimitação da unidade lexical neológica e em Antunes (2003, 2012), Cardoso (2000), Carvalho (2010, 2014) e Ferraz (2007, 2008, 2010), no que diz respeito ao gênero publicitário e ao ensino da neologia estilística. A análise das lexias levou à criação de uma taxonomia que permitiu a elaboração tipológica dos oniônimos e pôs em evidência que a estrutura dessas unidades léxicas não é contemplada pela gramática tradicional. Tudo isso possibilitou novos aportes teóricos ao estudo dos oniônimos, especialmente quando a perspectiva de análise tem em vista os aspectos pedagógicos.The aim of this research is to verify, through the process of the stylistic lexical neology of the onionyms - proper names of industrialized brands and products - the probability of its systematization, as well as to describe some nominal constructions resulting from this process. We have, as a corpus for this research, advertising texts of national news magazines: Veja, IstoÉ and Época. We seek to understand how the stylistic nominal lexis, created in this textual genre, as for the relation between proper names and common names, satisfy, through word formation processes, the morphosyntactic and semantic rules that govern the Portuguese language. The study of onionyms indicates the possibility of teaching them at Basic Education levels and constitutes a contribution to the development of lexical competence in our mother language. The research is based on Brito (2003), Carvalhinhos (2000, 2007), Guerios (s/d), Ullmann (1997) and Zamariano (2010) regarding the functions of the sign in the onomastic and in the evolution of this field through the times; Alves (1990), Ferraz (2006), Gonçalves (2016) and Sandmann (1992, 2001) regarding the conceptualization and delimitation of the neological lexical unit and in Antunes (2003, 2012), Cardoso (2000), Carvalho (2010, 2014) and Ferraz (2007, 2008, 2010), regarding the advertising genre and the teaching of stylistic neology. The analysis of the lexis led to the creation of a taxonomy that allowed an ellaboration of a tipology of the onionyms and highlighted the fact that the structure of these lexical units is not contemplated by the traditional Grammar. All this enabled new theoretical contributions to the study of onionyms, especially when the analysis aims at its pedagogical aspects.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LinguísticosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASLíngua portuguesa – Estudo e ensinoLíngua portuguesa – LexicologiaLíngua portuguesa – Formação de palavrasLíngua portuguesa – NeologismosLíngua portuguesa – SintaxeLíngua portuguesa – Etimologia – NomesLínguistica aplicadaGêneros textuaisLéxico; Neologia Estilística; Publicidade; Oniônimo; Ensino.Léxico; Neologia Estilística; Publicidade; Oniônimo; Ensino.Criação lexical em textos publicitários: análise de oniônimosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALAntonio Jorge de Souza-pdf.pdfAntonio Jorge de Souza-pdf.pdfDissertaçãoapplication/pdf1684982https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31678/1/Antonio%20Jorge%20de%20Souza-pdf.pdfa3a7f54864742dadddab65aa8357503fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31678/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTAntonio Jorge de Souza-pdf.pdf.txtAntonio Jorge de Souza-pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain226830https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31678/3/Antonio%20Jorge%20de%20Souza-pdf.pdf.txta5cd2a2f67a5c14a5ad5bfc7d6ad2a99MD531843/316782019-12-28 03:33:52.574oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-12-28T06:33:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criação lexical em textos publicitários: análise de oniônimos
title Criação lexical em textos publicitários: análise de oniônimos
spellingShingle Criação lexical em textos publicitários: análise de oniônimos
Antonio Jorge de Souza
Léxico; Neologia Estilística; Publicidade; Oniônimo; Ensino.
Léxico; Neologia Estilística; Publicidade; Oniônimo; Ensino.
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Língua portuguesa – Lexicologia
Língua portuguesa – Formação de palavras
Língua portuguesa – Neologismos
Língua portuguesa – Sintaxe
Língua portuguesa – Etimologia – Nomes
Línguistica aplicada
Gêneros textuais
title_short Criação lexical em textos publicitários: análise de oniônimos
title_full Criação lexical em textos publicitários: análise de oniônimos
title_fullStr Criação lexical em textos publicitários: análise de oniônimos
title_full_unstemmed Criação lexical em textos publicitários: análise de oniônimos
title_sort Criação lexical em textos publicitários: análise de oniônimos
author Antonio Jorge de Souza
author_facet Antonio Jorge de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aderlande Pereira Ferraz
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8686710255738565
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Aline Luíza Cunha Carvalho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Candida Trindade Costa de Seabra
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9706618552375974
dc.contributor.author.fl_str_mv Antonio Jorge de Souza
contributor_str_mv Aderlande Pereira Ferraz
Aline Luíza Cunha Carvalho
Maria Candida Trindade Costa de Seabra
dc.subject.por.fl_str_mv Léxico; Neologia Estilística; Publicidade; Oniônimo; Ensino.
Léxico; Neologia Estilística; Publicidade; Oniônimo; Ensino.
topic Léxico; Neologia Estilística; Publicidade; Oniônimo; Ensino.
Léxico; Neologia Estilística; Publicidade; Oniônimo; Ensino.
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Língua portuguesa – Lexicologia
Língua portuguesa – Formação de palavras
Língua portuguesa – Neologismos
Língua portuguesa – Sintaxe
Língua portuguesa – Etimologia – Nomes
Línguistica aplicada
Gêneros textuais
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Língua portuguesa – Estudo e ensino
Língua portuguesa – Lexicologia
Língua portuguesa – Formação de palavras
Língua portuguesa – Neologismos
Língua portuguesa – Sintaxe
Língua portuguesa – Etimologia – Nomes
Línguistica aplicada
Gêneros textuais
description Esta pesquisa tem por objetivo verificar, através do processo da neologia lexical estilística dos oniônimos, nomes próprios de marcas e produtos industrializados, a probabilidade de sua sistematização, como também descrever algumas construções nominais resultantes desse processo. Temos, como corpus para esta investigação, textos publicitários de revistas noticiosas de âmbito nacional: Veja, IstoÉ e Época. Buscamos entender como os neologismos estilísticos, criados nesse gênero textual, a partir da relação entre nome próprio e nome comum, satisfazem, por meio dos processos de formação de palavras, as regras morfossintáticas e semânticas que regem a Língua Portuguesa. O estudo dos oniônimos sinaliza a possibilidade de seu ensino na Educação Básica e constitui uma contribuição para o desenvolvimento da competência lexical em língua materna. A pesquisa baseia-se em Brito (2003), Carvalhinhos (2000, 2007), Guérios (s/d), Ullmann (1997) e Zamariano (2010) no tocante às funções do signo na onomástica e à evolução desse campo através dos tempos; em Alves (1990), Ferraz (2006), Gonçalves (2016) e Sandmann (1992, 2001) no que se refere à conceituação e delimitação da unidade lexical neológica e em Antunes (2003, 2012), Cardoso (2000), Carvalho (2010, 2014) e Ferraz (2007, 2008, 2010), no que diz respeito ao gênero publicitário e ao ensino da neologia estilística. A análise das lexias levou à criação de uma taxonomia que permitiu a elaboração tipológica dos oniônimos e pôs em evidência que a estrutura dessas unidades léxicas não é contemplada pela gramática tradicional. Tudo isso possibilitou novos aportes teóricos ao estudo dos oniônimos, especialmente quando a perspectiva de análise tem em vista os aspectos pedagógicos.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-27T14:40:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-27T14:40:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-09-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/31678
url http://hdl.handle.net/1843/31678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31678/1/Antonio%20Jorge%20de%20Souza-pdf.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31678/2/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31678/3/Antonio%20Jorge%20de%20Souza-pdf.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a3a7f54864742dadddab65aa8357503f
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
a5cd2a2f67a5c14a5ad5bfc7d6ad2a99
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589305202900992