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Lucas Jose de Campos MachadoAda Avila AssuncaoRose Mary Ferreira Lisboa da SilvaJosemar de Almeida Moura2019-08-14T14:58:41Z2019-08-14T14:58:41Z2006-06-27http://hdl.handle.net/1843/ECJS-6XLGYZA insuficiência dos serviços de saúde no atendimento à população é um problema mundial, agravado em países como o Brasil diante da escassez dos recursos. Uma grande dificuldade é a ausência de um trânsito eficaz, seguro e democrático das informações. O Sistema de Referência e Contra-Referência (RCR) é alvo da atenção do Serviço Especial de Endocrinologia e Metabologia (SEEM) do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG desde 1998 com o desenvolvimento de um sistema de consultoria ambulatorial não presencial. Ainsatisfação dos agentes envolvidos no RCR com a sua ineficácia, paralela à percepção de seu grande potencial de resolver problemas assistenciais e de educação permanente produziu este estudo. O RCR tem posição de destaque em qualquer sistema de saúde, público ou privado, com profundas implicações na assistência ao paciente, na educação permanente e no custo financeiro do mesmo. O objetivo foi avaliar os relatórios de referência (RR) encaminhados a um serviçode referência em endocrinologia, público e universitário (SEEM). O estudo foi quantitativo com desenho observacional transversal para avaliar as características de 282 RR. Foi observado que: a) 65% dos RR foram emitidos por especialistas (ESP), sendo que estes foram mais freqüentes no HC (88 % versus 19%, p<0,001); b) 49% dos RR foram emitidos por médicos com menos de 9 anos de formado, sendo estes mais freqüentes no HC (66% versus 36%, p=0,0057); c) 98% dos RR foram considerados legíveis; d) os RR oriundos da prefeitura municipal de Belo Horizonte foram mais completos; e) os RR elaborados por clínicos (CLN) foram mais completos; f) os RR do HC, elaborados por ESP e os com diagnóstico de doenças de abordagem própria da endocrinologia (grupo B) foram mais freqüentemente suficientes para a decisão do consultor; g) os RR que continham história clínica, exame físico, exames complementares e os com diagnóstico do grupo B foram mais freqüentemente aceitos para agendamento; h) 68% dos pacientes referidos poderiam ser abordados na atenção básica (AB). Estes resultados nos permitem concluir que a melhora do RCR deve ser iniciada pela capacitação em RCR dos médicos novos da própria instituição, com estímulo à elaboração de RR que inclua exame clínico, exames complementares e o diagnóstico. Parece indispensável que se definam e divulguem os critérios de doenças endócrinas abordáveis pelo CLN atuando na AB.The health services insufficiency in medical care is a world matter, worsen by disorganization and lack of resources in developing countries like Brazil. A great difficulty verified is the absence of an effective, safely and democratic information transit. The Referral System (RCR) is the aim of the Endocrine and Metabolism Service of the University Hospital (HC) of the Federal University of Minas Gerais (SEEM) since 1998 with the development of a distance ambulatory consultation service. The dissatisfaction of the involved agents in RCR with its inefficacious,besides the perception of its great potential to solve care problems and offer permanent education led us to conduct this study. The RCR has a prominent position in both public and private health system, with profound implications in medical care, permanent education and costs of care. Our objective was to analyze the referral letter (RR) sent to an endocrinology public and university service (SEEM). The study was a quantitative with observational transversal design to evaluate the characteristics of 282 RR. It was observed that: a) 65% of the RR wassent by specialists (ESP), with higher frequency in those of the HC (88% versus 19%, p<0,001); b) 49% of the physician had less than nine years of practice, with higher frequency in those of the HC (66% versus 36%, p=0,0057); 98% of the RR were considered legible; d) The RR that came from the Belo Horizonte City Hall (PBH) were more complete; e) The RR written by general practitioner (CLN) were more complete; f) The RR from specialists of the HC and the ones with the diagnostic of diseases that needs the endocrinologists approach (B group) were more sufficient for the decision of the consultant; g) The RR that contained history,physical examination, complementary findings and diagnostic (B group) were more frequently accept for consultation; h) 68% of the referred patients could be approached in primary care (AB); These results allows us to conclude that to enhance the RCR in a endocrinology public and university service, we should begin to capacitate the new physicians of the institution in elaborate better RR, that includes the history, physical examination, complementary findings and diagnostic. It looks like essential to define and to divulge the endocrine diseases that could beapproached in primary care level.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGClinica médicaAvaliação de processos (cuidados de saúde)ConsultoresEndocrinopatias/diagnósticoMédicos de famíliaCondutas na prática dos médicosReferência e consulta/utilizaçãoProtocolos clínicos/normasCuidados primários de saúdeEspecialistaConsultorReferênciaAtenção básicaClínicoRelatório de referênciaInterconsultas médicas: uma avaliação dos relatórios de referência sob o ponto de vista dos consultores de um serviço público de ensino, referência em endocrinologia e metabologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjosemar_almeida_moura.pdfapplication/pdf435095https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECJS-6XLGYZ/1/josemar_almeida_moura.pdff1fc5cc6aa4d6eb2868e92522ab8d669MD51TEXTjosemar_almeida_moura.pdf.txtjosemar_almeida_moura.pdf.txtExtracted texttext/plain119135https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECJS-6XLGYZ/2/josemar_almeida_moura.pdf.txt0b71c58df984caeee46323b29d78f607MD521843/ECJS-6XLGYZ2019-11-14 12:07:10.144oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECJS-6XLGYZRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:07:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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