A avaliação da aprendizagem e a elaboração de itens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ionise Corrêa Pimenta Roveda
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPQMC
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise crítica do processo da Avaliação da Aprendizagem e a Elaboração de Itens na Escola Estadual João Hemétrio de Menezes (Belo Oriente, MG), cujo Projeto Político-Pedagógico foi documento base para reflexão/ análise de todos os pontos a serem levantados e estudados. Nesta Escola, o processo de avaliação interna é entendido como uma retrospectiva crítica, uma vez que a avaliação é vista como um instrumento utilizado a favor da transformação da realidade da escola. Todos os passos rumo a este processo avaliativo são discutidos, observa-se se engloba as habilidades necessárias para os conteúdos afins, se está em conformidade com os dizeres do Art. 24, Inciso V, alínea a da LDBEN nº 9394/1996, que prevê a avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais (BRASIL, 1996). A gestão escolar exerce o papel democrático, envolvendo todos os funcionários tanto quanto ao preparo do ambiente escolar, quanto ao feedback aos pais, pois, estes últimos, são fundamentais para o bom andamento e resultado, ajudando principalmente nas tomadas de decisões. Concordando com Werneck (2008, p. 21), erroneamente pensa-se que é possível motivar alguém. Pode-se sim incentivar, pois acredita-se que a motivação é algo interno, no entanto, a escola procura incentivar, criar meios para que os alunos obtenham êxito pessoal dentro do processo avaliativo.
id UFMG_91d57f056665fd063ba9fd0e8f3a0878
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZPQMC
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Wilma Aparecida Soares LimaIonise Corrêa Pimenta Roveda2019-08-13T00:41:43Z2019-08-13T00:41:43Z2013-07-19http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPQMCEste trabalho apresenta uma análise crítica do processo da Avaliação da Aprendizagem e a Elaboração de Itens na Escola Estadual João Hemétrio de Menezes (Belo Oriente, MG), cujo Projeto Político-Pedagógico foi documento base para reflexão/ análise de todos os pontos a serem levantados e estudados. Nesta Escola, o processo de avaliação interna é entendido como uma retrospectiva crítica, uma vez que a avaliação é vista como um instrumento utilizado a favor da transformação da realidade da escola. Todos os passos rumo a este processo avaliativo são discutidos, observa-se se engloba as habilidades necessárias para os conteúdos afins, se está em conformidade com os dizeres do Art. 24, Inciso V, alínea a da LDBEN nº 9394/1996, que prevê a avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais (BRASIL, 1996). A gestão escolar exerce o papel democrático, envolvendo todos os funcionários tanto quanto ao preparo do ambiente escolar, quanto ao feedback aos pais, pois, estes últimos, são fundamentais para o bom andamento e resultado, ajudando principalmente nas tomadas de decisões. Concordando com Werneck (2008, p. 21), erroneamente pensa-se que é possível motivar alguém. Pode-se sim incentivar, pois acredita-se que a motivação é algo interno, no entanto, a escola procura incentivar, criar meios para que os alunos obtenham êxito pessoal dentro do processo avaliativo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoAvaliação educacionalEscolas Organizacao e administracaoDesempenho do alunoAvaliação da aprendizagemGestão democráticaElaboração de itensA avaliação da aprendizagem e a elaboração de itensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALionise.pdfapplication/pdf662319https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPQMC/1/ionise.pdfc860034adf3cae403c1e96ca316ad3feMD51TEXTionise.pdf.txtionise.pdf.txtExtracted texttext/plain89839https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPQMC/2/ionise.pdf.txtcea3b7c58c0bf7406c4551f4236e712eMD521843/BUBD-9ZPQMC2019-11-14 20:30:59.66oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZPQMCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:30:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A avaliação da aprendizagem e a elaboração de itens
title A avaliação da aprendizagem e a elaboração de itens
spellingShingle A avaliação da aprendizagem e a elaboração de itens
Ionise Corrêa Pimenta Roveda
Desempenho do aluno
Avaliação da aprendizagem
Gestão democrática
Elaboração de itens
Educação
Avaliação educacional
Escolas Organizacao e administracao
title_short A avaliação da aprendizagem e a elaboração de itens
title_full A avaliação da aprendizagem e a elaboração de itens
title_fullStr A avaliação da aprendizagem e a elaboração de itens
title_full_unstemmed A avaliação da aprendizagem e a elaboração de itens
title_sort A avaliação da aprendizagem e a elaboração de itens
author Ionise Corrêa Pimenta Roveda
author_facet Ionise Corrêa Pimenta Roveda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wilma Aparecida Soares Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Ionise Corrêa Pimenta Roveda
contributor_str_mv Wilma Aparecida Soares Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho do aluno
Avaliação da aprendizagem
Gestão democrática
Elaboração de itens
topic Desempenho do aluno
Avaliação da aprendizagem
Gestão democrática
Elaboração de itens
Educação
Avaliação educacional
Escolas Organizacao e administracao
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Avaliação educacional
Escolas Organizacao e administracao
description Este trabalho apresenta uma análise crítica do processo da Avaliação da Aprendizagem e a Elaboração de Itens na Escola Estadual João Hemétrio de Menezes (Belo Oriente, MG), cujo Projeto Político-Pedagógico foi documento base para reflexão/ análise de todos os pontos a serem levantados e estudados. Nesta Escola, o processo de avaliação interna é entendido como uma retrospectiva crítica, uma vez que a avaliação é vista como um instrumento utilizado a favor da transformação da realidade da escola. Todos os passos rumo a este processo avaliativo são discutidos, observa-se se engloba as habilidades necessárias para os conteúdos afins, se está em conformidade com os dizeres do Art. 24, Inciso V, alínea a da LDBEN nº 9394/1996, que prevê a avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais (BRASIL, 1996). A gestão escolar exerce o papel democrático, envolvendo todos os funcionários tanto quanto ao preparo do ambiente escolar, quanto ao feedback aos pais, pois, estes últimos, são fundamentais para o bom andamento e resultado, ajudando principalmente nas tomadas de decisões. Concordando com Werneck (2008, p. 21), erroneamente pensa-se que é possível motivar alguém. Pode-se sim incentivar, pois acredita-se que a motivação é algo interno, no entanto, a escola procura incentivar, criar meios para que os alunos obtenham êxito pessoal dentro do processo avaliativo.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T00:41:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T00:41:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPQMC
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPQMC
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPQMC/1/ionise.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPQMC/2/ionise.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c860034adf3cae403c1e96ca316ad3fe
cea3b7c58c0bf7406c4551f4236e712e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589528113381376