A avaliação da aprendizagem e a elaboração de itens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPQMC |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise crítica do processo da Avaliação da Aprendizagem e a Elaboração de Itens na Escola Estadual João Hemétrio de Menezes (Belo Oriente, MG), cujo Projeto Político-Pedagógico foi documento base para reflexão/ análise de todos os pontos a serem levantados e estudados. Nesta Escola, o processo de avaliação interna é entendido como uma retrospectiva crítica, uma vez que a avaliação é vista como um instrumento utilizado a favor da transformação da realidade da escola. Todos os passos rumo a este processo avaliativo são discutidos, observa-se se engloba as habilidades necessárias para os conteúdos afins, se está em conformidade com os dizeres do Art. 24, Inciso V, alínea a da LDBEN nº 9394/1996, que prevê a avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais (BRASIL, 1996). A gestão escolar exerce o papel democrático, envolvendo todos os funcionários tanto quanto ao preparo do ambiente escolar, quanto ao feedback aos pais, pois, estes últimos, são fundamentais para o bom andamento e resultado, ajudando principalmente nas tomadas de decisões. Concordando com Werneck (2008, p. 21), erroneamente pensa-se que é possível motivar alguém. Pode-se sim incentivar, pois acredita-se que a motivação é algo interno, no entanto, a escola procura incentivar, criar meios para que os alunos obtenham êxito pessoal dentro do processo avaliativo. |
id |
UFMG_91d57f056665fd063ba9fd0e8f3a0878 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZPQMC |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Wilma Aparecida Soares LimaIonise Corrêa Pimenta Roveda2019-08-13T00:41:43Z2019-08-13T00:41:43Z2013-07-19http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPQMCEste trabalho apresenta uma análise crítica do processo da Avaliação da Aprendizagem e a Elaboração de Itens na Escola Estadual João Hemétrio de Menezes (Belo Oriente, MG), cujo Projeto Político-Pedagógico foi documento base para reflexão/ análise de todos os pontos a serem levantados e estudados. Nesta Escola, o processo de avaliação interna é entendido como uma retrospectiva crítica, uma vez que a avaliação é vista como um instrumento utilizado a favor da transformação da realidade da escola. Todos os passos rumo a este processo avaliativo são discutidos, observa-se se engloba as habilidades necessárias para os conteúdos afins, se está em conformidade com os dizeres do Art. 24, Inciso V, alínea a da LDBEN nº 9394/1996, que prevê a avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais (BRASIL, 1996). A gestão escolar exerce o papel democrático, envolvendo todos os funcionários tanto quanto ao preparo do ambiente escolar, quanto ao feedback aos pais, pois, estes últimos, são fundamentais para o bom andamento e resultado, ajudando principalmente nas tomadas de decisões. Concordando com Werneck (2008, p. 21), erroneamente pensa-se que é possível motivar alguém. Pode-se sim incentivar, pois acredita-se que a motivação é algo interno, no entanto, a escola procura incentivar, criar meios para que os alunos obtenham êxito pessoal dentro do processo avaliativo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoAvaliação educacionalEscolas Organizacao e administracaoDesempenho do alunoAvaliação da aprendizagemGestão democráticaElaboração de itensA avaliação da aprendizagem e a elaboração de itensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALionise.pdfapplication/pdf662319https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPQMC/1/ionise.pdfc860034adf3cae403c1e96ca316ad3feMD51TEXTionise.pdf.txtionise.pdf.txtExtracted texttext/plain89839https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPQMC/2/ionise.pdf.txtcea3b7c58c0bf7406c4551f4236e712eMD521843/BUBD-9ZPQMC2019-11-14 20:30:59.66oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZPQMCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:30:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A avaliação da aprendizagem e a elaboração de itens |
title |
A avaliação da aprendizagem e a elaboração de itens |
spellingShingle |
A avaliação da aprendizagem e a elaboração de itens Ionise Corrêa Pimenta Roveda Desempenho do aluno Avaliação da aprendizagem Gestão democrática Elaboração de itens Educação Avaliação educacional Escolas Organizacao e administracao |
title_short |
A avaliação da aprendizagem e a elaboração de itens |
title_full |
A avaliação da aprendizagem e a elaboração de itens |
title_fullStr |
A avaliação da aprendizagem e a elaboração de itens |
title_full_unstemmed |
A avaliação da aprendizagem e a elaboração de itens |
title_sort |
A avaliação da aprendizagem e a elaboração de itens |
author |
Ionise Corrêa Pimenta Roveda |
author_facet |
Ionise Corrêa Pimenta Roveda |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wilma Aparecida Soares Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ionise Corrêa Pimenta Roveda |
contributor_str_mv |
Wilma Aparecida Soares Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desempenho do aluno Avaliação da aprendizagem Gestão democrática Elaboração de itens |
topic |
Desempenho do aluno Avaliação da aprendizagem Gestão democrática Elaboração de itens Educação Avaliação educacional Escolas Organizacao e administracao |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Avaliação educacional Escolas Organizacao e administracao |
description |
Este trabalho apresenta uma análise crítica do processo da Avaliação da Aprendizagem e a Elaboração de Itens na Escola Estadual João Hemétrio de Menezes (Belo Oriente, MG), cujo Projeto Político-Pedagógico foi documento base para reflexão/ análise de todos os pontos a serem levantados e estudados. Nesta Escola, o processo de avaliação interna é entendido como uma retrospectiva crítica, uma vez que a avaliação é vista como um instrumento utilizado a favor da transformação da realidade da escola. Todos os passos rumo a este processo avaliativo são discutidos, observa-se se engloba as habilidades necessárias para os conteúdos afins, se está em conformidade com os dizeres do Art. 24, Inciso V, alínea a da LDBEN nº 9394/1996, que prevê a avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais (BRASIL, 1996). A gestão escolar exerce o papel democrático, envolvendo todos os funcionários tanto quanto ao preparo do ambiente escolar, quanto ao feedback aos pais, pois, estes últimos, são fundamentais para o bom andamento e resultado, ajudando principalmente nas tomadas de decisões. Concordando com Werneck (2008, p. 21), erroneamente pensa-se que é possível motivar alguém. Pode-se sim incentivar, pois acredita-se que a motivação é algo interno, no entanto, a escola procura incentivar, criar meios para que os alunos obtenham êxito pessoal dentro do processo avaliativo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T00:41:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T00:41:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPQMC |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPQMC |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPQMC/1/ionise.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPQMC/2/ionise.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c860034adf3cae403c1e96ca316ad3fe cea3b7c58c0bf7406c4551f4236e712e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589528113381376 |