Iconographia spiritualis: arte paleocristã e simbolismo funerário em um fragmento tumular na Basílica de Santa Agnese Fuori Le Mura em Roma - 370-440

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claudio Monteiro Duarte
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AFALNB
Resumo: Esta tese estuda o fragmento de uma lastra funerária conservada na Basílica de Santa Agnese fuori le mura, em Roma. Trata-se de um retângulo de mármore destinado a cobrir um túmulo escavado na parede de uma catacumba. O objeto é datado, segundo se acredita, do final do século IV ou do início do V, e foi confeccionado de modo a se assemelhar à frente de um sarcófago. Sobre o objeto foram esculpidos relevos com simbologia cristã e motivos decorativos, e se mesclam aspectos derivados do passado romano pagão com elementos novos, especificamente inventados para um público cristão. Através do estudo aprofundado de cada uma das características iconográficas e formais desses relevos, buscou-se um maior conhecimento da arte paleocristã, do processo de sua formação e desenvolvimento, de sua relação com a tradição intelectual e artística pré-cristã e com os processos culturais, políticos e religiosos em curso no mundo romano ao longo do século IV. Por meio do levantamento e da discussão de toda a fortuna crítica sobre a peça, foi possível perceber o processo de formação da Arqueologia e da História da arte paleocristã, trazendo à luz a tradição secular das ferramentas eruditas da área, possibilitando uma discussão a respeito das suas controvérsias historiográficas atuais. Como o costume de se sepultar em sarcófagos de mármore era uma forte tradição na sociedade romana, depois adotada pela população cristã, o estudo detalhado desses monumentos funerários, pagãos e cristãos, pode levar não só a um melhor conhecimento das transformações da escultura funerária antiga, mas também revelar aspectos importantes das crenças e das expectativas em relação à morte na cultura tardo-antiga. Por fim, através do confronto de textos antigos, que revelassem mudanças no modo de se encarar a vida espiritual, com a emergência de novas tradições figurativas, buscaram-se evidências do desenvolvimento de uma cultura visual especificamente cristã, nova em relação ao passado clássico-helenístico, mas preservando alguns de seus elementos mais sutis.
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Através do estudo aprofundado de cada uma das características iconográficas e formais desses relevos, buscou-se um maior conhecimento da arte paleocristã, do processo de sua formação e desenvolvimento, de sua relação com a tradição intelectual e artística pré-cristã e com os processos culturais, políticos e religiosos em curso no mundo romano ao longo do século IV. Por meio do levantamento e da discussão de toda a fortuna crítica sobre a peça, foi possível perceber o processo de formação da Arqueologia e da História da arte paleocristã, trazendo à luz a tradição secular das ferramentas eruditas da área, possibilitando uma discussão a respeito das suas controvérsias historiográficas atuais. Como o costume de se sepultar em sarcófagos de mármore era uma forte tradição na sociedade romana, depois adotada pela população cristã, o estudo detalhado desses monumentos funerários, pagãos e cristãos, pode levar não só a um melhor conhecimento das transformações da escultura funerária antiga, mas também revelar aspectos importantes das crenças e das expectativas em relação à morte na cultura tardo-antiga. Por fim, através do confronto de textos antigos, que revelassem mudanças no modo de se encarar a vida espiritual, com a emergência de novas tradições figurativas, buscaram-se evidências do desenvolvimento de uma cultura visual especificamente cristã, nova em relação ao passado clássico-helenístico, mas preservando alguns de seus elementos mais sutis.This thesis is a research about a funerary slab fragment kept in the Basilica of Santa Agnese fuori le mura, in Rome. It is a marble rectangle for covering a grave on the wall of a catacomb. The object is believed to be either from late 4th or early 5th century, and it was made in such a way as to resemble the face of a sarcophagus. Some reliefs with Christian meaning were carved onto the object, together with decorative motifs. These mix aspects originating from the pagan Roman past together with new elements, specifically invented for a Christian public. Through a deep analysis of each one of the formal and iconographical aspects of these reliefs, it was expected to achieve a greater understanding of early Christian art, the process of its development, its relationship with the intellectual and artistic traditions that existed before Christianity, and the religious, political and cultural processes that developed throughout the 4th century. By finding and studying all specialized literature about the object, it was possible to learn how early Christian Archeology and Art History as scientific disciplines came to be, and reveal the secular tradition of its scholarly tools. This allowed for a better understanding of its historiographical controversies. Since burial in marble sarcophagi was a strong tradition in Roman society adopted also by the Christian population the detailed study of these funerary monuments, both pagan and Christian, allowed not only for a better knowledge of ancient funerary sculptures, but also revealed important features of beliefs and expectations about death in Late Antique culture. By comparing ancient texts that reveal changes in the conception of spiritual life and the emergence of new representational traditions, it was our goal to get evidences of the development of a specific Christian visual culture, which included new features as regards both the Classical and Hellenistic past, but preserved some of its more subtle aspects. KEYWORDS: Funerary Sculpture, Roman Sarcophagi, Early Christian Iconography, Late Antiquity.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGHistóriaArte antigaArte e religiãoEsculturaAntiguidade TardiaEscultura funeráriaSarcófagos romanosIconografia paleocristãIconographia spiritualis: arte paleocristã e simbolismo funerário em um fragmento tumular na Basílica de Santa Agnese Fuori Le Mura em Roma - 370-440info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese___cl_udio_monteiro_duarte___ppghis___2016.pdfapplication/pdf41529023https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AFALNB/1/tese___cl_udio_monteiro_duarte___ppghis___2016.pdf7c7f143d315fc519f7af732de1ec7591MD51TEXTtese___cl_udio_monteiro_duarte___ppghis___2016.pdf.txttese___cl_udio_monteiro_duarte___ppghis___2016.pdf.txtExtracted texttext/plain1025064https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AFALNB/2/tese___cl_udio_monteiro_duarte___ppghis___2016.pdf.txt5cf3335dd09163bf57a35591f0e9432eMD521843/BUBD-AFALNB2019-11-14 14:36:08.23oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AFALNBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:36:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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