spelling |
Maria do Carmo de F VenerosoStephane Denis Albert Rene HuchetAndré Guimarães BrasilTales Bedeschi Faria2019-08-14T04:30:43Z2019-08-14T04:30:43Z2013-07-09http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9BQEXEA gravura, apesar de ser considerada um procedimento secular e antiquado, permanece ainda na esteira produtiva de artistas contemporâneos, ao contrário do que se pode acreditar ao se ler os arautos da revolução tecnológica e digital. A questão que se coloca é: a gravura pode contribuir para as mais recentes discussões sobre arte e política? A partir desta indagação, delineio uma escolha teórica que encara a gravura não como técnica, mas como campo do fazer e do pensar. Ela se coloca como campo amplo e diverso que incorpora os elementos da cultura do impresso, como o jornal, o livro, o cartaz, o panfleto, o outdoor e diversos tipos de impressão. Nesse sentido, esta dissertação procura aproximar as estratégias dos artistas que atuam nesse campo ampliado das questões da política, na perspectiva de uma reconfiguração da partilha do sensível, termo cunhado por Jacques Rancière. O que o artista dá a ver? Como ele atua sobre a ordem sensível que dá visibilidade a uns e retira a de outros? Por meio de um estudo das eficácias da arte e seus modelos pedagógicos e estéticos, atento para projetos que se desenvolvem dentro e fora dos museus e que, apesar de estruturalmente diferentes, pretendem ser considerados políticos.Although considered a secular and old-fashioned procedure, printmaking is still productive in the wake of contemporary artists, contradicting the claims of the harbingers of digital and technological revolution. The question that arises is: can printmaking contribute to the most recent discussions about art and politics? From this question, a theoretical choice is outlined. One that faces printmaking not as a technique, but as a field of thought and action. It presents itself as a wide and diverse field that incorporates the elements of the print culture, such as newspaper, book, poster, flyer, billboard and various types of printing. In this sense, this dissertation aims to bring closer the strategies of artists that work in this expanded field of politic issues on the perspective of a reconfiguration of the "distribution of the sensible", a term coined by Jacques Rancière. What the artist gives to see? How he acts upon the sensible order that gives visibility to some and removes other? Through a study of the efficacy of art and its aesthetic and pedagogical models, turns to projects that develop within and outside museums and, although structurally different, wish to be considered political.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte Aspectos políticosGravuraEsteticaArtesIntervenções urbanasArtesTornando visível o não visto: estratégias da arte política no campo ampliado da gravurainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_tales_bedeschi_faria.pdfapplication/pdf4275003https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9BQEXE/1/dissertacao_tales_bedeschi_faria.pdf8130bf3694513cab5bd5df2eaedacc2aMD51TEXTdissertacao_tales_bedeschi_faria.pdf.txtdissertacao_tales_bedeschi_faria.pdf.txtExtracted texttext/plain827592https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9BQEXE/2/dissertacao_tales_bedeschi_faria.pdf.txt2362ff4e5e56ac161024df3db07f9cbbMD521843/JSSS-9BQEXE2019-11-14 16:16:02.462oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-9BQEXERepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:16:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|