Uma viagem mágica no mundo de Paul Klee: considerações sobre o ensino de artes visuais na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/48098 |
Resumo: | O presente estudo objetivou tecer abordagens sobre as Artes Visuais na infância através de um trabalho desenvolvido com crianças de 3 a 6 anos em uma escola particular de São Gotardo. A metodologia utilizada valeu-se de oficinas, onde foram executadas diversas atividades utilizando técnicas e materiais variados a fim de que a criança se expresse através de atividades devidamente planejadas com base nas obras do artista Paul Klee. Para o desenvolvimento das atividades, apoiou-senos estudos de Ana Mae Barbosa, Rosa Iavelberg, Miriam Celeste Martins, Gisa Picosque, Maria Terezinha T. Guerra e outros autores que se dedicarem em estudar o tema. O trabalho com a arte, na infância deve ser aplicado no espaço educativo formal, baseado em um planejamento baseado no conhecimento sobre a arte e a importância do olhar tanto do educador como também de outros segmentos, para que novas posturas e possibilidades sejam elucidadas no que se refere à necessidade de olhar a Arte como atividade de extrema importância na formação social, interacional, cognitiva e principalmente no despertar e aprofundar do processo de criação. |
id |
UFMG_923a2e94e0db25edca8d7a992cae842c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/48098 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma viagem mágica no mundo de Paul Klee: considerações sobre o ensino de artes visuais na escolaArtes visuaisInfânciaPaul KleeKlee, Paul, 1879-1940Arte - Estudo e ensinoEducação de criançasO presente estudo objetivou tecer abordagens sobre as Artes Visuais na infância através de um trabalho desenvolvido com crianças de 3 a 6 anos em uma escola particular de São Gotardo. A metodologia utilizada valeu-se de oficinas, onde foram executadas diversas atividades utilizando técnicas e materiais variados a fim de que a criança se expresse através de atividades devidamente planejadas com base nas obras do artista Paul Klee. Para o desenvolvimento das atividades, apoiou-senos estudos de Ana Mae Barbosa, Rosa Iavelberg, Miriam Celeste Martins, Gisa Picosque, Maria Terezinha T. Guerra e outros autores que se dedicarem em estudar o tema. O trabalho com a arte, na infância deve ser aplicado no espaço educativo formal, baseado em um planejamento baseado no conhecimento sobre a arte e a importância do olhar tanto do educador como também de outros segmentos, para que novas posturas e possibilidades sejam elucidadas no que se refere à necessidade de olhar a Arte como atividade de extrema importância na formação social, interacional, cognitiva e principalmente no despertar e aprofundar do processo de criação.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias ContemporâneasUFMGBárbara de Oliveira Ahouagihttp://lattes.cnpq.br/7722789302573323Kleumanery de Melo BarbozaBianca Cecília Albertino de Araújo2022-12-16T12:40:26Z2022-12-16T12:40:26Z2016-06-11Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/48098porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-12-16T12:40:26Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/48098Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-12-16T12:40:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma viagem mágica no mundo de Paul Klee: considerações sobre o ensino de artes visuais na escola |
title |
Uma viagem mágica no mundo de Paul Klee: considerações sobre o ensino de artes visuais na escola |
spellingShingle |
Uma viagem mágica no mundo de Paul Klee: considerações sobre o ensino de artes visuais na escola Bianca Cecília Albertino de Araújo Artes visuais Infância Paul Klee Klee, Paul, 1879-1940 Arte - Estudo e ensino Educação de crianças |
title_short |
Uma viagem mágica no mundo de Paul Klee: considerações sobre o ensino de artes visuais na escola |
title_full |
Uma viagem mágica no mundo de Paul Klee: considerações sobre o ensino de artes visuais na escola |
title_fullStr |
Uma viagem mágica no mundo de Paul Klee: considerações sobre o ensino de artes visuais na escola |
title_full_unstemmed |
Uma viagem mágica no mundo de Paul Klee: considerações sobre o ensino de artes visuais na escola |
title_sort |
Uma viagem mágica no mundo de Paul Klee: considerações sobre o ensino de artes visuais na escola |
author |
Bianca Cecília Albertino de Araújo |
author_facet |
Bianca Cecília Albertino de Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bárbara de Oliveira Ahouagi http://lattes.cnpq.br/7722789302573323 Kleumanery de Melo Barboza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bianca Cecília Albertino de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais Infância Paul Klee Klee, Paul, 1879-1940 Arte - Estudo e ensino Educação de crianças |
topic |
Artes visuais Infância Paul Klee Klee, Paul, 1879-1940 Arte - Estudo e ensino Educação de crianças |
description |
O presente estudo objetivou tecer abordagens sobre as Artes Visuais na infância através de um trabalho desenvolvido com crianças de 3 a 6 anos em uma escola particular de São Gotardo. A metodologia utilizada valeu-se de oficinas, onde foram executadas diversas atividades utilizando técnicas e materiais variados a fim de que a criança se expresse através de atividades devidamente planejadas com base nas obras do artista Paul Klee. Para o desenvolvimento das atividades, apoiou-senos estudos de Ana Mae Barbosa, Rosa Iavelberg, Miriam Celeste Martins, Gisa Picosque, Maria Terezinha T. Guerra e outros autores que se dedicarem em estudar o tema. O trabalho com a arte, na infância deve ser aplicado no espaço educativo formal, baseado em um planejamento baseado no conhecimento sobre a arte e a importância do olhar tanto do educador como também de outros segmentos, para que novas posturas e possibilidades sejam elucidadas no que se refere à necessidade de olhar a Arte como atividade de extrema importância na formação social, interacional, cognitiva e principalmente no despertar e aprofundar do processo de criação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-11 2022-12-16T12:40:26Z 2022-12-16T12:40:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Monografia (especialização) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/48098 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/48098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829603348480000 |