Uma viagem mágica no mundo de Paul Klee: considerações sobre o ensino de artes visuais na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianca Cecília Albertino de Araújo
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/48098
Resumo: O presente estudo objetivou tecer abordagens sobre as Artes Visuais na infância através de um trabalho desenvolvido com crianças de 3 a 6 anos em uma escola particular de São Gotardo. A metodologia utilizada valeu-se de oficinas, onde foram executadas diversas atividades utilizando técnicas e materiais variados a fim de que a criança se expresse através de atividades devidamente planejadas com base nas obras do artista Paul Klee. Para o desenvolvimento das atividades, apoiou-senos estudos de Ana Mae Barbosa, Rosa Iavelberg, Miriam Celeste Martins, Gisa Picosque, Maria Terezinha T. Guerra e outros autores que se dedicarem em estudar o tema. O trabalho com a arte, na infância deve ser aplicado no espaço educativo formal, baseado em um planejamento baseado no conhecimento sobre a arte e a importância do olhar tanto do educador como também de outros segmentos, para que novas posturas e possibilidades sejam elucidadas no que se refere à necessidade de olhar a Arte como atividade de extrema importância na formação social, interacional, cognitiva e principalmente no despertar e aprofundar do processo de criação.
id UFMG_923a2e94e0db25edca8d7a992cae842c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/48098
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Uma viagem mágica no mundo de Paul Klee: considerações sobre o ensino de artes visuais na escolaArtes visuaisInfânciaPaul KleeKlee, Paul, 1879-1940Arte - Estudo e ensinoEducação de criançasO presente estudo objetivou tecer abordagens sobre as Artes Visuais na infância através de um trabalho desenvolvido com crianças de 3 a 6 anos em uma escola particular de São Gotardo. A metodologia utilizada valeu-se de oficinas, onde foram executadas diversas atividades utilizando técnicas e materiais variados a fim de que a criança se expresse através de atividades devidamente planejadas com base nas obras do artista Paul Klee. Para o desenvolvimento das atividades, apoiou-senos estudos de Ana Mae Barbosa, Rosa Iavelberg, Miriam Celeste Martins, Gisa Picosque, Maria Terezinha T. Guerra e outros autores que se dedicarem em estudar o tema. O trabalho com a arte, na infância deve ser aplicado no espaço educativo formal, baseado em um planejamento baseado no conhecimento sobre a arte e a importância do olhar tanto do educador como também de outros segmentos, para que novas posturas e possibilidades sejam elucidadas no que se refere à necessidade de olhar a Arte como atividade de extrema importância na formação social, interacional, cognitiva e principalmente no despertar e aprofundar do processo de criação.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias ContemporâneasUFMGBárbara de Oliveira Ahouagihttp://lattes.cnpq.br/7722789302573323Kleumanery de Melo BarbozaBianca Cecília Albertino de Araújo2022-12-16T12:40:26Z2022-12-16T12:40:26Z2016-06-11Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/48098porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-12-16T12:40:26Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/48098Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-12-16T12:40:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma viagem mágica no mundo de Paul Klee: considerações sobre o ensino de artes visuais na escola
title Uma viagem mágica no mundo de Paul Klee: considerações sobre o ensino de artes visuais na escola
spellingShingle Uma viagem mágica no mundo de Paul Klee: considerações sobre o ensino de artes visuais na escola
Bianca Cecília Albertino de Araújo
Artes visuais
Infância
Paul Klee
Klee, Paul, 1879-1940
Arte - Estudo e ensino
Educação de crianças
title_short Uma viagem mágica no mundo de Paul Klee: considerações sobre o ensino de artes visuais na escola
title_full Uma viagem mágica no mundo de Paul Klee: considerações sobre o ensino de artes visuais na escola
title_fullStr Uma viagem mágica no mundo de Paul Klee: considerações sobre o ensino de artes visuais na escola
title_full_unstemmed Uma viagem mágica no mundo de Paul Klee: considerações sobre o ensino de artes visuais na escola
title_sort Uma viagem mágica no mundo de Paul Klee: considerações sobre o ensino de artes visuais na escola
author Bianca Cecília Albertino de Araújo
author_facet Bianca Cecília Albertino de Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bárbara de Oliveira Ahouagi
http://lattes.cnpq.br/7722789302573323
Kleumanery de Melo Barboza
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianca Cecília Albertino de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Infância
Paul Klee
Klee, Paul, 1879-1940
Arte - Estudo e ensino
Educação de crianças
topic Artes visuais
Infância
Paul Klee
Klee, Paul, 1879-1940
Arte - Estudo e ensino
Educação de crianças
description O presente estudo objetivou tecer abordagens sobre as Artes Visuais na infância através de um trabalho desenvolvido com crianças de 3 a 6 anos em uma escola particular de São Gotardo. A metodologia utilizada valeu-se de oficinas, onde foram executadas diversas atividades utilizando técnicas e materiais variados a fim de que a criança se expresse através de atividades devidamente planejadas com base nas obras do artista Paul Klee. Para o desenvolvimento das atividades, apoiou-senos estudos de Ana Mae Barbosa, Rosa Iavelberg, Miriam Celeste Martins, Gisa Picosque, Maria Terezinha T. Guerra e outros autores que se dedicarem em estudar o tema. O trabalho com a arte, na infância deve ser aplicado no espaço educativo formal, baseado em um planejamento baseado no conhecimento sobre a arte e a importância do olhar tanto do educador como também de outros segmentos, para que novas posturas e possibilidades sejam elucidadas no que se refere à necessidade de olhar a Arte como atividade de extrema importância na formação social, interacional, cognitiva e principalmente no despertar e aprofundar do processo de criação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-11
2022-12-16T12:40:26Z
2022-12-16T12:40:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/48098
url http://hdl.handle.net/1843/48098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829603348480000