História da Arte Técnica: um olhar contemporâneo sobre a práxis das Ciências Humanas e Naturais no estudo de pinturas sobre tela e madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alessandra Rosado
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8NXE38
Resumo: O presente trabalho busca caracterizar epistemologicamente o emergente campo de estudo no Brasil denominado História da Arte Técnica, que reúne métodos de investigação da História da Arte, das análises físico-químicas e da Ciência da Conservação aplicados aos objetos artísticos culturais. As teorias clássicas das Ciências Humanas (principalmente História da Arte) e Ciências Naturais (Física, Química e Biologia) são analisadas com o propósito de investigar através dascontribuições dessas áreas nos processos de restauração, autenticação e estudo das técnicas e materiais de pinturas sobre tela e madeira os pontos de contato na conformação da prática interdisciplinar proposta pela História da Arte Técnica. Os estudos de caso apresentados referentes à pintura a óleo sobre tela de autoria dePoussin, à obra anônima O Lenhador e ao estudo preliminar dos materiais e técnicas das obras de Candido Portinari permitiram avaliar as linhas gerais da constituição dessa nova prática (onde diferentes fases da história da produção de uma obra de arte podem, muitas vezes, ser reveladas fornecendo informações importantes sobreo processo criativo do artista e de suas intenções) e avançar na proposição do estabelecimento de um diálogo, idealmente sem barreiras, entre as Ciências Humanas e Naturais.
id UFMG_9240c28c026e6329fcbe6bee1dcdddc3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8NXE38
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Luiz Antonio Cruz SouzaAntonio SagamellotiEdson Motta JuniorIsolda Maria de Castro MendesYacy Ara Froner GoncalvesAlessandra Rosado2019-08-10T11:22:10Z2019-08-10T11:22:10Z2011-08-30http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8NXE38O presente trabalho busca caracterizar epistemologicamente o emergente campo de estudo no Brasil denominado História da Arte Técnica, que reúne métodos de investigação da História da Arte, das análises físico-químicas e da Ciência da Conservação aplicados aos objetos artísticos culturais. As teorias clássicas das Ciências Humanas (principalmente História da Arte) e Ciências Naturais (Física, Química e Biologia) são analisadas com o propósito de investigar através dascontribuições dessas áreas nos processos de restauração, autenticação e estudo das técnicas e materiais de pinturas sobre tela e madeira os pontos de contato na conformação da prática interdisciplinar proposta pela História da Arte Técnica. Os estudos de caso apresentados referentes à pintura a óleo sobre tela de autoria dePoussin, à obra anônima O Lenhador e ao estudo preliminar dos materiais e técnicas das obras de Candido Portinari permitiram avaliar as linhas gerais da constituição dessa nova prática (onde diferentes fases da história da produção de uma obra de arte podem, muitas vezes, ser reveladas fornecendo informações importantes sobreo processo criativo do artista e de suas intenções) e avançar na proposição do estabelecimento de um diálogo, idealmente sem barreiras, entre as Ciências Humanas e Naturais.This study aims to epistemologically characterize the emergent field of study in Brazil named Technical Art History that gathers research methods of History, Art History, physical-chemical analysis and Conservation Science applied to cultural goods. The classical theories of Humanities (especially Art History) and Natural Sciences (Physics, Chemistry and Biology) are analyzed in order to investigate through thecontributions of these areas in the process of restoration, authentication and the study of painting techniques and materials on canvas and wood the points of contact in the conformation of interdisciplinary practice proposed by the Technical Art History. The presented case studies regarding the oil painting on canvas by Poussins authorship, the anonymous work O Lenhador (The Woodman) and the preliminary study of materials and techniques of the Candido Portinari works allowedto assess the general constitution lines of this new practice (where different history stages of production of a work of art can often be revealed, providing important information about the creative process of an artist and his/her intentions) and proceed with the proposition of establishing a dialogue, ideally without any barriers, between the Human and Natural Sciences.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPoussin, Nicolas Critica e interpretaçãoPortinari, Cândido, 1903-1962 Critica e interpretaçãoArte Conservação e restauraçãoArte ApreciaçãoPinturaGainsborough, Thomas, 1727-1788 Critica e interpretaçãoAbordagem interdisciplinar do conhecimento na arteArte História Séc XVIII-XXIMateriais de pinturaPintura em madeirainterdisciplinaridadeHistória da Arte Técnicaobra de arteHistória da Arte Técnica: um olhar contemporâneo sobre a práxis das Ciências Humanas e Naturais no estudo de pinturas sobre tela e madeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALalessandra_rosado.pdfapplication/pdf10703371https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8NXE38/1/alessandra_rosado.pdfe6e6f1c5291a716d98736db53342003eMD51TEXTalessandra_rosado.pdf.txtalessandra_rosado.pdf.txtExtracted texttext/plain572130https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8NXE38/2/alessandra_rosado.pdf.txtd749e88afa7b1d0bd6b1b0efb13f02a2MD521843/JSSS-8NXE382019-11-14 04:48:13.05oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8NXE38Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:48:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv História da Arte Técnica: um olhar contemporâneo sobre a práxis das Ciências Humanas e Naturais no estudo de pinturas sobre tela e madeira
title História da Arte Técnica: um olhar contemporâneo sobre a práxis das Ciências Humanas e Naturais no estudo de pinturas sobre tela e madeira
spellingShingle História da Arte Técnica: um olhar contemporâneo sobre a práxis das Ciências Humanas e Naturais no estudo de pinturas sobre tela e madeira
Alessandra Rosado
interdisciplinaridade
História da Arte Técnica
obra de arte
Poussin, Nicolas Critica e interpretação
Portinari, Cândido, 1903-1962 Critica e interpretação
Arte Conservação e restauração
Arte Apreciação
Pintura
Gainsborough, Thomas, 1727-1788 Critica e interpretação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na arte
Arte História Séc XVIII-XXI
Materiais de pintura
Pintura em madeira
title_short História da Arte Técnica: um olhar contemporâneo sobre a práxis das Ciências Humanas e Naturais no estudo de pinturas sobre tela e madeira
title_full História da Arte Técnica: um olhar contemporâneo sobre a práxis das Ciências Humanas e Naturais no estudo de pinturas sobre tela e madeira
title_fullStr História da Arte Técnica: um olhar contemporâneo sobre a práxis das Ciências Humanas e Naturais no estudo de pinturas sobre tela e madeira
title_full_unstemmed História da Arte Técnica: um olhar contemporâneo sobre a práxis das Ciências Humanas e Naturais no estudo de pinturas sobre tela e madeira
title_sort História da Arte Técnica: um olhar contemporâneo sobre a práxis das Ciências Humanas e Naturais no estudo de pinturas sobre tela e madeira
author Alessandra Rosado
author_facet Alessandra Rosado
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Antonio Cruz Souza
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonio Sagamelloti
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Edson Motta Junior
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Isolda Maria de Castro Mendes
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Yacy Ara Froner Goncalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Alessandra Rosado
contributor_str_mv Luiz Antonio Cruz Souza
Antonio Sagamelloti
Edson Motta Junior
Isolda Maria de Castro Mendes
Yacy Ara Froner Goncalves
dc.subject.por.fl_str_mv interdisciplinaridade
História da Arte Técnica
obra de arte
topic interdisciplinaridade
História da Arte Técnica
obra de arte
Poussin, Nicolas Critica e interpretação
Portinari, Cândido, 1903-1962 Critica e interpretação
Arte Conservação e restauração
Arte Apreciação
Pintura
Gainsborough, Thomas, 1727-1788 Critica e interpretação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na arte
Arte História Séc XVIII-XXI
Materiais de pintura
Pintura em madeira
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Poussin, Nicolas Critica e interpretação
Portinari, Cândido, 1903-1962 Critica e interpretação
Arte Conservação e restauração
Arte Apreciação
Pintura
Gainsborough, Thomas, 1727-1788 Critica e interpretação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na arte
Arte História Séc XVIII-XXI
Materiais de pintura
Pintura em madeira
description O presente trabalho busca caracterizar epistemologicamente o emergente campo de estudo no Brasil denominado História da Arte Técnica, que reúne métodos de investigação da História da Arte, das análises físico-químicas e da Ciência da Conservação aplicados aos objetos artísticos culturais. As teorias clássicas das Ciências Humanas (principalmente História da Arte) e Ciências Naturais (Física, Química e Biologia) são analisadas com o propósito de investigar através dascontribuições dessas áreas nos processos de restauração, autenticação e estudo das técnicas e materiais de pinturas sobre tela e madeira os pontos de contato na conformação da prática interdisciplinar proposta pela História da Arte Técnica. Os estudos de caso apresentados referentes à pintura a óleo sobre tela de autoria dePoussin, à obra anônima O Lenhador e ao estudo preliminar dos materiais e técnicas das obras de Candido Portinari permitiram avaliar as linhas gerais da constituição dessa nova prática (onde diferentes fases da história da produção de uma obra de arte podem, muitas vezes, ser reveladas fornecendo informações importantes sobreo processo criativo do artista e de suas intenções) e avançar na proposição do estabelecimento de um diálogo, idealmente sem barreiras, entre as Ciências Humanas e Naturais.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T11:22:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T11:22:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8NXE38
url http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8NXE38
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8NXE38/1/alessandra_rosado.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8NXE38/2/alessandra_rosado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e6e6f1c5291a716d98736db53342003e
d749e88afa7b1d0bd6b1b0efb13f02a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676605111664640