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Gercina Angela Borem de Oliveira LimaLidia AlvarengaFausto Borem de OliveiraCristina Dotta OrtegaSoraia de Andrade Lara Carvalho2019-08-13T19:52:43Z2019-08-13T19:52:43Z2013-09-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ESGFTOs vocabulários controlados adotados para representação e recuperação da informação musical nem sempre contemplam, satisfatoriamente, os termos das linguagens de especialidade presentes nos discursos científicos. Esta pesquisa teve como objetivo verificar a contribuição da Terminologia para a definição de campos conceituais na área de Música, carente de obras referenciais para a construção de linguagens documentárias. Foram adotados os fundamentos da Teoria Geral da Terminologia e da Teoria Comunicativa da Terminologia, para a realização de um trabalho terminológico pontual, com o termo performance musical, que foi escolhido para o estudo por representar a subárea de pesquisa em música que mais se desenvolveu nos últimos anos. Este termo foi analisado em seu real contexto de uso, a partir das linguagens de especialidade presentes nos discursos científicos da área. Tendo como base os princípios da Terminografia, o trabalho se desenvolveu através dos seguintes procedimentos metodológicos: seleção da área de Música, subárea performance musical; constituição do corpus da pesquisa, com artigos publicados em 2012 em três revistas científicas representativas da área: Revista Per Musi, Revista Música Hodie e Revista Opus, e trabalhos apresentados em congresso, registrados nos Anais da Anppom, totalizando 144 documentos. Identificada a ocorrência dos termos, realizou-se a extração e transcrição manual dos mesmos que foram analisados nos contextos de uso. A análise dos dados revelou a presença de um repertório de termos adjacentes ao termo estudado, considerados significativos e que, categorizados em assuntos específicos, constituem um conjunto terminológico homogêneo e representativo da área. Identificou-se uma expressiva variação terminológica que permitiu o estabelecimento de relações conceituais e revelou as diversas formas de tratamento do conceito performance musical que estão presentes nos universos discursivos de um mesmo domínio. Os termos foram organizados a partir das linguagens de especialidade, demonstrando que, quando se opera com as palavras em funcionamento, é possível atingir a desejada contiguidade e semelhança entre o vocabulário utilizado na representação da informação e o universo do conhecimento expresso nos documentos.Controlled vocabularies used for music information retrieval and representation do not really match specialized languages used in scientific publications. This research aims to verify the possible Terminology contribution to the definition of conceptual fields in the Music area, in need of reference works to construct registration languages. The foundations of the General Theory of Terminology and the Communicative Theory of Terminology were adopted to develop a terminographic work, with the following procedures: selection of Music as the research area, subordinate area musical performance, and the choice of Articles published in 2012, in three representative Brazilian Music periodicals: Revista Per Musi, Revista Música Hodie e Revista Opus, as well as works presented in the Anppom Congress, in its Anais da Anppom 2012, a total of 144 documents as the corpus research. The occurrence of terms was identified and a manual collection and transcription was made studying their use in context. The data analysis showed there is a meaningful collection of terms adjacent to the term musical performance that can be categorized as specific subjects to constitute a homogeneous and representative vocabulary for the area. A terminological variation was identified and the conceptual relations between the terms established, showing different ways of treatment for the concept musical performance given in scientific texts about the subject. The terms were organized based on the specialized languages demonstrating that when we work with words used by specialists in their texts, it is possible to get the necessary matching between the vocabulary used for information representation and the universe of knowledge expressed in documents.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCiência da informaçãoMúsica TerminologiaLinguagem documentariaTerminologia musicalLinguagens de especialidadeTerminologiaLinguagens documentáriasTerminologia e documentação: um estudo terminográfico sobre performance musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o.pdfapplication/pdf2719534https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ESGFT/1/disserta__o.pdfa3896599dd5fc9653c7db738d3cfee1eMD51TEXTdisserta__o.pdf.txtdisserta__o.pdf.txtExtracted texttext/plain398451https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ESGFT/2/disserta__o.pdf.txt313158f8c2fdac0b1946140c3bf225d2MD521843/BUBD-9ESGFT2019-11-14 15:07:15.621oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ESGFTRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:07:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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