Reflexões sobre arte contemporânea - Land Art - e o ensino-aprendizagem para o Ensino Médio: o ensino-aprendizagem para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYM76 |
Resumo: | Dentre os vários movimentos da Arte Contemporânea, o Land Art surgiu no final na década de 60, devido a uma insatisfação com a monotonia da cultura vigente; de certo desencanto com a sofisticada tecnologia da cultura industrial e do crescente interesse das questões ligado a ecologia. Este trabalho objetiva investigar a Land Art, suas características e classificação, refletindo sobre os seus conceitos, destacando a importância do ensino da mesma para o Ensino Médio. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de literatura sobre este movimento destacando os principais artistas e suas obras. Foi feito também uma discussão sobre a transição da Arte Moderna para Contemporânea, sobre o conceito de escultura e percepção. Também foi proposta uma atividade prática com alunos do 2ª ano do ensino médio, onde foi apresentado algumas fotos de obras de Arte e após assistirem a um documentário: Quem tem medo de Arte Contemporânea?, foi discutida a impressão dos mesmos sobre o assusto. Os alunos mostraram um certo estranhamento, achando a Arte feia. Outros gostaram das muitas possibilidades de criação da Arte Contemporânea. Este trabalho possibilitou entender que Arte Contemporânea Land Art pode proporcionar aos alunos vivenciarem experiências estéticas, o desenvolvimento da criatividade, da capacidade crítica, despertando a imaginação e a percepção. Devido a sua proximidade com a vida cotidiana e o fato de ser uma Arte provocativa, pode leva o aluno a variadas reflexões sobre a Arte e sobre a vida. Por ser uma Arte plural e com uma multiplicidade de recursos, o aluno poderá experimentar variados materiais, técnicas e com isto montar a sua própria poética. |
id |
UFMG_92570afee0d01a9ceb21f0441f19881d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KYM76 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Verona Campos SegantiniClaudia Regina dos AnjosAdileia Regina Dias de Miranda2019-08-10T22:53:14Z2019-08-10T22:53:14Z2013-12-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYM76Dentre os vários movimentos da Arte Contemporânea, o Land Art surgiu no final na década de 60, devido a uma insatisfação com a monotonia da cultura vigente; de certo desencanto com a sofisticada tecnologia da cultura industrial e do crescente interesse das questões ligado a ecologia. Este trabalho objetiva investigar a Land Art, suas características e classificação, refletindo sobre os seus conceitos, destacando a importância do ensino da mesma para o Ensino Médio. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de literatura sobre este movimento destacando os principais artistas e suas obras. Foi feito também uma discussão sobre a transição da Arte Moderna para Contemporânea, sobre o conceito de escultura e percepção. Também foi proposta uma atividade prática com alunos do 2ª ano do ensino médio, onde foi apresentado algumas fotos de obras de Arte e após assistirem a um documentário: Quem tem medo de Arte Contemporânea?, foi discutida a impressão dos mesmos sobre o assusto. Os alunos mostraram um certo estranhamento, achando a Arte feia. Outros gostaram das muitas possibilidades de criação da Arte Contemporânea. Este trabalho possibilitou entender que Arte Contemporânea Land Art pode proporcionar aos alunos vivenciarem experiências estéticas, o desenvolvimento da criatividade, da capacidade crítica, despertando a imaginação e a percepção. Devido a sua proximidade com a vida cotidiana e o fato de ser uma Arte provocativa, pode leva o aluno a variadas reflexões sobre a Arte e sobre a vida. Por ser uma Arte plural e com uma multiplicidade de recursos, o aluno poderá experimentar variados materiais, técnicas e com isto montar a sua própria poética.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesArte contemporâneaLand artPercepçãoArte-educaçãoEsculturaReflexões sobre arte contemporânea - Land Art - e o ensino-aprendizagem para o Ensino Médio: o ensino-aprendizagem para o ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_adil_ia_regina___especializa__o_em_ensino_artes_visuais__apresentada2.pdfapplication/pdf1410304https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KYM76/1/monografia_adil_ia_regina___especializa__o_em_ensino_artes_visuais__apresentada2.pdf0a64e9de0e5f6d2235100bcd5525c2dbMD51TEXTmonografia_adil_ia_regina___especializa__o_em_ensino_artes_visuais__apresentada2.pdf.txtmonografia_adil_ia_regina___especializa__o_em_ensino_artes_visuais__apresentada2.pdf.txtExtracted texttext/plain118589https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KYM76/2/monografia_adil_ia_regina___especializa__o_em_ensino_artes_visuais__apresentada2.pdf.txtd66ed882ee454ce27de98d9ed904b1d3MD521843/BUOS-9KYM762019-11-14 03:57:08.999oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KYM76Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:57:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexões sobre arte contemporânea - Land Art - e o ensino-aprendizagem para o Ensino Médio: o ensino-aprendizagem para o ensino médio |
title |
Reflexões sobre arte contemporânea - Land Art - e o ensino-aprendizagem para o Ensino Médio: o ensino-aprendizagem para o ensino médio |
spellingShingle |
Reflexões sobre arte contemporânea - Land Art - e o ensino-aprendizagem para o Ensino Médio: o ensino-aprendizagem para o ensino médio Adileia Regina Dias de Miranda Arte contemporânea Land art Percepção Arte-educação Escultura Artes |
title_short |
Reflexões sobre arte contemporânea - Land Art - e o ensino-aprendizagem para o Ensino Médio: o ensino-aprendizagem para o ensino médio |
title_full |
Reflexões sobre arte contemporânea - Land Art - e o ensino-aprendizagem para o Ensino Médio: o ensino-aprendizagem para o ensino médio |
title_fullStr |
Reflexões sobre arte contemporânea - Land Art - e o ensino-aprendizagem para o Ensino Médio: o ensino-aprendizagem para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre arte contemporânea - Land Art - e o ensino-aprendizagem para o Ensino Médio: o ensino-aprendizagem para o ensino médio |
title_sort |
Reflexões sobre arte contemporânea - Land Art - e o ensino-aprendizagem para o Ensino Médio: o ensino-aprendizagem para o ensino médio |
author |
Adileia Regina Dias de Miranda |
author_facet |
Adileia Regina Dias de Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Verona Campos Segantini |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Claudia Regina dos Anjos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adileia Regina Dias de Miranda |
contributor_str_mv |
Verona Campos Segantini Claudia Regina dos Anjos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte contemporânea Land art Percepção Arte-educação Escultura |
topic |
Arte contemporânea Land art Percepção Arte-educação Escultura Artes |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Artes |
description |
Dentre os vários movimentos da Arte Contemporânea, o Land Art surgiu no final na década de 60, devido a uma insatisfação com a monotonia da cultura vigente; de certo desencanto com a sofisticada tecnologia da cultura industrial e do crescente interesse das questões ligado a ecologia. Este trabalho objetiva investigar a Land Art, suas características e classificação, refletindo sobre os seus conceitos, destacando a importância do ensino da mesma para o Ensino Médio. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de literatura sobre este movimento destacando os principais artistas e suas obras. Foi feito também uma discussão sobre a transição da Arte Moderna para Contemporânea, sobre o conceito de escultura e percepção. Também foi proposta uma atividade prática com alunos do 2ª ano do ensino médio, onde foi apresentado algumas fotos de obras de Arte e após assistirem a um documentário: Quem tem medo de Arte Contemporânea?, foi discutida a impressão dos mesmos sobre o assusto. Os alunos mostraram um certo estranhamento, achando a Arte feia. Outros gostaram das muitas possibilidades de criação da Arte Contemporânea. Este trabalho possibilitou entender que Arte Contemporânea Land Art pode proporcionar aos alunos vivenciarem experiências estéticas, o desenvolvimento da criatividade, da capacidade crítica, despertando a imaginação e a percepção. Devido a sua proximidade com a vida cotidiana e o fato de ser uma Arte provocativa, pode leva o aluno a variadas reflexões sobre a Arte e sobre a vida. Por ser uma Arte plural e com uma multiplicidade de recursos, o aluno poderá experimentar variados materiais, técnicas e com isto montar a sua própria poética. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T22:53:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T22:53:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYM76 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYM76 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KYM76/1/monografia_adil_ia_regina___especializa__o_em_ensino_artes_visuais__apresentada2.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KYM76/2/monografia_adil_ia_regina___especializa__o_em_ensino_artes_visuais__apresentada2.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0a64e9de0e5f6d2235100bcd5525c2db d66ed882ee454ce27de98d9ed904b1d3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589335951343616 |