Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_92704bd80fcb847c168d8757ad569664
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ABCGR6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Geraldo Magela CostaHeloisa Soares de Moura CostaJupira Gomes de MendoncaJeanne Marie Ferreira FreitasFernanda Ester Sánchez GarcíaBárbara Lúcia Pinheiro de Oliveira França2019-08-12T04:01:19Z2019-08-12T04:01:19Z2014-08-05http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ABCGR6Atualmente o Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte sofre diversas intervenções urbanísticas de grande porte promovidas fundamentalmente pelo Governo do Estado de Minas Gerais. No âmbito das ações de planejamento urbano de caráter logístico em fase de implementação destaca-se a Aerotrópole Belo Horizonte, cujo centro estruturador é a consolidação do recentemente privatizado, Aeroporto Internacional Tancredo Neves e seu Aeroporto Indústria. Diante desse contexto, a problemática deste estudo se insere em uma investigação sobre como as modificações da infraestrutura espacial financiadas pelo Estado impactam e irão alterar a (re)produção do espaço metropolitano. Assim, elege-se como foco principal da pesquisa, a identificação e reflexão sobre como se dão as relações socioespaciais e contradições presentes nesta nova dinâmica. Buscar-se-á estabelecer em diferentes escalas relações e conexões entre fatores/atores globais e locais envolvidos no processo com vistas à compreensão da (re)produção espacial em vias de consolidação. O novo modelo de desenvolvimento aeroportuário da RMBH poderá propiciar, de um lado, o crescimento econômico, associado à apropriação do espaço para reprodução do capital; e, por outro lado, a intensificação das contradições espaciais já existentes, via aprofundamento da segregação socioespacial, pelo processo de homogeneização, fragmentação e hierarquização do espaço, geradas principalmente pela articulação de diferentes agentes. Além disso, procuramos refletir sobre os desdobramentos socioambientais colocados pelo grande projeto Aerotrópole localizado no território da APA Carste Lagoa Santa. Visto que as mudanças propostas pelos novos empreendimentos já estão produzindo modificações na geografia do Vetor Norte, propõe-se uma reflexão crítica que se constitua em uma contribuição para avançar nas discussões sobre a urbanização capitalista com ênfase na atuação do Estado e nas contradições intrínsecas a reprodução social na metrópole. As ações urbanísticas públicas nas periferias metropolitanas contribuem, para aumentar o valor do solo nos espaços intermediários não ocupados de propriedade privada que se revalorizam e passam a ser objeto de interesse de agentes imobiliários. Dessa forma, considera-se que a reflexão através da análise de processos socioespaciais em curso contribuirá para o pensamento crítico sobre a urbanização capitalista.Nowadays the North Vector of the Metropolitan Region of Belo Horizonte undergoes several urban interventions promoted primarily by the State of Minas Gerais Government. Among the actions of urban planning logistical nature under implementation highlights the "Aerotrópole" Belo Horizonte, whose structuring center is the consolidation of the recently privatized, Tancredo Neves International Airport and its industry airport. In this context, the problematic that involves this study is inserted in an investigation about how the modifications of spatial infrastructure financed by the State impact and will change the (re)production of the metropolitan space. So, is elected as the main focus of research, the identification and reflection on how to give socio-spatial relations and contradictions of this new dynamics. Find up-to establish in different scales relations and connections between global factors/actors and places involved in the process with a view to understanding the spatial (re)production being consolidated. The new model of air and port of the Metropolitan Region of Belo Horizonte will be able to provide on the one hand, economic growth associated with the appropriation of space for playing the capital; and, on the other hand, the intensification of existing spatial contradictions, via deepening socio-spatial segregation, by homogenization, fragmentation and hierarchy of space, mainly generated by the articulation of different agents process. Furthermore, we seek to reflect about social and environmental consequences put by the large project "Aerotrópole" located on the APA Carste Lagoa Santa territory. As changes proposed by the new ventures are already producing changes in the geography of the North Vector, proposes a critical reflection that it becomes a contribution to advance the discussions about capitalist development with emphasis on the role of the state and the intrinsic contradictions of social reproduction in the metropolis. Public urban actions in metropolitan peripheries contribute to increase the value of the land in the intermediate spaces unoccupied by private property that revalue and become the object of interest of real estate agents. Thus it is considered that the reflection through the analysis of socio-spatial processes contribute to the ongoing critical thinking about capitalist urbanization.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPlanejamento urbano  Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)Aeroportos internacionais  Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG) AITN Aeroporto de ConfinsProcessos socioespaciaisVetor NortePlanejamento urbanoGrandes projetos urbanosAerotrópoleO impacto socioespacial do Aeroporto Internacional Tancredo Neves no vetor norte da Região Metropolitana de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_b_rbara_l_cia_pinheiro_2014.pdfapplication/pdf13998637https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ABCGR6/1/tese_b_rbara_l_cia_pinheiro_2014.pdfb1db6f5b8ebbff18e4f9c10d251937e1MD51TEXTtese_b_rbara_l_cia_pinheiro_2014.pdf.txttese_b_rbara_l_cia_pinheiro_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain882267https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ABCGR6/2/tese_b_rbara_l_cia_pinheiro_2014.pdf.txt5827e669c808d381324b6c739f798579MD521843/BUBD-ABCGR62019-11-14 11:29:14.326oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ABCGR6Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:29:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548236447678464