Informação e prática pedagógica: possibilidades e desafios no contexto da EJA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ECID-7NXJWK |
Resumo: | Este trabalho foi realizado tendo por objetivo apreender e discutir a relação existente entre informação e prática pedagógica de professoras atuantes no contexto do Projeto Educação de Jovens e Adultos de Belo Horizonte (EJA-BH), implementado pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMEDBH). Orientou-se no sentido de identificar o comportamento informacional das docentes, integrantes do referido projeto, bem como de analisar os reflexos desse processo em sua prática pedagógica. Realizou-se a pesquisa no contexto indicadoacima, orientada por uma abordagem qualitativa e caracterizada como um estudo de caso, tendo como subsídio as formulações de Santos (2004), Ludke e Andre (2003) e Roese (1998). Utilizou-se, em termos metodológicos, para sua concretização e como instrumentos para a obtenção de dados, a pesquisa documental, a observação das atividades no espaço da sala de aula, bem como entrevistas semi-estruturadas com as participantes selecionadas. Procedeu-se à consolidação, ao tratamento e à discussão dos dados e recorreu-se à técnica da análise de conteúdos, com vistas a produzir uma descrição objetiva e sistemática da visão das participantes, tendo como fim interpretá-las (MINAYO, 2000). Percebeu-se, a partir da centralidade dosresultados advindos da pesquisa, que, apesar de terem concepções diferenciadas acerca do conceito de informação, as professoras entrevistadas atribuem a esta um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, notadamente no que diz respeito ao suprimento das demandas advindas do contexto educacional e interpostas às mesmas. Soma-se a esses aspectos o fato de se terem apreendidoas estratégias informacionais usadas pelas docentes no processo de busca de informações, as limitações vivenciadas para sua efetividade, bem como as possibilidades de sua utilização em sala de aula. Num cômputo geral, constatou-se que a informação, do ponto de vista dessas professoras, constitui um elemento primordial para o desenvolvimento da prática pedagógica. Evidenciaram-se, a partir de tais apontamentos, a necessidade e a relevância de uma efetiva interlocução entre informação e educação, à medida que tal interação entre as duas áreas pode se constituir em um significativo avanço no âmbito da Ciência da Informação e da Educação. |
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Alcenir Soares dos ReisMaria Aparecida MouraLeoncio Jose Gomes SoaresAna Paula Ferreira Pedroso2019-08-12T11:57:13Z2019-08-12T11:57:13Z2008-12-19http://hdl.handle.net/1843/ECID-7NXJWKEste trabalho foi realizado tendo por objetivo apreender e discutir a relação existente entre informação e prática pedagógica de professoras atuantes no contexto do Projeto Educação de Jovens e Adultos de Belo Horizonte (EJA-BH), implementado pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMEDBH). Orientou-se no sentido de identificar o comportamento informacional das docentes, integrantes do referido projeto, bem como de analisar os reflexos desse processo em sua prática pedagógica. Realizou-se a pesquisa no contexto indicadoacima, orientada por uma abordagem qualitativa e caracterizada como um estudo de caso, tendo como subsídio as formulações de Santos (2004), Ludke e Andre (2003) e Roese (1998). 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Soma-se a esses aspectos o fato de se terem apreendidoas estratégias informacionais usadas pelas docentes no processo de busca de informações, as limitações vivenciadas para sua efetividade, bem como as possibilidades de sua utilização em sala de aula. Num cômputo geral, constatou-se que a informação, do ponto de vista dessas professoras, constitui um elemento primordial para o desenvolvimento da prática pedagógica. Evidenciaram-se, a partir de tais apontamentos, a necessidade e a relevância de uma efetiva interlocução entre informação e educação, à medida que tal interação entre as duas áreas pode se constituir em um significativo avanço no âmbito da Ciência da Informação e da Educação.This work was rendered aiming understand and discuss the existingrelationship between information and pedagogical practice of teachers engaged within the context of the program entitled Projeto Educação de Jovens e Adultos de Belo Horizonte (EJA-BH)1, established by the Education Office of Belo Horizonte county (SMED-BH). It was oriented to identify the informational behavior of those tutors participants of the program, as well as analyze the reflexes of this process into their pedagogical practice. The research was guided, within the context above, by a qualitative approach and designated as a case study having as foundation the formulations of Santos(2004), Ludke & Andre (2003) and Roese(1998). To the data acquisition and completion of this work it was used, methodologically, documentation research, observation of classroom activities and partially structured interviews with the selected participants. Furthermore, the data consolidation, analysis and discussion was carried out by means of the content analysis technique longing for produce a objective and systematic description of the participants point of view in order to interpret then (MINAYO, 2000). It was perceived based on the centrality of the research´s results that, beside the different concept realized by each teacher, they attributed to information a major role into the teach/learning process, notedlyregarding fulfill the needs interposed by the educational context. In addition to theseaspects is the learning of informational strategies used by these tutors in the information query process, the limitations endured to its effectiveness and the employment possibilities in class. As a whole, it was recognized that the information, on theses teachers perspective, is a essential element to the development of the pedagogical practice. Evinced, based on these parleys, the necessity and relevance of an effective dialogue between information and education once the interactionbetween these areas can integrate one expressive advance in the spheres of information science and education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCiência da informaçãoEducação Estudo e ensinoEducação de adultoseducaçãoinformaçãoprática pedagógicaInformação e prática pedagógica: possibilidades e desafios no contexto da EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_ana_paula_pedroso.pdfapplication/pdf561965https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-7NXJWK/1/dissertacao_ana_paula_pedroso.pdf25220dbd2edb01926b238399cc66e43cMD51TEXTdissertacao_ana_paula_pedroso.pdf.txtdissertacao_ana_paula_pedroso.pdf.txtExtracted texttext/plain245187https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-7NXJWK/2/dissertacao_ana_paula_pedroso.pdf.txt9ddbb56cd5502b841b0418b374c00d38MD521843/ECID-7NXJWK2019-11-14 17:45:10.967oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECID-7NXJWKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:45:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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